Movimento e Melhoria das Condições de Vida: Atividades Físicas e Esportivas como meio de resgate de relações saudáveis

A área de atividades desportivas dentro da Universidade é desenvolvida pelo PAC, em conjunto com o Departamento de Educação Física (DEFE) e com as Associações Atléticas da PUC/SP, sendo dividida em três eixos fundamentais:

• Esporte comunitário: de caráter integrativo e cooperativo, almeja desenvolver hábitos e relações mais saudáveis dentro do espaço universitário, por intermédio da participação em atividades e eventos esportivos e a promoção de atividades lúdicas e integrativas. Busca também ampliar a percepção e a consciência sobre o potencial do movimento e a busca de bem-estar envolvidos na prática desportiva.

• Esporte de representação: de caráter integrativo e competitivo envolve a organização e a articulação dos alunos e das entidades esportivas, por meio das Associações Atléticas Acadêmicas, para representar as faculdades e seus respectivos cursos em atividades externas. O trabalho neste eixo deve culminar com a criação da Liga das Associações Atléticas da PUC-SP (LAAPUC/SP). O PAC e o DEFE têm atuado de forma conjunta com as Atléticas para dar suporte e apoio e melhorar o esporte de representação dentro da Universidade. Clique aqui para conhecer as Atléticas da PUC-SP.

• Esporte competitivo de rendimento: a médio/longo prazo montagem de equipes nas várias modalidades esportivas para representar a PUC-SP e participar de eventos e competições universitárias, além de fomentar a valorização e uma nova concepção para o esporte universitário e suas entidades específicas.

Clube da Caminhada
Atividade de caráter eminentemente de projeção de saúde e integração tem sua essência fundamentada na interdisciplinaridade. A proposta da criação do Clube da Caminhada responde tanto aos aspectos comunitários quanto acadêmicos.

Em relação aos elementos acadêmicos, o Clube da Caminhada visa a integrar e articular as atividades e conteúdos abordados e desenvolvidos em sala de aula, junto aos alunos, que tratam dos aspectos históricos, sócio-econômicos, turísticos e da formação da cidade de São Paulo e de certas regiões do país, por meio da aproximação e contatos diretos com os diferentes lugares e espaços visitados/reconhecidos.

Referente aos aspectos comunitários, propõe oferecer à comunidade universitária a possibilidade de rever e reconstituir sua forma de aproximação e relação com a cidade, os espaços, a natureza e assim resgatar elementos importantes de convívio com o meio ambiente que todos partilham, além de recuperar o hábito da caminhada como possibilidade de adquirir mais saúde e interação com o outro, colaborando também para o despertar da consciência, do movimento e do conhecimento corporal.

Para tanto, terá a coordenação direta dos profissionais do PAC, com apoio do Departamento de Educação Física.

Deverão ocorrer eventos mensais, sendo estes organizados a partir da contribuição de várias áreas ligadas a proposta.

Powered By DTI - Núcleo de Mídias Digitais