Projetos Finalizados

 

2005 - 2007        

O raciocínio dedutivo no processo de ensino-aprendizagem da matemática nas séries finais do Ensino Fundamental


Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática. Essencialmente queremos apurar os modos de organização e os procedimentos teórico-metodológicos relacionados com o ensino e a aprendizagem envolvendo provas e demonstrações em matemática nas séries finais do ensino fundamental, assim como estudar as representações dos professores destas séries no que diz respeito ao papel do raciocínio dedutivo na formação do aluno. Assim, colocamos as seguintes questões a serem pesquisadas: quais fatores influenciam no processo de ensino-aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática? quais ações desenvolver com os professores para lhe proporcionar uma apreensão significativa dos problemas envolvendo provas e demonstrações? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito às provas e demonstração em matemática, em especial em geometria?
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (3); Mestrado profissionalizante (1); Doutorado (1);
Integrantes: Saddo Ag Almouloud (Responsável); Ana Maria Veloso Nobre; SILVA, Maria José Ferreira da;  Cileda de Queiroz e Silva COUTINHO,; Maria Inez Rodrigues Miguel; Renata Rossini; Cristiana Abud da Silva Fusco
Financiador(es): Cnpq-CNPQ
Número de orientações: 6;

 

2000 - 2002        

Estudo de fenômenos de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos no ensino fundamental


Descrição: A geometria é um ramo importante tanto como objeto de estudo como instrumento para outras áreas. No entanto, os professores do ensino fundamental apontam a geometria como um dos problemas de ensino/aprendizagem  e quando solicitados a indicar os cursos de extensão que gostariam fazer, em sua maioria, indicam um curso de geometria. O diagnostico dessa situação vem sendo discutido nos meios acadêmicos, em alguns segmentos da sociedade e inclusive, em algumas instancias governamentais. A Secretaria de Ensino Fundamental do MEC colocou em discussão nacional, Parâmetros curriculares e aponta a necessidades de revisão na formação de professores para a efetiva implantação de novas alternativas. Estudo de Fenômenos de Ensino-Aprendizagem de noções GEOMÉTRICAS pelos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, é um projeto do Centro das Ciências Exatas e Tecnologia da PUC/SP, que tem por objetivo investigar os problemas relativos ao ensino-aprendizagem de Geometria pelos alunos de 5ª as 8ª séries. Traduzimos através de três questões os problemas que propomos investigar: 1. Quais fenômeno são ligados à formação de conceitos geométricos dos alunos de quinta a oitava série? 2. Quais são as representações dos professores dessas séries em relação ao papel da Geometria na formação     do aluno, ao ensino e à aprendizagem de conceitos/habilidades geométricas? 3. De que forma o computador pode atuar na formação e no desenvolvimento de conceitos geométricos? O projeto envolvia professores-pesquisadores da graduação e pós-graduação, alunos do programa de pós-graduação em Educação Matemática e professores da rede estadual de Ensino Fundamental. Esses últimos atuam essencialmente em escolas das Delegacias de Ensino de Guarulhos, de Caieiras e da região central do município de São Paulo.
Situação: Concluído Natureza: Pesquisa
Integrantes: Saddo Ag Almouloud (Responsável); Ana Lúcia Manrique; SILVA, Maria José Ferreira da
Financiador(es):
Número de orientações: 4;