Bolsas e Financiamentos

Bolsas de estudo

A concessão de bolsas de estudo é uma das principais formas de inclusão na Universidade. Na PUC-SP, ela também integra a política de formação e aperfeiçoamento contínuo de docentes e funcionário(a)s. Exige normatização clara, processos democráticos de seleção e também o acompanhamento do(a) estudante bolsista, de forma a propiciar sua permanência e vivência no campus.

A Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP, na qualidade de entidade filantrópica e de natureza comunitária, atende aos requisitos da Lei nº 12.101/2009, que regulamenta a filantropia e a proporção de bolsas de estudo a serem oferecidas.

As modalidades de bolsas são as seguintes:

  • Bolsa PROUNI – O(a)s estudantes que ingressam por meio do PROUNI têm a bolsa desde a matrícula e são dispensado(a)s do Vestibular, pois a classificação é feita pela nota do ENEM. As inscrições e informações completas podem ser obtidas na página eletrônica do MEC: www.mec.gov.br/prouni.
  • Bolsa FUNDASP – Por meio de Editais Públicos, são ofertadas bolsas de estudo institucionais a estudantes cujo perfil socioeconômico atende à Lei de Filantropia (Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009). São concedidas bolsas integrais (100%) e parciais (50%). A abertura dos referidos Editais ocorre sempre que há vagas, para fins de cumprimento da Lei de Filantropia, e é amplamente divulgada nos meios de comunicação da Universidade. As bolsas de estudos aplicam-se às mensalidades do curso com as respectivas disciplinas que compõem a sua grade curricular, até a sua conclusão, no momento da matrícula. Desse modo, alterações no plano de estudo, taxas administrativas, serviços complementares, entre outros, estão excluídos de gratuidade. A bolsa é de natureza pessoal e intransferível, e a sua manutenção integral está adstrita ao bom desempenho acadêmico do(a) estudante, de acordo com os critérios estabelecidos pela Universidade.

Financiamento estudantil

Outra forma de promover a inclusão do(a) estudante na Universidade é o financiamento estudantil. Nesse âmbito, a PUC-SP disponibiliza as seguintes modalidades de financiamento:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – Consiste em um programa de financiamento público, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Recentemente, o FIES também se tornou uma forma de ingresso em cursos de graduação, por meio do ENEM. Mas há possibilidade de obtê-lo durante a realização do curso, desde que sejam cumpridas as exigências do Programa. As normas e demais informações podem ser obtidas na página eletrônica http://sisfiesportal.mec.gov.br.
  • Financiamento Estudantil Bradesco – Trata-se de um financiamento privado, ofertado pelo Crédito Universitário Bradesco. As informações completas podem ser obtidas na página eletrônica www.bradescouniversitario.com.br.

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.