Patrimônio Cultural: Gestão, Políticas Públicas e Memória

Apresentação 

A questão do Patrimônio Cultural é cada vez mais relevante para se pensar a construção da cidadania, pois por meio do conhecimento das práticas, fazeres e bens culturais de uma sociedade, que podemos melhor conhecê-la e propor soluções. Em virtude disso, nas últimas décadas, o profissional especializado em tal área está cada vez requisitado no mercado, situação não acompanhada pela oferta de mão de obra que contenha tal conhecimento especializado. Em virtude desse panorama é que buscamos propor o curso de extensão: “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória

Objetivos

Apresentar discussões epistemológicas inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas. Preparar o profissional que trabalha ou quer trabalhar na área a partir de tais premissas para, assim, ter uma maior inserção no mercado. Discutir conceitos como patrimônio documental, material, imaterial, ambiental, arqueológico e memória a partir de novas perspectivas.  Desenvolver nos alunos a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. Apresentar aos alunos as experiências de políticas públicas e gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história e como estão sendo utilizadas na prática.

 

Público-Alvo

Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Professores do Ensino Médio, Profissionais da área da Gestão Cultural e Público em geral interessado na área.

Professor em Destaque


Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus

Professor do Departamento de História da PUC-SP, Superintendente da Fundação Pró-Memória, Doutor em História Cultural pela UNESP-ASSIS, Pós-Doutor em Patrimônio e Arte pela UNICAMP-IFCH, Professor Colaborador na área de Patrimônio Cultural do Departamento de História da UNICAMP-IFCH, Coordenador do Projeto de Extensão “Escola do Patrimônio” do Departamento de História da UNICAMP-IFCH e Fundação Pró-Memória.

Corpo Docente 

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus

PROFESSOR

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

Prof. Dr. Alvaro Alegrette Junior

Profa. Dra. Heloisa de Faria Cruz

 

 

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Perdizes - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

TEMAS

  • Patrimônio Material e Imaterial: Gestão, Políticas Públicas e Educação Patrimonial.

  • Memória e Patrimônio Documental: Normas, Práticas e Instituições.

  • Instituições de Memória: Patrimônio, Cultura e Arte.

  • Arqueologia e Patrimônio Ambiental.

Duração 
40 horas
Turmas e Horários 

Início: 28 de abril de 2018
Término: 30 de junho de 2018
Dia da semana: sábados
Horário: das 9h às 13h

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

Matriculas até 22/01/18
Matrícula de R$ 256,83 +  5 mensalidades de R$ 256,83 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
Matrícula de R$ 308,20 + 4 mensalidades de R$ 308,20 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
Matrícula de R$ 385,25 + 3 mensalidades de R$ 385,25 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
Matrícula de R$ 513,67 + 2 mensalidades de R$ 513,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
Matrícula de R$ 770,50 + 1 mensalidade de R$ 770,50 (Junho)

Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.541,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP