Projetos

Programa Integração AABB Comunidade

O Programa consiste em uma parceria entre a Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil - FENABB, Fundação Banco do Brasil – FBB e o Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP-NTC para implantação do Programa Integração AABB Comunidade. Este trabalho protagoniza uma inovação pedagógica através da Doutrina de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente definida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/90), a partir de uma ação articulada entre sociedade civil, família, comunidade e escola pública atuando em várias frentes: saúde, educação, lazer, esporte, cultura, alimentação, dentre outras.
A razão desta união é a formação de Educadores Sociais para desenvolver atividades nas Associações Atléticas do Banco do Brasil, situadas em todo território nacional, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos, que pertencem a famílias de baixa renda, numa integração com a comunidade e escola.
Seu eixo central será o de trabalhar atividades extra-escolares que visam apoiar o sucesso escolar, combatendo assim um dos graves problemas do nosso país – a evasão escolar.

Descrição Geral do Programa
O programa baseia-se em três fases, a saber: formação inicial; encontros bienais de educadores e educação continuada a distância. Abaixo faremos uma breve descrição de cada uma das fases.

FASE 1 - Formação Inicial
Realização de cursos de formação de educadores com turmas de, no máximo, 30 (trinta) participantes cada uma delas e carga horária de 40 (quarenta) horas (05 dias), sendo compostas por educadores cedidos para trabalhar na AABB, coordenadores pedagógicos e professores de escolas públicas e lideranças comunitárias cujos eventos serão realizados nas dependências das AABBs

FASE 2 - Encontro de Educadores
Planejar e coordenar encontros pedagógicos nacionais e regionais para educadores, coordenadores e outros profissionais envolvidos diretamente no Programa Integração AABB Comunidade, a cada 02 (dois) anos

FASE 3 - Educação continuada a distância

Proporcionar formação continuada aos educadores do Programa Integração AABB Comunidade, por meio da criação de canais diretos de comunicação com os parceiros do Programa, utilizando-se de diferentes tecnologias da comunicação.