Os discursos de George W. Bush e o excepcionalismo norte-americano*
Mary A. Junqueira

Resumo

Este artigo discute o significado dos discursos proferidos por George W. Bush sobre os ataques de 11 de setembro e a guerra contra o Iraque. Bush lembrou palavras, imagens e histórias que foram utilizadas na construção da nação norte-americana desde o século XIX. O presidente evocou a identidade norte-americana, o nacionalismo e o patriotismo, lembrou a missão e o destino norte-americano no mundo.


Palavras-chave: terrorismo; EUA; patriotismo; discursividade; identidade norte-americana.

Abstract

This article discusses the meaning of George W. Bush’s speeches about the September 11 attacks and the Iraqi War. Bush remembered images, words and stories that have been shaping the nation since the 19th century. The president evoked the American identity, nationalism and patriotism. He recalled the American destiny and mission in the world.


Keywords: terrorism; USA; patriotism; speech; North-American identity.

Mary A. Junqueira, professora de História da América na USP. E-mail: maryjunq@usp.br

* Artigo produzido a partir da participação da autora na mesa-redonda "O ataque ao Império. O papel dos EUA na contemporaneidade", organizada pelo Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, em 17 de outubro de 2001. O texto foi atualizado com o objetivo de incluir os pronunciamentos de George W. Bush que justificaram a guerra contra o Iraque.


Versão integral em pdf