As atividades do NPPI se iniciaram em meados de 1995 com a proposição do projeto de informatização da Clínica Escola da PUC-SP. A meta original desse projeto era apenas facilitar a comunicação entre a Clínica e a Comunidade Acadêmica. Assim, a primeira proposta da equipe de professores responsáveis consistia apenas na criação de uma edição informatizada do "Boletim Clínico", publicação que na época estava sendo lançada pelo Prof. Dr. Efraim Boccalandro.

Porém, esse era o momento da chegada da Internet aberta ao Brasil, e rapidamente nos demos conta do caráter extremamente ágil e versátil que a interatividade - propiciada pela informatização - poderia imprimir ao diálogo Clínica-Comunidade, e essa percepção nos levou a ampliar o projeto inicial.
Foi desse modo que, na época contando apenas com o apoio informal da Chefia da Clínica, a equipe original passou à fase de elaboração e implantação da primeira versão do site da Clínica Psicológica da PUC-SP, versão essa que foi apresentada em julho de 1997 durante o XXVI Congresso Interamericano de Psicologia realizado na própria PUC-SP.

A partir do diálogo com a comunidade, estabelecido por meio desse site pioneiro, outras ampliações foram agregados à proposta original da equipe, em especial o desenvolvimento e implantação de Serviços Psicológicos Mediados por computadores. Em paralelo, a estrutura da equipe de trabalho foi ganhando forma mais definida, dando origem à atual equipe do NPPI – o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática -, núcleo esse atualmente inserido como um dos Serviços Multidisciplinares da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. Descrições mais detalhadas sobre a evolução dos trabalhos do NPPI poderão ser consultadas nas publicações da equipe (ver link na página inicial). Da mesma forma, nos demais links presentes na página inicial apresentamos as descrições dos trabalhos e serviços atualmente oferecidos pelo NPPI.

Dado seu caráter acadêmico pioneiro, este trabalho está sempre aberto a revisões e ampliações. Por essa razão estamos sempre interessados em receber as impressões e sugestões dos internautas visitantes. A sede física deste serviço está situada na Clínica Psicológica da PUC-SP, cujo endereço é: Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – São Paulo – Capital. Telefone (11) 3862-6070.