História

3 ou 4
anos de duração

Guia do Estudante

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: Duração: 4 anos (Bacharelado) / 3 anos (Licenciatura)
  • Formação: Bacharelado / Licenciatura
  • Campus: Perdizes
  • Total de vagas: 80 (40 no matutino e 40 no noturno)
  • Período: Bacharelado (Matutino) e Licenciatura (Noturno)
  • Relação candidato / vaga: 2,25 (2017)
  • Reconhecimento no MEC: Renovação de Reconhecimento – Licenciatura - Portaria nº 419, de 08/05/2017 – DOU em 10/05/2017. Renovação de Reconhecimento – Bacharelado – Portaria nº 1.095, de 28/12/2015 – DOU em 30/12/2015.

Setores e mercado de trabalho

A ampliação do território do professor-historiador nos últimos anos tem correspondido a um redimensionamento da sua atuação em museus, arquivos, centros de memória, empresas, meios de comunicação, escolas e organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes, bem como em atividades políticas ligadas a trabalhadores e a problemas da comunidade. Essa ampliação ocorre também no reconhecimento da história como resultado das ações humanas e, portanto, em integração com todos os campos do conhecimento. Elimina-se, assim, a perspectiva da História apenas como disciplina voltada ao estudo de feitos passados.

Habilidade e competências

O curso desenvolve a habilidade de reconhecer a história nos mais distintos vestígios que demonstrem a ação de indivíduos no cotidiano da vida, ampliando as possibilidades de atuação dos historiadores no exercício do magistério em todos os graus de ensino. Além disso, abre horizontes na sua percepção científica, enfocando tanto o aprofundamento do conhecimento na área, quanto com o conhecimento da percepção da história que os discentes possuem e/ou necessitam desenvolver.

Áreas de atuação

O(A) licenciado(a) em História está habilitado(a) para o magistério no ensino fundamental, médio e superior; prestação de serviços para instituições públicas e privadas- arquivos, museus, centros de memória e documentação e outros – voltados à preservação do patrimônio histórico; consultoria a profissionais da área de comunicação; prestação de serviços de pesquisa e avaliação na área de Políticas Públicas.

O(A) bacharel em História está habilitado(a) para a prestação de serviços para instituições públicas e privadas- arquivos, museus, centros de memória e documentação e outros- voltados à preservação do patrimônio histórico; consultoria a profissionais da área de Comunicação; prestação de serviços de pesquisa e avaliação na área de Políticas Públicas.

Outros Destaques do Curso

- Corpo docente qualificado composto quase que exclusivamente por doutores.

- Adoção de modernas e dinâmicas técnicas de ensino.

- Existência de diferentes parcerias da Universidade que contribuem para a qualidade da formação discente.

- Estreita integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

- Curso avaliado com 5 estrelas pelo Guia do Estudante.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.