Intervenções Sistêmicas na Família: Psicoterapia e Orientação

Com vistas a habilitar de maneira eficaz profissionais das áreas social, de saúde, educação, justiça e teológica, o curso prepara para o atendimento à família em seus relacionamentos problemas e dificuldades, tanto intra como extra sistemas, ou seja, tanto em psicoterapia, como em orientação nas relações familiares e entre famílias e outros sistemas (escola, sistema de saúde, judiciário, assistência social). Com esse curso estaremos instrumentalizando ampla e adequadamente profissionais das áreas citadas para atuarem nos mais diversos contextos: postos de saúde, hospitais, escolas, ONGs, justiça, serviços sociais e comunidades com visão sistêmica ampla capazes de resgatar os recursos generativos do trabalho em rede, no qual a colaboração mútua das múltiplas visões profissionais poderão contribuir para melhores resultados nas instituições públicas, privadas e nos meios comunitários.

Formar profissionais de alto nível com capacidade para:
- Atendimento de famílias e casais em psicoterapia: Psicoterapia familiar.
- Intervenções e Orientação em instituições e na comunidade: Orientação familiar
- Promover a apreensão em caráter profundo de teorias psicológicas e sociais sobre família.
- Favorecer o desenvolvimento de análise crítica de questões contemporâneas relacionadas às famílias e comunidades.
- Propiciar a apropriação de técnicas específicas adequadas a cada um dos contextos de atuação.

Público-Alvo

Profissionais graduados nas áreas: social, de saúde, educação, justiça e teologia com vistas à promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas.

Com a seguinte formação: Psicólogos e Psiquiatras - Psicoterapia Familiar; Demais profissionais das áreas indicadas - Orientação Familiar

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre o professor, clique no seu nome para acessar seu Currículo Lattes.

Profa. Dra. Rosa Maria Stefanini de Macedo

Profa. Dra. Ceneide Maria de Oliveira Cerveny
Profa. Dra. Claudia Beatriz Stockler Bruscagin
Profa. Dra. Flavia Arantes Hime
Profa. Dra. Ida Kublikowski
Prof. Dr. João Laurentino dos Santos
Profa. Dra. Maria Luiza Meijome Piszman
Profa. Dra. Marilene Aparecida Grandesso dos Santos
Profa. Dra. Mathilde Neder
Profa. Dra. Mónica Haydee Galano
Profa. Ms. Liz Veronica Vercilo Luizi
Prof. Dr. Plinio de Almeida Maciel Júnior

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 160,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Módulos comuns
Módulo 1 – Abordagem sistêmica da família
Módulo 2 – Conceitos básicos para o trabalho com famílias

Módulos específicos: Psicoterapia com atendimento clínico supervisonado
Módulo 3 – Abordagens terapêuticas.
Módulo 4 – Temas específicos em Terapia Familiar e de Casal

Módulos específicos: Orientação com práticas grupais supervisionadas em diferentes contextos
Módulo 3 – Recursos sistêmicos de intervenção em família e comunidade
Modulo 4 – Contextos específicos de orientação à família e comunidade