Teologia

4 ou 5
anos de duração

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: 4 anos (matutino) e 5 anos (noturno)
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Ipiranga (matutino) e Santana (noturno)
  • Total de vagas: 120 (60 no matutino e 60 no noturno)
  • Período: Matutino e noturno***
  • Reconhecimento no MEC: Renovação de Reconhecimento: Campus Santana: Portaria 267, de 03/04/2017 – DOU em 04/04/2017, Campus Ipiranga: Portaria 267, de 03/04/2017 – DOU em 04/04/2017

***O diploma de Bacharel em Teologia da PUC-SP tem duplo reconhecimento: o civil pelo MEC, e o eclesiástico, pela Santa Sé Apostólica (Vaticano). Para receber o diploma eclesiástico de Bacharel em Teologia, o aluno deve apresentar o histórico escolar do curso de Filosofia reconhecido pelo MEC. Caso o aluno não tenha o curso de Filosofia, deverá cursar a complementação filosófica oferecida pela Faculdade, no período noturno, Campus Santana, para cumprir as exigências da Santa Sé. As 19 (dezenove) disciplinas filosóficas equivalem a 1 (um) ano a mais de curso. Por esta razão, o curso noturno tem 1 ano a mais do que o curso diurno.

Setores e mercado de trabalho

O(A) egresso(a) do curso de Teologia da PUC-SP poderá atuar em diferentes frentes, tais como na interpretação da realidade à luz da fé, como discípulo(a) ou missionário(a) religioso(a), na docência, em assessoria teológica ou como agente de pastoral.

Habilidades e competências

Durante o curso, serão desenvolvidas competências e habilidades que permitam ao(à) estudante: compreender as tradições bíblicas de forma objetiva por meio de estudos literário-históricos e teológicos; conhecer a fé da Igreja Católica em suas formulações dogmáticas, conforme ensina o Magistério da Igreja; adquirir um conhecimento amplo da realidade sócio-econômico-cultural-político-religiosa, na qual está inserida a experiência de fé; desenvolver a capacidade analítica e interpretativa, a formação humana, a abertura ao diálogo, a prática da religiosidade, a capacidade de liderança e a aceitação do diferente.

Áreas de Atuação

As diferentes possibilidades de atuação para o(a) bacharel em Teologia são: como teólogo(a), intérprete da realidade à luz da fé; ministro(a) ordenado(a), religioso(a) e leigo(a), como discípulo(a), missionário(a) de Cristo; professor(a) universitário(a) em faculdades, institutos e seminários de Teologia (magistério e pesquisa); como assessor(a) teológico(a); professor(a) de ensino religioso; no campo eclesiástico, no exercício da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e Evangelização em seus diversos níveis; agente de pastoral, social e cultural, capaz de dar razões da fé cristã, professada pela Igreja.

Outros Destaques do Curso

- Discussão de questões relacionadas às etnias e, de modo particular, a temas ligados aos afrodescendentes nos conteúdos programáticos de diversas disciplinas da matriz curricular, entre as quais Teologia das Religiões, História da Igreja no Brasil, História da Igreja na América latina, Pastoral de Conjunto, e Missiologia.

- Curso contempla diferentes perfis de ingressantes: o turno matutino organiza-se para atender a estudantes graduado(a)s em Filosofia e o noturno estrutura-se para atender a estudantes sem formação filosófica.

- Corpo docente altamente qualificado, comprometido com o projeto pedagógico do curso para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios do século XXI.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.