Duas pessoas praticando dança

Técnica Klauss Vianna - Especialização

Pós-Graduação Lato Sensu
366h - 1 ano e meio - incluindo monografia

O curso tem como fundamento a pesquisa de Klauss Vianna, em parceria com Angel Vianna, iniciada em meados da década de 1950, que contribui com um pensamento inovador do corpo na dança e no teatro brasileiros, reconhecida, atualmente, como uma técnica de Educação Somática brasileira. Carrega o entendimento do criador, que sempre entendeu seu trabalho como pesquisa em andamento. É estruturado em dois núcleos. O núcleo de fundamentos básicos, que diz respeito à Técnica Klauss Vianna (TKV) e o núcleo de unidades curriculares complentares. Ambos trabalham de forma integrada, tendo como fundamento o entendimento do corpo como comunicador de si mesmo, em constante processo de coevolução com o ambiente.

Diferenciais

Trata-se de um curso ainda hoje único, ao oferecer uma especialização em TKV, em colaboração com outras áreas de conhecimento, a fim de atualizar, expandir e aprofundar reflexões sobre o corpo na vida e nas áreas de interesse dos participantes.

Atualizar e aprofundar reflexões críticas de práticas artísticas e pedagógicas, do ponto de vista da integração teoria-prática na pesquisa corporal, proporcionando instrumentos teórico-práticos necessários à formação continuada de profissionais das áreas de arte, educação, saúde, com base na Técnica Klauss Vianna (TKV) e em unidades curriculares afins, como a comunicação, a filosofia e as ciências cognitivas, a partir de recortes diferenciados e transversais, propondo uma atuação profissional como pensadores-pesquisadores e não apenas como executores de uma obra, e que, em suas áreas de atuação, possam contribuir com uma prática criativa e uma pesquisa continuada.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu

Curso destinado a dançarinos, coreógrafos, atores, diretores, encenadores, dramaturgistas, curadores, produtores, programadores culturais, artistas em geral, profissionais da área de saúde e todos aqueles que tenham o corpo como objeto de estudo, desde que portadores de diploma de graduação.

• Duração: 366h - 1 ano e meio - incluindo monografia
  • Local: Campus Monte Alegre

Profa. Dra. Neide Neves

Graduada em Letras – português e francês (PUC-RJ), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Nas artes do corpo, teve como mestres Rainer, Klauss e Angel Vianna. Com Rainer, iniciou, em 1984, a sistematização do que hoje é conhecido como Técnica Klauss Vianna. Atua como professora e pesquisadora do movimento e da dramaturgia corporal. Coordena e leciona na graduação em Comunicação das Artes do Corpo e na especialização em Técnica Klauss Vianna, ambas na PUC-SP. Dentre suas publicações está o livro ‘Klauss Vianna – estudos para uma dramaturgia corporal’.

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial