História, Sociedade e Cultura

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

AVISO

Cursos online síncrono - as aulas, em tempo real, acontecem nos dias e horários previstos por meio do uso de plataformas digitais.

Os cursos foram planejados mantendo o mesmo padrão de qualidade da PUC-SP. O professor efetivamente ministra a aula, interagindo com os alunos, o que significa que não são simplesmente disponibilizados vídeos de aulas gravadas. O professor está em contato direto com o aluno. Sua função não é desenvolvida por tutores. Assim, o estudante pode interagir continuamente com o professor e colegas de turma.

Aproveite esse momento para desenvolver novas competências num mundo em constante transformação e cada vez mais digital.

O Curso História, Sociedade e Cultura está organizado em três módulos, contendo ao todo nove unidades curriculares e seis oficinas.

Concebido como um campo de pesquisa e reflexão que articula experiências acadêmicas às transformações sociais busca constituir um largo espectro de indagações referentes aos sujeitos coletivos e aos processos históricos nos quais estão inseridos. Mantém estreito e explícito diálogo com a História Social Inglesa, a Nova História Francesa e a História Cultural. O reconhecimento da heterogeneidade de experiências sociais de homens, mulheres e crianças de diferentes classes sociais, etnias, gêneros e gerações conduz à perspectiva multidisciplinar. Tem na cultura o eixo de reflexão histórica que orienta possibilidades de explicação, interpretação, perspectivas de investigação e, também, de intervenção no social. Trata-se de estudos culturais que não se restringem às ideias e ideologias, à razão e à lógica científicas, mas adentra no campo menos sistematizado dos valores e das tradições, do afetivo, dos sentimentos e desejos, do fantástico, do religioso e do místico. Significa, pois, pensar a cultura como modos específicos e plurais de viver e lutar.

Gerais: formar pesquisadores capacitados a: atuar junto a a órgãos públicos ou privados como arquivos, centros de documentação, museus, centros de memória e patrimônio; propor projetos de pesquisa histórica que aprofundem da relação ensino-pesquisa-extensão.

Específicos: oferecer condições para: elaboração de projetos de investigação histórica visando ao ingresso na pós-graduação stricto senso; realização articulada de reflexão teórica, historiográfica e análise de fontes.

Diferenciais do Curso

Adoção de metodologias ativas que estimulam o protagonismo discente e a ênfase na prática da pesquisa que articula reflexão teórica e historiográfica à análise documental (legislação, imprensa, literatura, imagens, narrativas orais). Pluralidade de temas e abordagens.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Portadores de diploma de graduação em História ou em outras áreas.

• Duração: 360h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos

Graduada (1978) e doutora (1991) em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado (1997) pela Université Lumiere Lyon 2/França. Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Profa. Dra. Yvone Dias Avelino

Graduada em História (1959), mestre em História Social (1970) e doutora em História Econômica (1973) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como docente desde 1971.