Relações Internacionais

Desde sua criação em 2003, o Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais PUC-SP/UNESP/UNICAMP formou mestres, auxiliou no fortalecimento da área de relações internacionais e inovou na gestão de cursos de pós-graduação. A consolidação do mestrado acadêmico, com grande êxito, possibilitou a criação do doutorado em 2010, ampliando o desafio representado pela adoção de uma linguagem transdisciplinar e crítica na construção da identidade da área de relações internacionais.

Breve apresentação

Programa San Tiago Dantas PUC-SP/UNESP/UNICAMP

O Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas resultou do projeto especial de indução da CAPES – Edital San Tiago Dantas.

A associação, construída pela interação das três universidades, mantém importantes bibliotecas, centros de documentação, estruturas informatizadas e para promoção de eventos. O Programa tem representado, desde 2003, a utilização de tais recursos de maneira integrada, evidenciando uma nova capacidade de ensino e pesquisa.

Nessa trajetória, o Programa formou mestres, auxiliou no fortalecimento da área de relações internacionais e inovou na gestão de cursos de pós-graduação. A consolidação do mestrado acadêmico, com grande êxito, possibilitou a criação do doutorado em 2010, ampliando o desafio representado pela adoção de uma linguagem transdisciplinar e crítica na construção da identidade da área de relações internacionais.

Linhas de pesquisa

Integração Regional
Política Externa Brasileira
Economia Política Internacional:
Relações Exteriores dos Estados Unidos
Pensamento Estratégico, Defesa e Política Externa
Estudos de Paz, Resolução de Conflitos e Gerenciamento de crises
Estudos de Segurança Internacional, Segurança Regional, novos temas e abordagens
Conflitos internacionais e violência nas sociedades contemporâneas

Mestrado: 1 ano e meio (mín) / 2 anos e meio (máx)
Doutorado: 3 anos (mín) / 4 anos (máx)
Campus Perdizes
Matrículas encerradas

Programa San Tiago Dantas PUC-SP/UNESP/UNICAMP

Corpo Discente
Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Área de Concentração

• Instituições, Processos e Atores
  • Paz, Defesa e Segurança Internacional

Linhas de Pesquisa

Integração Regional
Política Externa Brasileira
Economia Política Internacional:
Relações Exteriores dos Estados Unidos
Pensamento Estratégico, Defesa e Política Externa
Estudos de Paz, Resolução de Conflitos e Gerenciamento de crises
Conflitos internacionais e violência nas sociedades contemporâneas

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq

Centros e Núcleos

Pesquisas dos Docentes

Pesquisas Concluídas

Processo Seletivo

O Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais PUC-SP/UNESP/UNICAMP tem processo seletivo específico. As inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado são abertas a cada ano no início do 2o semestre. Para mais informações, veja  San Tiago Dantas

Formulários e Documentos

Bolsas

Avaliação da Capes
Triênio 2010-2011-2012 - Conceito 5 (Mestrado e Doutorado)
Coordenação e vice-coordenação
  • Coordenadora
    Profa. Dra. Flávia de Campos Mello

Dissertações e teses defendidas

Para visualizar todas as Dissertações e Teses Defendidas clique aqui.

Intercâmbios

Em breve.

Atividades mescladas (PUC e UNESP)
Assistentes de Coordenação: Giovana Vieira e Isabela (UNESP)