Mestres em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP falam sobre sua trajetória profissional

Depoimento de ex-alunas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP destaca contribuição para aperfeiçoamento e carreira

As mestres Elaine Gomes, Aline Abreu e Natércia Garrido, ex-alunas do Programa, têm sua história de vida marcada pelo interesse e pesquisa de linguagens artísticas desde a infância. Assinalam, porém, que a pós-graduação em Literatura e Crítica Literária representou um marco importante na trajetória profissional.

Aline Abreu, autora de oito livros ilustrados e coautora de inúmeras outras publicações, cultivava desde pequena um caderno secreto de contos e poemas. Além do gosto pelo desenho, o encantamento provocado pelas histórias ouvidas sempre esteve presente. Por isso, na graduação, a escolha foi Artes Plásticas. Depois, o desejo de escrever cresceu e a pós-graduação em Literatura foi um caminho natural para juntar o código da escrita à leitura de imagens.

O processo criativo do livro infantil me colocou diante de muitos questionamentos e inquietações. O que me trouxe ao mestrado em Literatura e Crítica Literária foi o desejo de complementar minha formação em Artes Visuais, para entender com maior profundidade meu campo de criação, que é híbrido, feito de palavras e imagens”, diz Aline.

Com o desenvolvimento do projeto de pesquisa e a dissertação de mestrado defendida em 2013 – O texto potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design –, ela assinala o amadurecimento do próprio processo criativo. “Hoje, ele é muito mais consciente, mais reflexivo e provocador de novos questionamentos que alimentam minha constante pesquisa no campo da Literatura Infantil. O mestrado me abriu também as portas para a docência, prazer e vocação até então desconhecidos para mim”.

Para Elaine Gomes, autora de quatro publicações, contadora de histórias e docente há 20 anos, a formação em Artes Visuais e o percurso como arte-educadora em instituições de ensino, espaços culturais e museus fez nascer o projeto de registrar, por meio da narrativa, as experiências pedagógicas, artísticas e literárias.

Foi no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP que o projeto tomou forma. Importante dizer que o acolhimento e o espaço de escuta promovido pelo programa foram motivos determinantes para ter a certeza de que ali era o meu lugar. Os dois anos de mestrado foram uma experiência enriquecedora... acreditar, ouvir, sugerir, emancipar, construir juntos, alunos e professores. Toda a equipe do programa esteve muito presente na realização do meu projeto”.

A pesquisa de mestrado de Elaine, Narração de histórias: a performance como leitura, foi publicada em 2016. “Quando completei 28 anos de arte e educação, meu maior presente, além do reconhecimento dos meus alunos e ex-alunos, foi a dissertação se tornar um livro. Muito feliz! Gratidão e vida longa ao programa”.

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, Natércia Garrido planejava há alguns anos seguir os estudos acadêmicos. A oportunidade de cursar o mestrado na PUC de São Paulo, em 2014, permitiu a realização da pesquisa A poética modernista em Azulejos, de Nascimento Morais Filho, importante poeta maranhense que até então tinha a obra pouco explorada na academia.

“A PUC-SP é um centro de excelência, com uma estrutura e um corpo docente que permitiram e incentivaram o desenvolvimento do meu projeto de pesquisa. Contei com a disponibilidade e o apoio irrestrito de todos os professores”, relata Natércia.

Apaixonada por literatura, cinema e moda, Natércia comanda o blog “A Beletrista” há uma década. Depois da conclusão do mestrado, lançou, no YouTube, um canal com o mesmo nome, com indicações e análises críticas de obras literárias. “Além da importância da pós-graduação para dar continuidade a projetos anteriores, permitiu colocar em prática novas propostas e enriqueceu muito a minha atividade como docente. A experiência foi tão boa que eu quero voltar, só que agora para o doutorado”.

Literatura e Crítica Literária

PUC-SP