Visão de cima de uma pessoa lendo um livro e com diversos outros livros abertos ao seu lado.

Guia da Faculdade

Grau

Bacharelado e Licenciatura

Mensalidade

Valor ingressantes Bacharelado (2024): R$2.883,00
Valor ingressantes Licenciatura (2024): R$2.883,00

Guia do Estudante

História (Bacharelado) •
História (Licenciatura) •

Por que estudar História na PUC-SP?

O curso de História da PUC-SP divide-se em Bacharelado e Licenciatura e é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor. Ao eliminar a perspectiva da História apenas como disciplina voltada ao estudo de feitos passados, o curso promove o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a História nos mais distintos vestígios que demonstrem a ação de indivíduos no cotidiano da vida e abre horizontes na sua percepção cientifica, ou seja, em sua postura de educador e pesquisador.

Área de Atuação

O historiador pode atuar em museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações que aglutinam politicamente os trabalhadores, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Se optar pela Licenciatura, pode atuar como docente em escolas da Educação Básica.

Parcerias e estágios

O Estágio Curricular é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso de Licenciatura, com duração de 400 horas. Essa atividade inclui, além de práticas vinculadas ao magistério, pesquisa e trabalhos coordenados, organizados e supervisionados pelos professores atuantes no curso. O curso de Bacharelado não requer o estágio obrigatório.

A Coordenadoria Geral de Estágios (CGE) coloca à disposição dos alunos, por meio do site da Universidade e dos diversos murais, informações sobre vagas de estágio.

Coordenador do curso historia
Prof. Dr. Luiz Antonio Dias