Projetos em Andamento

2008 - Atual       

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVENDO RACIOCÍNIO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTCO


Descrição: Os conteúdos relacionados ao bloco Tratamento de Informações (PCN, 1997) indicados como parte integrante do currículo da escola básica, ainda não possuem pesquisas suficientes. Coutinho (2002) estudou aspectos institucionais do ensino de Probabilidade e observou que as situações propostas por autores de livros didáticos limitam-se à eqüiprobabilidade, conforme orientações dos PCN, porém fonte de obstáculo, segundo pesquisas internacionais. Neste sentido, o trabalho de Coutinho (2001) indicou a possibilidade da introdução à probabilidade por situações aleatórias não equiprováveis; Miguel (2005) mostrou a importância do enfoque axiomático em probabilidade; Miguel e Magina (2003) apresentaram um estudo sobre as estratégias de solução de problemas combinatórios com professores em início de formação, identificando elementos que influenciam o grau de dificuldade dos problemas. Buscaremos responder, com esse projeto, as seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio dedutivo em matemática, particularmente aqueles ligados ao raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito à prova e demonstração nesta área? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado? Será feito, inicialmente, um estudo diagnóstico das concepções de professores em exercício no Ensino Fundamental e de suas práticas; com os resultados obtidos, pretende-se que eles construam seqüências didáticas e as apliquem aos seus alunos, analisando os resultados obtidos.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Especialização (3); Mestrado acadêmico (7); Mestrado profissionalizante (4); Doutorado (3);
Integrantes: Saddo Ag Almouloud (Responsável); Maria José Ferreira da Silva; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Financiador(es): Fapesp.

 

2003 - Atual       

O pensamento matemático: formação de um núcleo de ensino-aprendizagem e de pesquisa


Descrição: O projeto visa estabelecer um núcleo de formação de professores em uma escola da rede pública estadual, associando a formação de um núcleo de pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental. O projeto está organizado em sub-projetos, de acordo com os campos contemplados: Números, Álgebra, Geometria, Tratamento da Informação, Formação de Professores das séries iniciais. Existem ainda temas transversais: ensino a distância, uso de novas tecnologias, demonstração, formação de professores e formação do aluno.
Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (3); Doutorado (3);
Integrantes: Saddo Ag Almouloud (Responsável); Maria José Ferreira da Silva; Ana Maria Veloso Nobre; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Maria Inez Rodrigues Miguel; Renata Rossini; Cristiana Abud da Silva Fusco
Financiador(es): Fapesp.