HOME
NEJ
Objetivos
Linhas de pesquisa
Programa acadêmico
PROFESSORES
PESQUISAS
TESES E DISSERTAÇÕES
SIMPÓSIOS E EVENTOS
PUBLICAÇÕES
Artigos
Livros
Análise de filmes
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
CONTATO
LINKS

HISTÓRICO

 

MARÇO 2017

abertura de vagas em continuidade aos estudos, projetos e pesquisas

O Núcleo de Estudos Junguianos anuncia abertura de vagas em continuidade aos estudos, projetos e pesquisas que abrangem o corpo teórico da teoria clássica junguiana e de pós-junguianos com temas de atualidade como: relações de gênero, complexos culturais, liderança e poder, o processo de individuação na contemporaneidade, reflexão sobre a prática clínica, entre outros.

Data de inscrição 10 a 28 de abril.
Processo seletivo de 15 a 26 de maio.
Para mais informações sobre o Processo Seletivo, clique em "saiba mais".

Saiba mais


JUNHO 2016

País que precisa de um guia não cria identidade, diz psicanalista

Denise Gimenez Ramos, titular de Psicologia da PUC paulista, avalia a desilusão da esquerda com o enfraquecimento de Lula e diz que o amplo debate atual aponta para a salvação de um Brasil que nunca discutiu a sério as suas causas

Saiba mais


FEVEREIRO 2016

The Evil of Violence in Post Modernity: Depth's Psychology, Humanism, and Religiosity in the Third Millennium

Laboratorio italiano di ricerche in Psicologia Analytic in co-operation with the University of Naples Federico II-Department of Humanities and Chatolic University of the Sacred Heart- Policlinico Gemelli

Roma, 3 a 6 de março, 2016

Saiba mais


OUTUBRO 2015

Desafios do feminino: nem deusas, nem demônios

As teorias psicológicas de distintas abordagens acompanham as mudanças culturais referentes a gênero e identidade. Na psicologia analítica tais mudanças se refletem em compreensões renovadas dos papéis masculinos e femininos assim com das interiorizações e projeções de tais imagens. Palestrantes internacionalmente renomados debatem na PUC de São Paulo as transformações do feminino no homem e na mulher.

Saiba mais


O LIVRO VERMELHO
(Liber Novus), Carl Gustav Jung (1875 - 1961)


OUTUBRO 2014

XII SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS JUNGUIANOS

Erotismo e sexualidade na contemporaneidade
31 de outubro de 2014


Psicanalistas de distintas correntes de pensamento compartilham sua visão e reflexão sondando o percurso do desejo, a fantasia erótica, a indagação de nosso momento histórico, dos dilemas inerentes e universais ao amor e ao sexo, ao erotismo enquanto arte ou perversão e pornografia. Tema dos mais instigantes, busca revelar as atuais facetas dos jogos amorosos, suas aberturas e impedimentos.
Palestrantes: Carlos A.B. Byington, Sérgio Telles, Denise G. Ramos, Liliana L. Wahba, Vanda Di Iorio, Gloria Lotfi, Suely Engelhard.

Saiba mais


OUTUBRO 2013

O Núcleo de Estudos Junguianos da PUCSP realizou o XI Simpósio – Trauma e Superação no Indivíduo e na Cultura. O trauma e suas sequelas é um tema em evidência devido ao crescente número de vítimas que sofrem de transtornos dele decorrentes. Pesquisas atuais em neurociências, psiquiatria e psicologia revelam os efeitos do trauma no desenvolvimento precoce, nas memórias implícitas e na vida em sociedade. Especialistas de destaque da PUCSP e da UNIFESP apresentaram palestras abordando aspectos de relevância e de atualidade para um debate enriquecedor.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI-Núcleo de Mídias Digitais