Arte: História, Crítica e Curadoria

4
anos de duração

Guia do Estudante

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: 4 anos
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Perdizes
  • Total de vagas: 30
  • Período: Noturno
  • Reconhecimento no MEC: Portaria de Reconhecimento nº 298, de 27/12/2012, Diário Oficial em 31/12/2012.

Setores e mercado de trabalho

O crescimento do mercado das artes aumentou e se profissionalizou, no contexto de uma economia de mercado em permanente mudança. Desde o final da 2ª Guerra Mundial, com a transferência do centro econômico e cultural para Nova York, entendeu-se que arte é mercadoria. No Brasil, há diversas oportunidades para o(a) profissional de Arte e Curadoria: museus, galerias de arte, eventos culturais, entre outros. O curso foi criado para formar profissionais bem preparado(a)s para atuarem em um contexto de trabalho em expansão, unindo crítica, história, curadoria, mercado, museu, conservação do patrimônio como forma de contribuição e participação da definição de memória e da identidade do país.

Habilidade e competências

O curso proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais na área de Arte e Curadoria: desenvolvimento da criatividade para propor soluções inovadoras; capacidade de analisar criticamente produções artísticas, reconhecendo sua natureza; formulação de projetos; interação com especialistas de outras áreas, na construção de uma visão interdisciplinar sobre as atividades da área.

Área de atuação

O(A) profissional de Arte e Curadoria poderá desenvolver atividades profissionais em que se inter-relacionam História, Crítica e Gestão, atuando como crítico(a) de Arte, curador(a) e programador(a) de eventos culturais, consultor(a) de projetos artísticos e de artistas, consultor(a) e assessor(a) em museus e galerias, entre outras possibilidades.

Outros Destaques do Curso

- Corpo docente altamente qualificado.

- Adoção de modernas e dinâmicas técnicas de ensino.

- Abordagem complexa de objetos artísticos inseridos em seus contextos.

- Estabelecimento de nexos entre as diferentes perspectivas teórico-críticas nas especificidades de cada disciplina.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.