Psicopedagogia

A Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a construção e reconstrução do conhecimento e, para tanto, articula saberes construídos nas áreas de Psicologia e Pedagogia. Nesses termos, é imprescindível a formação de profissionais críticos diante de questões educacionais, que enfrentem com sensibilidade e ética os desafios da profissão, almejando o desenvolvimento pleno de indivíduos com dificuldades de aprendizagem.

O Curso de Especialização em Psicopedagogia oferece subsídios para reflexão sobre aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos. As disciplinas enfocam a fundamentação e a prática psicopedagógica e propiciam o estudo de temas como desenvolvimento do raciocínio, diagnóstico psicopedagógico e patologia da linguagem, entre outros. A matriz curricular conta, ainda, com disciplina eletiva (optativa), que promove a atualização e o aprofundamento de temas voltados para a área de interesse dos alunos, como, por exemplo, arteterapia, dislexia, educação inclusiva, psicopedagogia hospitalar.

a) Capacitar os profissionais para o trabalho de intervenção psicopedagógica, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, em uma abordagem psicopedagógica clínica, que considera o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar; b) possibilitar a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.

Público-Alvo

Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores com licenciatura plena.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes e Campus Santana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$160,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Clique nos links e conheça os temas abordados em cada um deles.

• Desenvolvimento do Raciocínio
  • Dificuldades de Aprendizagem I
  • Desenvolvimento Psicossocial

• Diagnóstico Psicopedagógico
  • Noções de Fisiologia do Desenvolvimento e Interferências mais Frequentes na Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa Psicopedagógica

• Dificuldades de Aprendizagem II
  • Didática do Ensino Superior
  • Patologia da Linguagem
  • Estágio Supervisionado I
  • Orientação de Monografia

IV

• Didática para uma Educação para o Pensar
  • Metodologia da Investigação Científica II
  • Orientação de Monografia

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

I - Campus Perdizes
Início: 23 de fevereiro de 2018
Término: 15 de junho de 2018
Dias da semana: segunda e sexta-feira
Horário: das 13h30 às 17h30

I - Campus Santana
Início: 23 de fevereiro de 2018
Término: 23 de junho de 2018
Dias da semana: sexta-feira e sábado
Horário: sexta-feira, das 18h às 23h, e sábado, das 9h30 às 13h30

Obs.: o horário de término das aulas pode variar conforme o semestre.

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE