América Latina: Ditaduras e Revoluções no Século XX

Em diálogo e confronto com as realidades políticas produzidas pelas experiências democráticas e revolucionárias do século XX latino-americano, o curso analisará as tendências do capitalismo na América Latina, o resgate de sua história, o significado da guerra de baixa intensidade e a crise estrutural dada a subordinação às áreas de desenvolvimento capitalista centrais.

Objetivos do Curso

Aprofundar a discussão sobre o processo político e revolucionário na América Latina, enfatizando as diferenciações conjunturais e estruturais dos países que serão objeto da discussão; divulgar informações sobre o processo histórico da política latino-americana, visando a conscientização sobre a formação de nossa cultura e analisar os processos revolucionários pela indicação das características da transição do modo de produção e suas tendências nas diferentes especificidades de cada país.

Público Alvo

Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais e Professores do Ensino Médio.

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira

PROFESSORES

Prof. Dr. Héctor Mondragón

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Consolação

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

• Filosofia da ditadura e filosofia da revolução;Terra, nação e revolução;
  • A revolução mexicana;
  • A revolução boliviana;
  • Ditaduras e revoluções na América Central;
  • Greve de massas e movimentos sociais;
  • Golpes de estado;
  • A democracia restringida;
  • Modelos econômicos e regimes políticos.

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

1 semestre
Turmas e Horários

Início: 2 de setembro de 2017
Término: 28 de outubro de 2017 (Excepcionalmente nesse dia, a aula acontecerá das 08h às 12h e das 13h às 17h)
Dias da semana: sábado

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso:

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 252,33 + 5 mensalidades de R$ 252,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 252,33 +  5 mensalidades de R$ 252,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 302,80 + 4 mensalidades de R$ 302,80 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 378,50 + 3 mensalidades de R$ 378,50 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 504,67 + 2 mensalidades de R$ 504,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 757,00 + 1 mensalidade de R$ 757,00 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.514,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.