Linguagem e Subjetividade
Página Inicial
Linguagem e Subjetividade
Linguagem e Subjetividade
Banco de Dados de Fala e Escrita
Banco de Dados de Fala e Escrita
Cadastro para acesso ao banco de dados
Alfabetização e Seus Avatares
Laboratório de Observação de Linguagem
Parcerias
Eventos
Coluna “Fonoaudiologia em Questão”
biblioteca_novo
Links
Contato


Seja Bem-Vindo

Linguagem e Subjetividade

A Linha de Pesquisa Linguagem e Subjetividade vinculada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP tem por objetivo o estudo da linguagem na aquisição e nas patologias, com enfoque na estruturação da clínica fonoaudiológica,  tomando a linguagem enquanto objeto simbólico indissociável da subjetividade.saiba mais

A Alfabetização e Seus Avatares.


alfabetização

O projeto "A Alfabetização e seus avatares", financiado pelo Programa Observatório de Educação, da CAPES/INEP, propõe ao campo fonoaudiológico a tarefa de contribuir com a discussão de questões relacionadas à alfabetização e seus fracassos, a partir do sujeito falante/escrevente.

 

saiba mais

 

Financiamento:



Artigo do Mês



Esse mês o texto publicado pela linha de pesquisa Linguagem e Subjetividade foi: Autismo, linguagem e escrita: alguns apontamentos, de autoria da psicanalista Glaucineia Gomes. Confira.
Confira.

 

saiba mais

 

 

 

Banco de Dados de
Fala e Escrita
O Banco de Dados de Fala e Escrita consiste na gravação, transcrição, catalogação e organização de um acervo de corpora por meio de um software para acesso livre. Permite a alunos e pesquisadores  acessar diretamente o conteúdo nele existente para pesquisar a linguagem em diferentes tipos de interação, gerando grande economia de tempo nas pesquisas.
saiba mais

Fonoaudiologia em Questão

Coluna publicada mensalmente elaborada pelos participantes da Linha de Pesquisa Linguagem e Subjetividade com o objetivo de gerar discussões sobre a Fonoaudiologia.

Laboratório de Observação de Linguagem


Fonte: Modelo de laboratório idealizado pelo Prof. Gerhard Fassnacht do Instituto de Psicologia Berna Suíça.


O Laboratório de Observação de Linguagem define-se pela criação de um espaço de práxis fonoaudiológica que viabilizará o desenvolvimento de pesquisas sobre a linguagem e a clínica fonoaudiológica com vistas a expandir a elaboração de conhecimento científico e ampliar o acesso da população à Fonoaudiologia. A experiência clínica em um laboratório possibilitará a observação da linguagem em tempo real e a gravação das cenas clínicas em tempo virtual.

saiba mais

 
 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI- Núcleo de Mídias Digitais