| Abstract |


A construção de significados experenciais, textuais e intertextuais em jogos de linguagem jogados na sala de aula de LE

Paula Tatianne Carréra SZUNDY
(Universidade Federal do Acre)

RESUMO: O presente artigo discute as capacidades lingüístico-discursivas construídas em seis recortes de interação decorrentes de jogos de linguagem que integraram o corpus da minha tese de doutorado (Szundy, 2005). Além das concepções de jogos de linguagem (Wittgenstein, 1953) e de capacidades de linguagem (Dolz e Schneuwly, 1996), construtos da lingüística sistêmico-funcional são utilizados para compreender o processo de construção do conhecimento na LE decorrente das interações. Durante a discussão dos dados, aponto as funções de linguagem observadas nos quatro recortes e analiso as capacidades de linguagem em constituição nos diferentes jogos a partir de seus significados experenciais, textuais e interpessoais, utilizando para tal as concepções de campo, modo e relação (Eggins, 1994).

PALAVRAS-CHAVE: jogos, jogos de linguagem, capacidades de linguagem