Transtornos globais do desenvolvimento e intervenções institucionais na clínica psicanalítica com crianças

Apresentação 

Na clínica da Derdic/PUCSP, os problemas de linguagem são recortados e acolhidos por diferentes clínicas: a psicanalítica, a foniátrica, a fonoaudiologica, a terapia ocupacional e, todas elas se interrogam a respeito da constituição do sujeito falante. A psicanálise tem formulado e proposto uma direção clínica possível para o tratamento das demandas específicas que chegam a instituição. Dentro do referencial teórico psicanalítico a linguagem não seria um instrumento do qual a criança se serve para "expressar-se" e/ou "comunicar-se", mas é ela mesma por sua estrutura, causa do sujeito. A constituição subjetiva, tal como formulada pelo referencial psicanalítico desde Freud e principalmente no ensino de Lacan, está referida a entrada do sujeito na linguagem, a partir de uma matriz simbolizante e de suas incidências sobre o organismo.

Este aprimoramento se propõe a estudar a problemática da constituição do sujeito, a partir do ensino de Lacan, perpassando o estudo de Freud, fundamentado na definição do sujeito como efeito da função significante, a partir das distintas articulações e incidências do simbólico sobre o organismo, que delimita a relação do sujeito com o desejo, que está submetido ele mesmo, à existência e função de um certo efeito significante. (Lacan, 1999:492). Os desdobramentos da constituição subjetiva e da fundação do inconsciente comparecem por vezes, atravessadas por impasses que se apresentam de diversos modos, como sintomas na fala, leitura e escrita, embaraços no direcionamento ao outro, e no laço social.

Sabemos que a proposta da psicanalise, é se ocupar das questões que fundam o psiquismo e, nesse sentido, esse aprimoramento também se delineia a partir destas questões, e propõe articular os aspectos instrumentais e estruturais que tangem o desenvolvimento entrelaçados com a constituição subjetiva, possibilitando a construção de leituras sobre os fenômenos que acometem o sujeito em suas particularidades.

Os transtornos globais do desenvolvimento, apresentado no título desse aprimoramento, segundo a CID 10 - Classificação Internacional de Doenças (1993) estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, abrangem diferentes impasses na infância tais como: austimos (recentemente alçados a categoria de Transtornos do Espectro do Autismo - TEA), síndrome de Asperger, síndrome de Kanner e síndrome de Rett. Nesta classificação são descritos como distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.  Considerar tal definição e articulá-la ao modo como a psicanálise propõe a leitura de tais fenômenos, colocando em relevo as questões que perpassam os distintos modos de subjetivação é a proposta desse aprimoramento. Assim sendo, a articulação do discurso da medicina com a psicanálise é fundamental, no sentido de produzir uma singularização que imprima as marcas da constituição subjetiva.

As discussões teóricas articuladas à supervisão do trabalho clínico sustentam o confronto entre a singularidade do caso e a universalidade inscrita na teoria possibilitando ao profissional não apenas aprimoramento de sua formação para atuação prática, mas também a abertura e preparação para o campo da pesquisa.

Objetivo

Este aprimoramento propõe estudo teórico-clínico ao profissional de psicologia dentro da especificidade conceitual e clínica da psicanálise para fundamentar sua compreensão das psicopatologias na infância entrelaçadas com impasses nas operações primordiais e constituintes do sujeito. Essa formação é enriquecida pela experiência de atendimento clínico institucional a partir de uma proposta interdisciplinar de tratamento seguido de supervisão de profissional qualificado na área em questão. Pretendemos então, a partir desta noção da teoria da constituição do sujeito, propor estratégias de intervenção.

Público-Alvo

Psicólogos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2002). Mestranda em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Diagnóstico Diferencial das Patologias da Infância- PUC. Atuação na Docência e supervisão de estágios. Atualmente é psicóloga da Derdic -PUC, atuando como professora, de aprimoramento profissional e estágio extracurricular. Professora e orientadora do Centro universitário das faculdades metropolitanas unidas- FMU. Atuação na rede de saúde mental do município de São Paulo articulando as questões do atendimento psicossocial e a construção de redes intersetoriais (assistência, educação, saúde) na infância. Experiência na área de saúde mental e infância com ênfase em psicanálise e saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, autismo, clínica, instituições e CAPS infantil. Experiência na formação de profissionais, atuando como docente e supervisora nas áreas da saúde, assistência e educação.

Possui graduação pela Pontifícia Universidade de São Paulo-PUCSP (2011). Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)/ IAMSPE e Aprimoramento em Psicanalise e Infância pela PUC-SP. Psicanalista, atua há 5 anos na área clínica com foco nas questões relacionadas à infância. Atualmente é psicóloga da Derdic - PUCSP, atuando como professora, de aprimoramento profissional e estágio extracurricular. Além disso, atua na articulação da psicanálise com a pediatra na formação de equipe interdisciplinar em Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês. Experiência em instituições de saúde pública e equipes interdisciplinares no cuidado à crianças que apresentam impasses na constituição subjetiva. Linhas de pesquisa: Detecção Precoce de Sinais de Risco de Sofrimento Psíquico em Bebês e Intervenção Precoce, Autismo, Educação e Reabilitação.

Inscrição 
  1. Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o pagamento da inscrição.
  3. Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações.

PUC-SP - DERDIC

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TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 160
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Documentos

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Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Disciplina: Seminário Teórico I e II 

  • Aspectos foniátricos dos distúrbios da linguagem
  • Linguagem e Surdez
  • A clínica de linguagem
  • Constituição do sujeito
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento e Psicanálise
  • A Escrita na Psicanálise

Disciplina: Atendimento Clínico I e II 

Os alunos realizarão atendimento a pacientes da fila de espera do Setor de psicologia que está composta majoritariamente de crianças e adolescentes, podendo também ser oferecido atendimento a adultos. Visa aprofundar a experiência clínica, a partir de supervisão que propicie ao aluno a elaboração de diagnóstico e direção das intervenções nos casos através do método clínico. 

Disciplina: Supervisão Clínica I e II 

Supervisão Clínica grupal dos casos em atendimento, em encontros semanais de duas horas sendo que, cada grupo de supervisão contará com, no máximo, seis aprimorandos.

Orientação de Monografia I e II 

Os alunos deverão apresentar uma monografia final que realce os aspectos fundamentais do caso atendido, em articulação ao aprofundamento teórico. Quanto à formatação das monografias as mesmas deverão conter: uma introdução com apresentação da temática a ser abordada (questão clínica que disparou essa proposta monográfica) e revisão da bibliografia a respeito da mesma; a apresentação do caso clínico; discussão dos dados que articulem a teoria estudada e a clínica e a conclusão.

 

Duração 
272 horas, a ser cursada no período de 1 ano
Turmas e Horários 

Início: 22 de fevereiro de 2018
Término: 06 de dezembro de 2018
Dia da semana: quinta-feira
Horário: 08h00 às 12h00 (mais atendimento clínico a combinar com a coordenação).

Local 

Derdic

Rua Estado de Israel, 1056 

Vila Clementino - São Paulo/SP
CEP: 04022-000
Telefone: (11) 5908-8000
http://www.pucsp.br/derdic

Categoria 
Aprimoramento
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

Matriculas - 2 e 5/02/2018  
Matrícula de R$ 822,73 + 10 mensalidades de R$ 822,73 (Março a Dezembro)

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do descont

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