Cultura e Dimensões Sociais nas Organizações

Apresentação 

Desde meados dos anos 80 do século passado, o mundo empresarial – dentro e fora do Brasil - vem sendo influenciado por uma nova ordem ou desordem resultante dos fortes impactos da globalização em suas dimensões social, política, cultural e econômica. Novos fluxos de imagens, valores e símbolos dentre uma multiplicidade de signos e significados compõem o caldeirão de mudanças culturais que impulsiona a dinâmica estrutural do capitalismo no século XXI. Esses tempos “líquidos” agravados pelo o esvaziamento das grandes narrativas e mitos da modernidade, tornaram obsoletos tanto os modelos de organização focalizados exclusivamente na racionalidade econômica como o discurso institucional de sustentação do Laissez-faire. Por outro lado, as formas de controle de condutas baseadas apenas em regras coercitivas perderam sentido e eficácia no contexto de novos padrões de relacionamento, inclusive virtuais, alimentadas pelas redes sociais. Em meio a essa complexidade, as empresas em geral tiveram que se reconfigurar e instituir novas formas de relacionamento com os sujeitos envolvidos em suas práticas de negócios, os stakeholders. Grandes corporações nacionais e transnacionais têm buscado se apoiar em novas representações socioculturais que contemplem um repertório de linguagem mediado pelo simbólico. A cultura tornou-se central para instituir esse novo modus operandi capaz de produzir e reproduzir pluralidade e a flexibilidade no interior das organizações. Através dela são construídas e difundidas tecnologias de gestão que buscam relativizar conflitos e internalizar atitudes e comportamentos com vistas a transformar as diferenças em capital social. Trata-se de um ativo invisível que vem se tornando cada vez mais estratégico para fomentar e difundir o conhecimento como motor da economia globalizada, rompendo fronteiras e movimentando bilhões de dólares em moeda escritural. Para acompanhar o ritmo dessas transformações, as empresas vêm ressignificando culturalmente sua visão de mundo e de negócio, adaptando suas estruturas e processos para consolidar suas posições no novo mapa de consumo mundial, regional e local. O mundo dos bens demanda organizações mais leves e dotadas de uma espécie de sétimo sentido capaz de captar e transformar a práxis da cultura em um indutor de novos hábitos e desejos. Em suas mais variadas abordagens ela transforma-se também em regulador do ciclo de vida cada vez mais curto dos bens materiais e simbólicos, cujas representações estruturam a antropologia do consumo. 

Objetivos

O curso visa difundir conhecimentos básicos e extracurriculares sobre cultura corporativa aos profissionais interessados em trabalhar em empresas modernas, que vêm ressignificando sua reputação e modelo de negócio de acordo com as novas dimensões culturais da globalização.

Público-Alvo

Recomenda-se essa extensão a todos os graduados que tenham interesse em agregar um diferencial qualitativo a seus currículos através do acesso a conteúdos relacionados à antropologia, com foco em cultura organizacional. A grade curricular facilita e amplia o aprendizado tanto de alunos que buscam seu primeiro emprego quanto o dos que já atuam no mundo do trabalho. Esses, em particular, poderão ampliar seus horizontes visando oportunidades de ascensão vertical na empresa, como liderança, ou até mesmo alçar voos mais ousados, empreendendo seu próprio talento no mercado de trabalho. 

Professor em Destaque

Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia universidade católica de São Paulo (1970), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais, Líder do Núcleo de Pesquisa Religião e Sociedade e Editora Responsável da revista eletrônica www.pucsp.br/revistanures - ISSN1981156X da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Religião e Mídia atuando, principalmente, nos seguintes temas: religião, mulher, catolicismo, pentecostalismo e cultura.

Prof. Dr. Maroni João da Silva

Maroni J. Silva é Mestre e Doutor em Ciências Sociais, com especialização em Cultura Organizacional, Técnico em Contabilidade e professor convidado de pós-graduação lato sensu das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no curso de Comunicação Organizacional e Marketing e Mercado. Autor do livro Magazine Luiza Negócio & Cultura, fruto de sua dissertação de mestrado, foi também professor de Jornalismo Econômico da Faculdade Cásper Líbero, editor-assistente de economia da Folha de São Paulo, repórter de economia e política do Jornal da Tarde, colaborador da Agência Estado e correspondente no Brasil da empresa inglesa de comunicação e negócios Steel Business Briefing. Atualmente coordena a Revista Digital ABM, escreve como colaborador na revista Gestão RH e é sócio-diretor da Textocon, Comunicação & Cultura Organizacional.

Corpo Docente 
Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Campus Vila Mariana - COGEAE

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$80,00

Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

As aulas serão expositivas, fundamentadas em textos teóricos constantes nas indicações bibliográficas que referenciam o curso e ministradas com o apoio de práticas interativas, incluindo recursos audiovisuais. Os conteúdos apresentados serão ilustrados igualmente por estudos de casos sobre experiências bem-sucedidas, fruto do cotidiano do mundo empresarial global. Eventualmente, as aulas poderão ser enriquecidas por relatos de história de vida realizado por profissionais experientes e de destaque em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo inclusive para a interação entre prática e teoria, via networking. Haverá ainda citações e comentários a partir de reportagens e artigos especiais publicados em jornais e revistas especializados e vídeos específicos, buscando fomentar a discussão e troca de ideias em classe. O material didático, incluindo ementas e textos selecionados, será disponibilizado em pastas para ser xerocado pelos próprios alunos e/ou acessado virtualmente.

Duração 
32 horas
Turmas e Horários 

Início: 07 de março de 2018
Término: 25 de abril de 2018
Dia da semana: quarta-feira
Horário: 19h00 às 23h00

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Investimento 

Investimento total no curso

Matriculas até 22/01/18
Matrícula de R$ 271,75 +  3 mensalidades de R$ 271,75 (Fevereiro a Abril)

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 362,33 + 2 mensalidades de R$ 362,33 (Março a Abril)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 543,50 + 1 mensalidades de R$ 543,50 (Abril)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 1.087,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do descont

Conecte-se à PUC-SP