Área Restrita
   

Bolsas de Estudo

Educação é bem público e a concessão de bolsas é uma das principais formas de inclusão na Universidade. Estes eixos formam a base da política de bolsas na PUC-SP e se complementam com a idéia de que ela também permite a professores e funcionários administrativos o contínuo aperfeiçoamento.

O Expediente Comunitário (Expcom) é o setor responsável pela normatização dos processos democráticos de seleção, sempre zelando pela transparência, e pelo acompanhamento do aluno bolsista. É orientado pela responsabilidade de realizar metas e ações que garantam o compromisso social da Universidade desde que associadas a sua sustentabilidade econômico-financeira.

O setor é vinculado à Vice-Reitoria Comunitária, mas a competência para discussão e aprovação da Política de Bolsas de Estudo é do Conselho Comunitário (Cecom), um dos órgãos colegiados da PUC-SP – ao lado do Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), Conselho de Administração e Finanças (CAF) e Conselho Universitário (Consun).

Segundo a Política de Bolsas de Estudo, aprovada pelo Cecom em dezembro de 2005, o Expcom tem entre os seus objetivos gerais realizar ações de inclusão dos alunos na vida acadêmica e social dentro da Universidade, integrar a política de formação e aperfeiçoamento contínuo de docentes e funcionários e aperfeiçoar a realização dos objetivos filantrópicos da Universidade. Para isso, entre seus objetivos específicos podem-se destacar alguns como definir recursos financeiros para a concessão de bolsas de estudo aos segmentos de alunos, funcionários, professores e seus dependentes, na forma de renúncia de receitas; garantir adequada relação entre os gastos assim previstos e o orçamento e a composição do quadro de despesas com filantropia; e ativar a captação de recursos externos destinados às bolsas e a eventuais auxílios complementares, entre outros.


Expediente Comunitário

Rua Ministro Godoy, 969
Perdizes – São Paulo
expcom@pucsp.br
www.pucsp.br
Tel: (11) 3670-8113

saiba mais +

.::voltar::.