Link para Lattes
Mini Currículo

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1968) e doutorado em Astronomia - Université de Paris VII (1973). Professor-Titular da Universidade de São Paulo desde 1991, atualmente aposentada. Tem trabalhado em várias áreas da Astronomia, em particular, em Galáxias, Quasares e Meio Interestelar, atuando principalmente nos seguintes temas: Núcleos Ativos de Galáxias, Quasares e a Estrutura do Universo, Regiões de Formação Estelar e Nebulosas Planetárias, assim como mecanismos físicos de emissão e absorção de energia. Obterve o doutorado na Université de Paris VII. Foi pesquisador visitante do Observaotire de Paris-Meudon, da Ohio State University (USA), do Aspen Center for Physics (USA), do European Southern Observatory (Munique), do Royal Greenwich Observatory (Cambridge, UK), do Institute for Nuclear Theory (University of Washington). Sócia fundadora da Sociedade Astronômica Brasileira, foi Chefe do Departamento de Astronomia do IAGUSP, presidente da comissão SOAR, organizadora e coordenadora do Núcleo de Excelência Galáxias: Formação, Evoluçao e Atividade, e do Núcleo de Pesquisa em Astrofísica da Universidade de SÃo Paulo. Em 2005, recebeu o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

PUC-SP