Letras Português (Licenciatura)

3
anos de duração

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: 3 anos
  • Formação: Licenciatura
  • Campus: Perdizes
  • Total de vagas: 30 vagas
  • Período: Noturno
  • Reconhecimento no MEC: Dec. 6526 de 02/11/1940. Renovação de Reconhecimento: Licenciatura - Portaria 1.095, de 28/12/2015.

Setores e mercado de trabalho

A formação primeira do(a) discente de Licenciatura em Língua Portuguesa é ser professor(a) em escolas de Educação Básica. Há também oportunidades profissionais em agências de propaganda e de jornalismo, em empresas de editoração e revisão de textos, entre outras.

Habilidade e competências

O(A) egresso(a) nesta graduação da PUC-SP tem conhecimento amplo da Língua Portuguesa e de seus usos, tanto na modalidade oral quanto na escrita; domínio da Língua Portuguesa no que se refere à produção e leitura/compreensão de textos escritos e orais; visão reflexivo-crítica da Língua Portuguesa como fenômeno social, histórico, cultural e ideológico, assim como da linguagem e da literatura de Língua Portuguesa. Nas aulas, privilegia-se a reflexão sobre diferentes teorias e variadas vertentes teóricas de que se lança mão em pesquisas de língua portuguesa, literatura de língua portuguesa, linguística geral e linguística aplicada à língua portuguesa. A formação do(a) futuro(a) profissional é atualizada para a utilização de recursos da informática.

Área de atuação

O(A) licenciado(a) em Letras-Português pode atuar na docência de Língua Portuguesa em escolas de educação básica; na redação e edição de textos em agências de publicidade, empresas públicas, privadas e do terceiro setor; em agências de jornalismo; em eventos culturais; entre outras possibilidades.

Outros Destaques do Curso

- Corpo docente altamente qualificado.

- Adoção de modernas e dinâmicas técnicas de ensino.

- O curso oferece formação humanística e interdisciplinar, capacitando o(a) discente para conhecer a realidade na qual irá trabalhar, bem como para atuar em diferentes contextos profissionais.

- Há mais de 70 anos, o curso de Letras da PUC-SP forma profissionais preparado(a)s para as exigências do mercado de trabalho. Resultado de ampla reflexão de professores mestres e doutores, o curso de Letras é constantemente atualizado, no intuito de manter a tradicional qualidade acadêmica associada a diferenciais que atendem aspectos vitais na sociedade contemporânea. Exemplo disso é a formação para atuar em ambientes midiáticos, presente desde o primeiro ano no curso de Letras, graças ao pioneirismo e à excelência acadêmica da PUC-SP nesta área.

- O curso visa a formar professores de Língua Portuguesa para a educação básica, por meio da ampliação do conhecimento científico e humanístico. O(a)s estudantes adquirem competência e habilidade para planejar, organizar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar tarefas próprias de ambientes escolares e não escolares relativos ao ensino de língua materna, em sintonia com as mudanças sociais e tecnológicas. Na educação, estas mudanças têm como objetivo, dentro de princípios éticos, didáticos e pedagógicos, ampliar e elevar a qualidade dos índices sociais e de ensino no Brasil.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.