Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
360h - incluindo monografia

Iniciado em 2003, o Curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura - consiste na confluência epistemológica entre a Semiótica aplicada e a Psicanálise em extensão. A Semiótica Psicanalítica, por sua vez, consiste no estudo das consequências psíquicas do intercurso sociocultural dos variados processos midiáticos, semiótico-comunicacionais e em redes monitoradas pela Inteligência Artificial.

As mudanças sociais provocadas pela revoluções tecnológicas que estamos atravessando são aceleradas e consequentemente mais intensas. Tendo isso em vista, esse curso passou por uma renovação que seja capaz de responder aos dilemas contemporâneos no que diz respeito tanto ao psiquismo humano quanto aos sintomas da cultura.

As aulas serão mescladas entre:

• Expositiva dialogada, uma estratégia que se caracteriza pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio deles, sendo o professor o mediador para que os alunos questionem, interpretem e discutam o objeto de estudo;
  • Metodologias ativas de aprendizagem como projetos de estudos de caso e desenvolvimento de pesquisa, sala de aula invertida que leva em conta a participação síncrona e assíncrona dos estudantes, por exemplo.

As aulas serão on line síncronas por meio da plataforma Teams disponibilizada pela PUC SP.

3.1 Objetivo Geral:

• Promover a especialização dos profissionais atuantes que buscam aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre os dilemas psíquicos e culturais do contemporâneo.

3.2 Objetivos Específicos:

• Colocar em perspectiva a singularidade da Semiótica Psicanalítica, tendo em vista o universo cultural brasileiro frente às contradições geopolíticas.
  • Integrar constantemente os conhecimentos teóricos apresentados no decorrer do curso a aplicações práticas voltadas para o incremento da atividade profissional do discente.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Graduados em Psicologia, Ciências Sociais, Comunicação, Humanidades, Profissionais da Psicanálise e interessados na área da especialização.

• Duração: 360h - incluindo monografia
  • Local: On-line Síncrono

Professora Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, professora titular da PUC-SP. Foi pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Publicou 56 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Foto - Prof. Dr. Oscar Angel Cesarotto

Prof. Dr. Oscar Angel Cesarotto

Psicanalista. Doutor em Comunicação & Semiótica. Autor de No olho do Outro (1999), O verão da lata (2005), Inconsciências (2019), entre outros. Organizador deIdeias de Lacan (2015) & Bem-estar na cultura (2023).

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial