Psicologia

5
anos de duração

Guia do Estudante

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: 5 anos
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Perdizes
  • Total de vagas: 180 vagas
    (80 Matutino/Vespertino), 100 (Vespertino/Noturno)
  • Período: Matutino/Vespertino, Vespertino/Noturno
  • Reconhecimento no MEC: Renovação de Reconhecimento: Portaria 267, de 03/04/2017 – DOU em 04/04/2017.

Setores e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o egresso do curso de Psicologia da PUC/SP é amplo, uma vez que a graduação o prepara para atuar em diferentes frentes, como, por exemplo, em diagnóstico, em tratamento clínico, em assessoria, em orientação ou em planejamento.

Habilidades e competências:

O curso permite o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades relacionado, dentre outros: ao desenvolvimento de uma postura científica frente ao conhecimento da Psicologia, à ética na aplicação do conhecimento, ao diálogo com outras áreas da ciência, permitindo uma visão da Psicologia como uma das perspectivas sobre o fenômeno humano e instrumentalizando o graduando para a prática interdisciplinar, à compreensão dos múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos da Psicologia, apreendendo a amplitude e a especificidade do fenômeno psicológico, à atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Áreas de Atuação

O curso capacita o profissional para a intervenção em instituições e situações diversas, tais como: instituições educacionais (escolas, creches, entidades socioeducativas etc.), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, hospitais-dia, clínicas psicológicas etc.) e ainda intervenções em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho.

Outros Destaques do Curso

- Está em sintonia com as transformações da profissão. Sua participação ativa e de vanguarda nesse processo tem contribuído com elementos críticos e de fundamentação por meio de pesquisas e experiências em seu currículo que apontam direções para as transformações da profissão de psicólogo no Brasil.

- A formação dada pela PUC-SP alia competência técnica e compromisso ético, com um currículo que apresenta de forma equilibrada as teorias, as técnicas, o incentivo à pesquisa e o debate crítico e reflexivo sobre o compromisso da ciência e da profissão;

- Presença também equilibrada da ciência e da profissão, dois aspectos que a Psicologia procura unir por meio de suas entidades.

- Tem sua estrutura curricular alicerçada em quatro pontos básicos: a abertura para o novo, a articulação teoria e prática, a formação abrangente e a produção de conhecimento.

- Curso avaliado com 4 estrelas pelo Guia do Estudante (2017).

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.