SAIBA MAIS Sobre o nÚcleo

O Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar foi inaugurado em 1994 dentro do Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP, respondendo a necessidade de um centro de estudos e pesquisas que reunisse profissionais e estudantes interessados no fenômeno psique corpo.

Certamente uma das áreas de maior interesse no século XXI, a psicossomática tem evoluído na direção de uma compreensão científica que permite integrar os últimos conhecimentos das neurociências com a psicologia em seus vários campos do saber.

O Núcleo possui duas grandes vertentes de trabalho: o Centro do Trauma e o Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX), onde desenvolve estudos e pesquisas sobre os fenômenos psicossomático , trauma ,expressões e diversidade da sexualidade, por meio da análise crítica das tendências conceituais de psicossomática, trauma e sexualidade, em seu contexto histórico e social. Entende o ser humano como integrado nas suas relações intra e inter psíquica, onde os processos de saúde e doença expressam a dinâmica emoção, atividade e consciência que constituem a subjetividade humana.

Trabalha com o foco na constituição de ser humano integrado em um processo contínuo de busca de saúde e qualidade de vida, abarcando todo o ciclo vital, em suas expressões individuais e grupais nos diferentes espaços de atuação e inserção (clinica privada, em família, em hospitais e nos diversos equipamentos de saúde). A discussão do fenômeno saúde-doença, por sua complexidade, implica em uma abordagem transdisciplinar. Os fenômenos são abordados nas quatro dimensões de assistência integral à saúde: promoção, prevenção, cura e reabilitação. Seus professores e pesquisadores assumem a diversidade da Psicologia na produção de material teórico, metodológico e de manejo clinico que se expressa nas linhas da Psicologia Analítica, Psicologia Sócio Histórica, Psicanálise Social e Winnicottiana. Atualmente o núcleo tem como objetivo central o desenvolvimento de um programa de pesquisa e atendimento psicoterápico junto à população vítima de violência e trauma psicológico, que necessite de atendimento especializado para promoção de saúde mental.

Sobre o NÚcleo



XLVI JORNADA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOSSOMÁTICA

A RODA DA VIOLÊNCIA E A EXPLOSÃO DA AGRESSIVIDADE

13 de Junho de 2019



ENTRADA FRANCA – VAGAS LIMITADAS

Entrega dos certificados no local
R. Ministro Godói, 969 – Perdizes, Auditório 239, 2o andar
Informações: jornadapsicossomatic@pucsp.br

 

Clique aqui para obter os certificados

Clique aqui para visualizar o cartaz Clique aqui para visualizar o post

Apresentação - Bullying nas relações étinico-raciais

Palestra Prof Francisco Assumpção PUC-SP

Apresentação Assistência Violencia

Palestra Maria Carolina Nunes

Palestra Dra Mariliza Henrique da Silva

Palestra Roberta Ricardes Pires

Palestra Sylmara Berger Del Zotto

Palestra Claudia Fló

NOSSO LOGO

Escolhemos um fractal tanto pela sua beleza complexa quanto pela ideia sobre a qual se baseia sua criação. Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original, reproduzindo-se infinitamente. As raízes conceituais dos fractais remontam as tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham. Neste sentido, o fractal associa-se simbolicamente ao fenômeno psicossomático na complexidade de suas medidas e no seu apontamento para algo que vai além da compreensão científica atual. À medida que dividimos o ser humano em compartimentos para melhor compreendê-lo, perdemos a visão de seu funcionamento integral o qual certamente obedece outras leis naturais. O fractal é o símbolo aqui deste paradoxo.