Publicidade e Propaganda

Apresentação 

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A implantação do curso de Comunicação Social- habilitação Publicidade e Propaganda em 1993, preencheu um espaço qualitativamente adequado e, poderíamos dizer, cuidadosamente preparado. Referimo-nos inicialmente à inquestionável demanda desta habilitação existente no mercado, conforme podem atestar os registros dos veículos de comunicação no tocante aos vestibulares e a expansão do campo profissional. A esse aspecto, soma-se o papel de destaque que a comunicação publicitária exerce na cultura, cuja importância vai muito além da promoção do consumo.

Nesse sentido, o curso de Publicidade e Propaganda constitui o resultado da reflexão sobre o significado de um curso desta natureza numa universidade como a PUC-SP, sintonizada sempre com as inquietações sociais de seu tempo e solidária, como agente transformador, com as causas maiores da sociedade. Este é o objetivo, portanto, que permeia toda a atividade do curso, e que se transforma em metas para os professores, direção e alunos, contaminados pelo espírito de "justiça e liberdade" que é símbolo desta universidade.

Acompanha esta orientação a segurança de que esta é a tarefa maior de qualquer profissional de comunicação social numa época de reversão das expectativas da comunicação massiva para a comunicação segmentada ou mesmo individualizada, momento em que as questões sociais e éticas historicamente discutidas precisam de nova formulação.

A AgênciaPUC Comunicação faz parte do Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda e é composta por uma equipe formada por alunos do curso, coordenados por dois professores. Os integrantes podem ser voluntários ou bolsistas e colocam na prática, o que aprendem na sala de aula.

A AgênciaPUC Comunicação atente tanto os clientes internos, quanto os externos, principalmente ongs, comunidades e empresas da região. 

A AgênciaPUC já foi vencedora do Expocom, evento nacional que reúne as universidades e faculdades de comunicação de todo o Brasil.

Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Serviços 

 

 

Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Corpo Docente 

-  

Titulação:

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Comunicação e relações internacionais
Língua estrangeira - espanhol
Língua estrangeira - francês
Projeto integrado de comunicação - pic

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-  

Titulação:

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Gestão de marcas

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Adelio Goncalves Brito  

Titulação:

Anos de Casa: 8 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 1 meses.

Disciplinas: Comunicação integrada e institucional
Planejamento de comunicação
Semiótica da publicidade

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Alecio Rossi Filho  

Titulação:

Anos de Casa: 10 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 9 anos e 7 meses.

Disciplinas: Direção de arte - campanhas
Projeto integrado de comunicação - pic

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Ana Maria Domingues Zilocchi  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 40 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 40 anos e 7 meses.

Disciplinas: Criação publicitária - campanhas
Projeto de comunicação interdisciplinar
Projeto integrado de comunicação - pic
Redação e pesquisa em comunicação

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Ana Maria Soares de Salles Mariano  

Titulação:

Anos de Casa: 47 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 47 anos e 7 meses.

Disciplinas: Oficina de texto - produção

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Antonio Carlos Gobe  

Titulação:

Anos de Casa: 27 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 27 anos e 7 meses.

Disciplinas: Gestão de marcas e negócios

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Antonio Carlos Inarra  

Titulação:

Anos de Casa: 15 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 7 meses.

Disciplinas: Planejamento de campanha
Projeto integrado de comunicação - pic

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Aparecida Regina Borges Sellan  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 17 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 17 anos e 8 meses.

Disciplinas: Oficina de texto - produção

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Carlos Augusto Alfeld Rodrigues  

Titulação:

Anos de Casa: 6 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 6 anos e 2 meses.

Disciplinas: Eletiva - análise e design de embalagens
Mídia e cidadania
Planejamento de comunicação
Publicidade em debate
Teoria das mediações

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Carlos Eduardo Santos da Silva  

Titulação:

Anos de Casa: 0 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 0 anos e 7 meses.

Disciplinas: Eletiva - empreendedorismo e planejamento de startup
Mídia
Pesquisa em comunicação com o mercado - técnicas
Planejamento de mídia
Projeto integrado de comunicação - pic

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Claudio Picollo  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 45 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 44 anos e 9 meses.

Disciplinas: Língua estrangeira - inglês

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Claudir Segura  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 10 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 10 anos e 7 meses.

Disciplinas: Computação gráfica web
Design e imagem digital
Eletiva - branding, marketing e identidade visual - o significado da marca
Projeto integrado de comunicação - pic
Publicidade em debate

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Clerio Rodrigues da Costa  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 2 meses.

Disciplinas: Ética e legislação publicitária

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Douglas Canjani de Araujo  

Titulação:

Anos de Casa: 16 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 16 anos e 7 meses.

Disciplinas: Fotografia para publicidade - elementos
Projetos criativos em publicidade - elementos

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Eduardo Louis Jacob  

Titulação:

Anos de Casa: 2 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 2 anos e 8 meses.

Disciplinas: Direção de arte - campanhas
Eletiva - ecossistema midiático e fluxo de conteúdo
Eletiva - estratégia de comunicação digital
Produção publicitária: som
Projeto integrado de comunicação - pic
Semiótica da publicidade

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Eulalio Avelino Pereira Figueira  

Titulação:

Anos de Casa: 23 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 23 anos e 7 meses.

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico ii

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Francisco das Chagas Camelo  

Titulação:

Anos de Casa: 22 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 22 anos e 6 meses.

Disciplinas: Projeto integrado de comunicação - pic
Sintaxe visual - elementos

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Irineu Lopes Trigo  

Titulação:

Anos de Casa: 10 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 10 anos e 1 meses.

Disciplinas: Promoção de vendas e marketing de relacionamento

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Jose Paulo Florenzano  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 14 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 11 anos e 8 meses.

Disciplinas: Introdução à comunicação política

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Lourdes Malerba Gabrielli  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 21 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 0 meses.

Disciplinas: Criação publicitária - campanhas
Criação publicitária - peças
Projeto integrado de comunicação - pic
Projetos criativos em publicidade - elementos

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Luiz Carlos Rondini  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 0 meses.

Tempo de Trabalho: 20 anos e 7 meses.

Disciplinas: Introdução à comunicação política

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Maria Angela Di Sessa  

Titulação:

Anos de Casa: 1 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 1 anos e 8 meses.

Disciplinas: Direção de arte - peças
Fotografia para publicidade - elementos

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Maria da Conceicao da Costa Golobovante  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 14 anos e 2 meses.

Disciplinas: Criação publicitária - peças
Mídia e cidadania
Projetos criativos em publicidade - elementos

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Maria Ines dos Santos Duarte  

Titulação:

Anos de Casa: 47 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 47 anos e 7 meses.

Disciplinas: História da arte - design

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Maria Luiza Guedes  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 41 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 40 anos e 9 meses.

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico ii

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Marilena Zanon  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 17 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 17 anos e 8 meses.

Disciplinas: Oficina de texto - produção

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Marlivan Moraes de Alencar  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 8 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 8 anos e 2 meses.

Disciplinas: Produção publicitária: imagem
Projeto de comunicação interdisciplinar

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Misaki Tanaka  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 19 anos e 9 meses.

Disciplinas: Produção publicitária: som
Projeto integrado de comunicação - pic

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Missila Loures Cardozo  

Titulação:

Anos de Casa: 3 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 3 anos e 8 meses.

Disciplinas: Design e imagem digital
Projeto integrado de comunicação - pic

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Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 31 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 31 anos e 7 meses.

Disciplinas: Oficina de texto - produção

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Paulo Roberto Moreira  

Titulação:

Anos de Casa: 39 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 39 anos e 7 meses.

Disciplinas: Psicologia da comunicação

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Paulo Sergio Feuz  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 22 anos e 5 meses.

Tempo de Trabalho: 22 anos e 5 meses.

Disciplinas: Direito do consumidor

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Pedro Hubertus Vivas Aguero  

Titulação:

Anos de Casa: 23 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 23 anos e 7 meses.

Disciplinas: Análise econômica do mercado

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Ricardo Sampaio Zanotta  

Titulação:

Anos de Casa: 22 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 22 anos e 7 meses.

Disciplinas: Gestão de marcas

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Rodrigo Priolli de Oliveira Filho  

Titulação:

Anos de Casa: 25 anos e 6 meses.

Tempo de Trabalho: 25 anos e 6 meses.

Disciplinas: Ética e legislação publicitária

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Sandra de Camargo Rosa Mraz  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 40 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 34 anos e 0 meses.

Disciplinas: Criação publicitária - campanhas

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Tomas Bruginski de Paula  

Titulação:

Anos de Casa: 30 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 18 anos e 6 meses.

Disciplinas: Optativa - pol de infraestrutura: o financ, os setores, os contratos: o brasil e a exp internacional

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Vania Penafieri de Farias  

Titulação:

Anos de Casa: 3 anos e 8 meses.

Tempo de Trabalho: 3 anos e 8 meses.

Disciplinas: Pesquisa em comunicação com o mercado - projetos
Pesquisa em comunicação com o mercado - técnicas
Projeto integrado de comunicação - pic

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Vera Lucia Marinelli  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 31 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 31 anos e 2 meses.

Disciplinas: Língua estrangeira - francês

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Viviane Bagiotto Botton  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 1 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 1 anos e 2 meses.

Disciplinas: Filosofia e ética

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Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros. E também:

- Fotografia,
- Vídeo e Rádio.

Avaliação do aluno 
Em cada disciplina ou outro componente curricular previsto no PPC, é atribuída apenas uma nota final resultante do processo de avaliação determinado pelo professor no início do semestre letivo.

A média necessária para a promoção do aluno é 5,0 (cinco).

No processo de avaliação determinado pelo professor ao menos uma das notas deverá ser resultante de uma prova individual feita em sala de aula.

É obrigatório, entretanto, que existam ao menos duas modalidades de avaliação (prova e trabalho, prova e exercício, prova e seminário, entre outras combinações possíveis).
TCC 

O PIC- Projeto Integrado de Comunicação visa a realização de um Plano de Comunicação para uma empresa real, envolvendo todas as etapas previstas na realização de uma campanha publicitária, a saber: briefing, planejamento de campanha, pesquisa de mercado, mídia e criação. Possui uma coordenação específica para organização, acompanhamento e verificação dos procedimentos adotados no processo. Sendo alocado no oitavo período do curso, com 18 créditos, o PIC é realizado por grupos de quatro a seis componentes, que deverão escolher um anunciante (empresa privada ou instituição sem fins lucrativos) que tenha um histórico de comunicação e que não tenha sido objeto de nenhum outro PIC defendido no curso nos últimos três anos.

A escolha do anunciante ocorre no 7º período, bem como o início da realização do trabalho, uma vez que o briefing e a primeira parte da pesquisa (formulação do problema, hipóteses, objetivos, método e questionário) devem ser finalizados até o final do referido período. Para tal, os grupos são orientados pelos professores das disciplinas “Pesquisa em Comunicação com o Mercado- projetos” e “Planejamento de Campanha”, ao mesmo tempo em que a Coordenação inscreve os grupos, aprova os anunciantes e orienta quanto aos métodos a serem empregados no processo.

No 8º período, as orientações semanais são realizadas por professores específicos das áreas de Planejamento, Mídia, Pesquisa e Criação, que atendem aos grupos em suas necessidades a partir de um regulamento específico que faculta ao professor, por exemplo, não atender grupos com menos da metade dos componentes. Os alunos assinam ficha de presença específica, individualmente, e incide sobre os atendimentos do PIC as mesmas normas que regem o controle de freqüência do curso.

A cada etapa, conforme calendário distribuído antecipadamente aos alunos, os professores orientadores avaliarão os grupos atendidos. Ao todo, o PIC possui quatro médias parciais. A primeira delas, a Média I, corresponde à média aritmética resultante das avaliações parciais realizadas por todos os orientadores. A Média 2 refere-se à nota de Atendimento, atribuída aos grupos em reunião dos professores envolvidos nas orientações, a partir de suas anotações nas fichas de acompanhamento semanal e das notas parciais atribuídas até então. Essa nota avalia o desempenho do grupo frente às solicitações semanais dos orientadores e também a performance individual, o que permite que parte da avaliação seja individualizada. Após a atribuição das Médias I e II, o grupo que não alcançar a média 7,0 (sete) estará automaticamente reprovado, devendo iniciar um novo projeto no semestre subseqüente.

Os grupos que alcançarem a referida média deverão apresentar o trabalho a uma banca examinadora, composta por três professores do curso, que atribuirão mais duas notas: uma pelo trabalho escrito (Média III), e a outra pela apresentação oral (Média IV). A média final do PIC será resultado de todas as quatro médias atribuídas a cada grupo durante o processo, entretanto, em virtude da especificidade das etapas, cada uma dessas médias terá um peso diferenciado na elaboração da média final. Assim, a Média I terá peso 4, a Média II terá peso 1, a Média III terá peso 2 e a Média IV terá peso 1. A média final será computada mediante a soma das médias parciais, dividida por 8.

No que diz respeito à Criação, cada campanha deverá conter, no mínimo, 20 peças, pertencentes a, pelo menos, três dos seguintes conjuntos de ferramentas de comunicação integrada: gráfico/impresso, sonoro/audiovisual, material de PDV e merchandising, comunicação institucional, marketing direto e marketing digital. A escolha por um desses grupos será realizada em virtude da adequação ao anunciante e ao problema de comunicação a ser solucionado, ainda que a verba não seja suficiente para a produção e veiculação de todas as peças. Nesse caso, os anúncios que não forem compatíveis com o plano de mídia do anunciante, deverão ser inseridos como “sugestões”.

Cumpre ressaltar que essa exigência possui um caráter pedagógico, pois visa estimular o raciocínio estratégico, da mesma forma que exige a realização de uma maior quantidade de anúncios, o que permitirá avaliar a versatilidade dos alunos no trânsito entre diferentes linguagens. Em especial, no caso da realização de campanhas para instituições sem fins lucrativos, o planejamento de comunicação deverá ser acompanhado de um plano de captação de recursos, para que seja viabilizada a realização da campanha proposta.

Atividades de formação 

Os alunos ingressantes até o ano de 2009 devem cumprir 295 h de Atividades Complementares ao longo de todo curso de Publicidade e Propaganda. Os alunos que ingressaram a partir de 2010 devem cumprir 224 horas.

1. Para fazer valer essas atividades, o aluno deve baixar o arquivo Planilha de Conferência em anexo. Nela, é possivel descrever nome, data e o resumo da atividade. O aluno também deverá preencher as 2 colunas de horas: na primeira inserindo a Carga Horária total da Atividade e na segunda, inserindo a quantidade de horas equivalente pela Tabela a seguir.

2. É preciso também baixar o outro anexo (Tabela de Equivalência), para que o próprio aluno informe a quantas horas da tabela equivale cada atividade realizada. Por exemplo, o aluno realizou um estágio que contabilizou 200h mas, pela tabela, o máximo de horas que o estágio conta são 150h. Então o aluno insere 200h na primeira coluna das horas, mas apenas 150h na 2a. A terceira coluna será preenchida pela Corodenação que validará as horas seguindo a Tabela de Equivalências.

3. Depois de preenchida a planilha, no final de cada semestre, de acordo com o calendário estabelecido pela faculdade, o aluno deve anexar todos os comprovantes de participação das atividades, para dar entrada na SAE - Secretaria de Administração Escolar, localizada no sub solo do prédio novo.  Caberá a SAE encaminhar esse pedido à Coordenação do Curso, que irá analisar cada Planilha individualmente e informará à SAE a quantidade de horas válidas a serem incorporadas no Histórico Escolar do aluno.

Estágio curricular 

O estágio no curso de Publicidade e Propaganda não consta na matriz curricular do curso, todavia, ele é continuamente incentivado pelos professores e pela Coordenação do curso. É de responsabilidade da Coordenadoria Geral de Estágios da PUC- CGE o acompanhamento institucional e legal dos contatos, ao passo que cabe ao Coordenador do curso avaliar se o plano de atividades proposto pela empresa que contrata o estagiário está em consonância com a área de formação do curso.

Grade Curricular 
Campus Monte Alegre
Selecione o período:
Manhã     Noite
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

Renovação de Reconhecimento:
Portaria 267, de 03/04/2017 – DOU em 04/04/2017

Renovação: Portaria nº 705 de 18/12/2013 – DOU em 19/12/2013

Duração 

4 anos

Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 

O curso possui uma grade curricular extremamente atualizada, tanto com relação às novas exigências das diretrizes curriculares da área da comunicação quanto com o campo de atuação profissional. O curso também possui uma agência experimental, intitulada “Agência PUC Comunicação”, onde, sob a supervisão de professores, os alunos podem estagiar ao longo de todo o curso. Conta com um corpo docente altamente qualificado, composto na sua imensa maioria por mestres e doutores, o que garante um ensino de qualidade. Além disso, visando fomentar o diálogo entre a universidade e o mercado, o curso promove, todos os anos, a “Semana de Publicidade”, em que profissionais e pesquisadores reúnem-se para discutir as principais tendências da área.

Áreas de atuação 

O profissional formado pela PUC-SP poderá desempenhar inúmeras funções no campo da comunicação publicitária, desde as mais tradicionais dentro de uma agência de publicidade, como criação (arte e redação), planejamento, mídia e pesquisa, até outras mais contemporâneas, diretamente relacionadas com o crescimento das mídias sociais. Também é possível atuar nas empresas prestadoras de serviços para as agências, como produtoras de vídeo e som, estúdios fotográficos, gráficas, etc. Os preceitos de marketing vistos durante o curso também habilitam o egresso a exercer diferentes funções em departamentos de marketing de empresas de médio e grande porte, seja como estrategista ou interlocutor com outros prestadores de serviços. Além disso, o crescimento do terceiro setor possibilitou a abertura de uma nova perspectiva de atuação para o publicitário, que passa a atuar na formulação de campanhas de cunho social que visam a promoção de um bem público.      

Vagas turnos e campi 
Histórico 

O curso de Comunicação Social-habilitação Publicidade e Propaganda da PUC-SP foi criado em 1993 e, após o processo de implantação, foi reconhecido pelo MEC com o conceito global A. No 1º semestre de 2005 foi novamente reavaliado e, mais uma vez, obteve o conceito  A. No início de 2007, após uma pesquisa de opinião com alunos e professores, foi implementada uma nova grade curricular, que também buscou contemplar as novas diretrizes curriculares da área de comunicação e as demandas do campo de atuação profissional. Em 2005 foi criada a Agência Puc Comunicação, uma agência experimental responsável pela divulgação interna dos eventos que ocorrem nos diferentes campi da PUC-SP. Em 2007 e 2008, o curso foi certificado pelo Guia do Estudante, publicado pela editora Abril, como um dos melhores do país. Por dois anos seguidos (2007 e 2008), o curso foi finalista do concurso APP de Campanhas, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda do Estado de São Paulo, que avalia os melhores TCC´s defendidos nos cursos de Publicidade e Propaganda.

Objetivos 

O curso deve capacitar o profissional a conhecer a realidade social em que vai intervir e também as técnicas e linguagens de sua profissão. Este conhecimento não deverá se limitar às técnicas consagradas pelo uso, mas sim contemplar a possibilidade de transcender as práticas usuais, pela pesquisa e criação de novos recursos expressivos, bem como pela compreensão sistemática dos meios de comunicação.

Outro objetivo do curso é maximizar a capacidade de atuação na área de criação e produção de material para os meios impresso, eletrônico e digital, com capacidade de atender aos objetivos de comunicação mais diversos e às estratégias de mídia mais inovadoras. A conhecida formação humanística da PUC é a base segura para a formação de um perfil profissional ao mesmo tempo crítico e criativo. Num âmbito restrito, conceber novas visões de mundo, especificamente no campo da publicidade, pode ser entendido como a busca de soluções criativas e inovadoras em comunicação. Ao mesmo tempo, a análise do instrumental pedagógico revela que o aluno tem acesso às ferramentas necessárias para a formação em diferentes habilidades específicas, oferecendo ao mercado um profissional apto a realizar tarefas de análise, diagnóstico, planejamento e implantação de estratégias de marketing e comunicação.

Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Perdizes
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
  • Coordenadora
    Profa. Marlivan Moraes de Alencar 

  • Vice-Coordenador
    Prof. Eduardo Louis Jacob 

Contato 

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes - FAFICLA Campus Perdizes
Endereço: Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes – Sala T-38
Contato: 3670-8217 e 3670-8506 (Todos os Cursos)

Situação 
Matrículas abertas
ID Curso Totvs 
586
ID Filial Totvs 
1
Matriz Curricular 

Conecte-se à PUC-SP