Fonoaudiologia

4
anos de duração

Guia do Estudante

Sobre o Curso

Grupo 2 – Ciências Médicas e da Saúde

  • Duração: 4 anos
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Perdizes
  • Total de vagas: 40
  • Período: Matutino
  • Reconhecimento no MEC: Decreto Federal Nº 80527 de 10/10/1977. Data de Publicação: 11/10/1977 Nº Parecer / Despacho: 2086/1977 CFE Data Parecer / Despacho: 02/08/1977. Renovação de Reconhecimento: Portaria 822, de 30/12/2014 – DOU 02/01/2015.

Setores e mercado de trabalho

O(A) fonoaudiólogo(a) é o(a) profissional que trata de disfunções da comunicação nas áreas de linguagem, voz, motricidade orofacial e audição, exercendo a função terapêutica e promotora da saúde. Pode atuar na gestão pública, na carreira docente e na pesquisa.

Habilidades e competências

Serão desenvolvidas competências e habilidades relacionadas a identificação, diagnóstico e tratamento de demandas individuais e/ou coletivas; ao funcionamento e às disfunções da comunicação, que exijam procedimentos técnicos nas áreas de linguagem, voz, motricidade orofacial e audição; à identificação e ao enfrentamento de situações problemáticas no âmbito clínico e/ou terapêutico, buscando-se soluções singulares em função de contextos específicos no âmbito individual ou coletivo; à análise e ao compartilhamento de ações e estratégias de gestão de redes, serviços de saúde, programas e projetos que envolvam trabalho em equipe e relacionamento interpessoal; à reflexão e à atuação dentro dos princípios da ética e bioética; entre outras.

Áreas de atuação

Egresso(a)s do curso de Fonoaudiologia da PUC/SP podem atuar em clínicas, hospitais, centros de reabilitação, centros de convivência das redes pública e privada; instituições educacionais; estúdios de TV, rádio e dublagem; companhias de teatro, canto e cinema; agências de publicidade e empresas.

Outros Destaques do Curso

- PUC-SP é a única Universidade privada no ranking mundial da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

- Teoria e prática são integradas: além dos estágios obrigatórios, a graduação participa de dois projetos do Governo Federal para inserção de estudantes na rede pública de serviços de saúde, o Pró-Saúde II e o PET-Saúde. Ambos promovem articulação entre graduando(a)s e profissionais de Fonoaudiologia e de outras áreas, como Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.

- Estudantes que escolhem a PUC-SP contam com a vantagem de realizar um curso que dispõe de currículo integrado: os cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia têm 30% de suas disciplinas oferecidas conjuntamente. A articulação permite que os profissionais formado(as) em um dos dois cursos ingressem na outra graduação e a concluam em menos tempo, pela equivalência de disciplinas.

- Curso avaliado com 4 estrelas pelo Guia do Estudante (2017).

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.