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Ouvidoria Pública

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Potencializar o diálogo e a transparência institucionais para a construção da democracia universitária, em um setor autônomo, subordinado apenas ao Conselho Universitário. Esta tarefa nada fácil começou a ser executada em agosto de 2005 pela Ouvidoria Pública da PUC-SP, que desde então tem à frente o professor Fernando Altemeyer.

Segundo dados publicados no livro PUC-SP: Universidade Comunitária, entre a sua criação e o final do ano de 2006, a Ouvidoria solucionou 9.521 casos, em uma média de 490 por mês ou 22 por dia. Altemeyer conta com a ajuda de um celular ligado 24 horas por dia e a assistência das duas secretárias do setor, Marta de Los Santos Rojas e Donata Barros, para resolver as demandas da Ouvidoria.

Além de ouvir (obviamente) as pessoas e seus problemas, o setor acompanha a resolução das questões e ainda propõe medidas de alcance geral. Todos os que procuram a Ouvidoria recebem, por escrito, respostas às suas demandas. O setor ainda tem o cuidado de observar e corrigir casos em que os postulantes ao serviço não tenham passado pelas instâncias necessárias, ou seja, estejam pulando etapas ao procurar diretamente a Ouvidoria. “Ocorrem, em alguns casos, demandas de alunos diretamente à Ouvidoria, sem que sejam observados os mecanismos corretos de recurso.

Nessas situações realiza-se o esclarecimento quanto às formas e aos caminhos práticos e se reencaminha às Secretarias, Coordenadores de Curso, Diretores de Faculdade, Centros Acadêmicos e outras instâncias.

Trata-se, assim, de valorizar o princípio da complementaridade, a integração de funções e competências na Universidade e o respeito à hierarquia e à cooperação institucional. O empenho da Ouvidoria para evitar equívocos quanto ao respeito por esses valores é tarefa permanente e rigorosa”, afirmou Altemeyer, em depoimento ao PUC-SP: Universidade Comunitária.

A agilidade no atendimento, por meio da simplificação de procedimentos, é uma das metas mais importantes da Ouvidoria – e tem sido atingida plenamente. Anteriormente de cinco dias, os prazos para respostas formais já foram reduzidos para dois e, em alguns casos, para o mesmo dia da solicitação.

Ouvidoria Pública
Rua Ministro Godói, 969
Perdizes – São Paulo
Tel.: (11) 3670-8495
Celular: (11) 9916-1441
www.pucsp.br/ouvidoria

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