Empreendedorismo e Gestão

A globalização contribui para o acirramento da competitividade entre as organizações, e os profissionais com habilidades de gestão estratégica são os mais preparados para os desafios que se impõem no complexo contexto mercadológico.

Curso de Extensão Empreendedorismo e Gestão propicia conhecimentos técnicos a novos empreendedores para melhor planejamento e gestão de suas empresas. Sua estrutura didática divide-se em dois módulos independentes: o módulo Empreendedorismo, que enfoca aspectos teóricos e condições específicas para a atuação empreendedora, e o módulo Gestão, que aborda o desenvolvimento gerencial e a elaboração de plano de negócios.

Objetivo

Fornecer conceitos e técnicas para gestão de empresas de pequeno e médio porte, por meio do estudo de temas como ferramentas mercadológicas; administração contábil, fiscal e financeira; gestão de pessoas e de tecnologia da informação.

Público-Alvo

Pequenos e médios empresários; futuros empreendedores; profissionais e estudantes de diversas áreas, como Administração, Economia, Direito, entre outras.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Geraldo Aparecido Borin

PROFESSORES

Prof. Ms. Anis Kfouri Junior
Prof. Ms. Ernesto Luiz Marques Nunes
Prof. Ricardo Ribeiro do Eirado

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.

Empreendedorismo (40 horas)

• Introdução ao Empreendedorismo
  • Tipos de Empreendedorismo e suas Características
  • Empreendedorismo de Negócio
  • Características do Comportamento Empreendedor
  • Empreendedorismo Corporativo
  • Incubadora de Empresas
  • Criatividade nos Negócios
  • Empresa Familiar no Brasil I: Sucessão nas Médias e Pequenas Empresas
  • Franquia: Alternativa de Empreendedorismo
  • Palestra de Franqueador
  • Empreendedores Brasileiros I: Tecnologia da Informação e Empreendedorismo
  • Depoimento de Franqueado
  • Empreendedores Brasileiros II
  • Discussão sobre o Filme O Imperador e o Rei (sobre Barão de Mauá)
  • Orientações para Trabalho de Conclusão do Módulo
  • Conceituação e Estrutura de Plano de Negócio
  • Prospecção de Novos Negócios e Escolha do Segmento
  • Entrega do Trabalho de Conclusão do Módulo
  • Escolha de Segmento

Gestão (40 horas)

• Plano de Negócio: Conceito, Importância, Estrutura e Partes Básicas
  • Aspectos Mercadógicos: Público-Alvo e suas Necessidades, Concorrentes Diretos e Indiretos
  • Fornecedores Essenciais para o Segmento
  • Diferenciais Competitivos para o Mercado
  • Aspectos Operacionais e Administrativos
  • Localização e Instalações
  • Gestão das Operações e da Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Tecnologia da Informação para Micro, Pequenas e Médias Empresas
  • Aspectos Jurídicos: Porte da Empresa e Benefícios Fiscais, Tributos e Encargos
  • Aspectos Econômico-Financeiros
  • Investimentos Iniciais
  • Capital Inicial
  • Capital de Giro
  • Formação de Preço
  • Fluxo de Caixa
  • Cálculo do Retorno (Pay-Back, Ponto de Equilíbrio, Viabilidade Econômica do Negócio)

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 19 de março de 2018
Término: 18 de junho de 2018
Dia da semana: segunda-feira