Imagem de dois homens se cumprimentando

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações

Extensão, Presencial

O avanço das inúmeras tecnologias, o aumento da competitividade no mercado de trabalho e a deficiente qualificação da mão de obra no Brasil, pedem que a empresas, cada vez mais, se preocupem com o aperfeiçoamento das competências de seus colaboradores. Treinar e desenvolver pessoas é um imperativo para o sucesso organizacional constante e sustentado (CHIAVENATO, 2001 p.119). Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento do profissional em um curto espaço de tempo. “Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145). Já Robbins (2002) aborda que um dos motivos para a crescente importância do treinamento é devido a competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade que estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários. Minicucci (1995) entende que o treinamento pode ser considerado um esforço planejado, organizado, especialmente projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades. É cada vez maior o número de organizações e indivíduos que buscam o aprimoramento pessoal, profissional e institucional. É importante que ações de treinamento e desenvolvimento sejam concebidos como um grande investimento, deve ser customizados para a realidade de cada organização. Os treinamentos podem ser técnicos, operacionais, de processos da empresa e de gestão de pessoas – citando os mais praticados nas corporações. Cada empresa deve formatar ou contratar treinamentos que estejam mais alinhados à sua cultura e valores.

Capacitar os participantes para o gerenciamento e desenvolvimento de ações de treinamento e desenvolvimento. Aplicar os conceitos e métodos de treinamento e identificar as prioridades de formação dos trabalhadores, de acordo com os objetivos setoriais da organização. Ensinar técnicas de apresentação pessoal para o ambiente presencial e virtual. Capacitar os participantes a mensurar e avaliar resultados de T&D.

Diferenciais

Professores acadêmicos e de mercado com ampla experiência nas temáticas. Aulas expositivas e dialogadas.

• Categoria: Extensão, Presencial

Este curso é direcionado aos alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, gestores e profissionais de Recursos Humanos, bem como aos interessados em geral.

• Duração: 48 horas
  • Local: Vila Mariana - Educação Continuada

• INSCREVA-SE

Prof. Me. João Gonçalves Monteiro Junior

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1983). Doutorando em Educação, Currículo, pela PUC-SP. Consultor de empresas, palestrante, desenvolveu carreira em organizações de serviços e na indústria, possuindo também experiência na administração pública. É sócio diretor em empresa de treinamento e educação corporativa. É professor da PUC-SP. Possui experiência como gestor, ocupando posições de direção e gerenciamento. Experiência na coordenação e docência em cursos de especialização e graduação, atuando também em chefia de departamento da graduação em Administração da FEA/PUC-SP, bem como em coordenação de cursos de graduação e pós-graduação. Lecionou ou atua em outras instituições de ensino: Mackenzie, Faculdade Santa Marcelina, FAAP, BI International, além da FGV-SP em cursos para empresas.