Bolsa Estágio Doutoral no Exterior - Bolsa ‘Sanduíche’


 Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - CAPES

Objetivo: O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.

Doutorado sanduíche é a realização de estágio no exterior, em instituições de ensino superior, durante o período regular do curso de doutorado no Brasil. Este estágio pode ter duração de 04 a 12 meses.

Submissões: as inscrições para o PDSE podem ser feitas em período de fluxo contínuo, ou seja, não haverá prazos pré-definidos para a realização de cada etapa do processo, ficando sujeitas à aprovação o âmbito do Programa, à existência de cota e ao cumprimento dos requisitos contidos no Regulamento da CAPES/PDSE.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer à Secretaria de Convênios e Bolsas para verificação da documentação pertinente à candidatura.

Veja a normatização CAPES para este tipo de bolsa: Regulamento do Programa  
(http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/RegulamentoFinal_PDSE_2011.pdf)


 Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) – CNPq

Objetivo: Apoiar alunos formalmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil que comprovem qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

Veja a normatização para este tipo de bolsa: http://www.cnpq.br/normas/rn_07_021_anexo3.htm

 

Calendário CNPq:
http://www.cnpq.br/calendario/index.htm 

Antes da inscrição, o candidato deverá comparecer na Secretaria de Convênios e Bolsas para verificação da documentação pertinente à candidatura.

 

Conecte-se à PUC-SP