Engenharia Biomédica

5
anos de duração

Guia do Estudante

Sobre o Curso

Grupo 3 – Ciências Exatas e Tecnológicas

  • Duração: 5 anos
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Perdizes, Consolação, Sorocaba
  • Total de vagas: 50 vagas
  • Período: Matutino
    ( 1º ao 4º ano - matutino, 5º ano - noturno)
  • Relação candidato / vaga: 2,12 (2017)
  • Reconhecimento no MEC: Portaria 545, de 12/09/2014 – DOU 16/09/2014. Renovação de Reconhecimento: Portaria 1.095, de 28/12/2015 – DOU 30/12/2015

Setores e mercado de trabalho

Tanto fabricantes de equipamentos médicos e hospitalares quanto os próprios hospitais ou empresas de desenvolvimento de engenharia apresentam uma necessidade crescente pelo(a) profissional de Engenharia Biomédica, que está preparado(a) para desenvolver tecnologias e aplicá-las, bem como para dialogar de modo natural com profissionais da área Médica e da Saúde.

As competências atribuídas a profissionais da Engenharia Biomédica são muitas e extremamente diversificadas, permitindo sua inserção em diversos segmentos da Saúde, complementando e dando suporte aos trabalhos de diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde humana.

Habilidade e competências

Durante o curso, o(a) estudante poderá desenvolver competências e habilidades relacionadas ao conhecimento das mais novas tecnologias de diagnósticos e tratamentos; à aplicação da informática e computação na área biomédica, na administração e na arquitetura de ambientes de saúde; ao conhecimento de biomateriais e sistemas biomecânicos; ao desenvolvimento de projetos e à fabricação de dispositivos eletrônicos para diagnósticos e tratamento, facilitando o trabalho médico, o suporte à vida, com habilidades para estimular a comunicação entre os setores produtivo e médico-hospitalar. Serão desenvolvidas também habilidades de gestão e espírito de liderança com consciência de grupo, empreendedorismo, atualização constante e automotivação.

Áreas de Atuação

O(A) engenheiro(a) biomédico(a) pode, por exemplo, atuar no projeto e na produção de dispositivos eletrônicos, na pesquisa por novas tecnologias, assim como na administração e em atividades regulatórias e de fiscalização de toda cadeia hospitalar e gestão em saúde. Atualmente, uma das áreas mais carentes de profissionais da área é a produção de tecnologia brasileira para a saúde. Entre inúmeros exemplos, estão a produção de instrumental cirúrgico e de dispositivos de suporte à vida para cirurgias, emergências médicas e manutenção da saúde, assim como a construção de próteses e órteses.

Outros Destaques do Curso

- Curso pioneiro na cidade de São Paulo.

- Primeiro curso de Engenharia do Brasil a utilizar a Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem, estruturada em quatro estratégias principais: Aprendizado Baseado em Problemas; Aprendizado Baseado em Pesquisa; Aprendizado Baseado em Projetos; Problematização.

- Estrutura completa de laboratórios e softwares.

- Possibilidade de atuação em atividades de pesquisa.

- Curso avaliado com 3 estrelas pelo Guia do Estudante (2017).

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.