História da Arte: a Arte como Expressão Social da Renascença à Modernidade

No campo da História da Arte é comum uma tendência positivista que centra esforços de análise meramente técnicas da arte. Também são frequentes as abordagens mais subjetivas e fenomenológicas em que cada sujeito apreende da obra de arte um significado próprio.

O Curso de Extensão história da Arte - A Arte como Expressão Social da Renascença à Modernidade oferece um enfoque diferenciado: a interpretação histórica da arte, pelo estudo da objetividade concreta de diferentes épocas, devidamente expressa nas contradições da sociedade em cada momento histórico.

Levar o discente à percepção da arte como um produto histórico-imanente do processo produtivo e social da humanidade, desenvolvendo a percepção da peculiaridade e do alcance dos fenômenos culturais; apresentar teorias, métodos, técnicas e linguagens desenvolvidas pela Historiografia da Arte; promover a aplicação de recursos conceituais e de estilos de análise em casos e situações específicas.

Público-Alvo

Graduados e graduandos nas áreas de História, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Ciências Sociais e Comunicação Social; professores de História e de Artes do ensino fundamental e médio.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Antônio Rago Filho

PROFESSOR

Prof. Dr. Claudinei Cássio de Rezende

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

1. O historicismo estético
2. Arte e técnica na dissolução do gótico
3. O Renascimento e o movimento burguês
4. Naturalismo e redefinição da espacialidade
5. O Classicismo da Alta Renascença
6. Maneirismo e dissolução das formas clássicas
7. O surgimento do Romance e os impactos na literatura
8. O Barroco das cortes católicas e o Barroco da burguesia protestante
9. A Académie Royal de Peinture e o regresso da normalidade
10. A arte burguesa iluminista
11. Romantismo e modernismo
12. Reflexões estéticas do belo moderno e contemporâneo

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 2 de março de 2018
Término: 25 de maio de 2018
Dia da semana: sexta-feira