Perguntas Frequentes (FAQ)

ARII - Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais

Perguntas Frequentes (FAQ)

1. O que faz a Divisão de Cooperação Internacional?

A Divisão de Cooperação Internacional é uma assessoria que oferece apoio à comunidade universitária para o desenvolvimento das atividades internacionais da PUC-SP.

2. Sou bolsista da PUC, posso realizar intercâmbio?

Os estudantes devem ter seus casos analisados individualmente pela Vice-Reitoria Comunitária (VRACOM), para que seja autorizada a participação no intercâmbio.

3. Quais pré-requisitos são necessários para candidatura?

Estar regularmente matriculado na PUC-SP (a partir do 4º período ou 2º ano, no momento da inscrição); possuir fluência no idioma em que são ministradas as aulas; e apresentar bom desempenho acadêmico.

4. Qual a duração do intercâmbio de graduação?

O intercâmbio de graduação tem duração de 1 semestre acadêmico. Existe a possibilidade de extensão da duração do intercâmbio para mais um semestre, havendo aprovação da universidade estrangeira e da coordenação do curso na PUC-SP.

5. Durante o intercâmbio, como ficam as mensalidades?

Durante a participação no intercâmbio, os estudantes continuam pagando as mensalidades da PUC-SP, ficando isentos de pagamento de semestralidade à instituição estrangeira. O estudante também é responsável pelas despesas de acomodação, viagem e gastos gerais.

6. Depois do intercâmbio, pode-se obter equivalência em todas as disciplinas realizadas na instituição estrangeira?

O plano de estudos com as disciplinas a serem cursadas no exterior precisa ser previamente aprovado pela coordenação do curso na PUC-SP. A aprovação nas disciplinas cursadas na instituição estrangeira não implica em equivalência automática na PUC-SP, cabendo à coordenação do curso da PUC-SP avaliar a possibilidade de equivalência, após o término do intercâmbio.

7. Como é feita a acomodação dos estudantes intercambistas?

A instituição estrangeira oferece orientação sobre os procedimentos para a obtenção de acomodação, em dormitórios da própria instituição, repúblicas de estudantes, casas de família etc. A escolha e os custos da acomodação são de total responsabilidade do intercambista.

8. Durante o intercâmbio, como fica a matrícula na PUC-SP?

Os estudantes intercambistas seguem regularmente matriculados na PUC-SP, na modalidade “intercâmbio internacional”, pagando regularmente as mensalidades.

9. Pode-se candidatar a mais de um edital ao mesmo tempo?

Sim, não existe restrição ao número de editais em que cada estudante pode participar, devendo ser indicada sua ordem de preferência. Se aprovado em algum dos editais, o candidato deverá desistir dos demais, mesmo antes da divulgação do resultado final, não podendo aguardar os resultados de todos os editais para realizar a escolha da instituição no exterior.