INFORMAÇÕES GERAIS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA. A DIFERENÇA ACONTECE AQUI.

A construção de caminhos para o sucesso depende das escolhas que fazemos na vida. A Iniciação Científica é uma escolha que faz o diferencial do aluno PUC-SP no mercado de trabalho, em qualquer área de atuação. O mercado exige não só inteligência, espírito crítico, dinamismo, mas também propostas de projetos. Aprender a projetar, elaborar e planificar ações para conquistar metas implica aprender a conhecer e a criar novas informações, novas respostas para responder a velhos problemas. A PUC-SP oferece a você mais um espaço pedagógico para desenvolver esta modalidade de aprendizagem: A Iniciação Científica.


O que é Iniciação Científica?
Ela é uma atividade de pesquisa orientada por professores doutores para você vivenciar descobertas de respostas produzidas pela sua própria reflexão crítica, fundamentada por métodos e/ou técnicas de investigação científica. Na PUC-SP, o incentivo a essa prática é um dos fatores capazes de assegurar a excelência acadêmica dos cursos que oferece e por isso ela tem um Programa de Iniciação Científica: PIBIC.


Que tipo de apoio é oferecido ao aluno de IC?
A PUC-SP oferece dois tipos de apoio às bolsas de iniciação científica: o PIBIC-CEPE e o PIBIC-CNPq. O PIBIC-CEPE é o programa da própria PUC-SP e significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho de Ensino e Pesquisa. Já o PIBIC-CNPq pertence ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma fundação federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).


Como posso aderir ao PIBIC?
Procurar a Coordenação do seu curso, ou professores doutores que respondem pelas disciplinas da matriz curricular do mesmo, até o penúltimo ano do curso jamais no último e manifestar seu interesse. Você será orientado a fazer um projeto próprio, ou a desenvolver um plano de trabalho de pesquisa vinculado ao projeto de um professor doutor que solicitará ou não uma bolsa de Iniciação Científica. Essa bolsa poderá ter financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ou do PIBIC-CEPE.


Como posso obter uma bolsa?
Inicialmente você deve procurar um professor pesquisador, preferencialmente, com titulação de doutor, e discutir com ele a possibilidade de: a) elaborar e apresentar um projeto de pesquisa ao PIBIC, de sua autoria: b) aderir ao projeto de um professor doutor comprometendo-se a desenvolver um plano de trabalho vinculado ao tal projeto.


Quem solicita a Bolsa?
É o professor orientador, por assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento da pesquisa, de acordo com os prazos e requisitos publicados, semestralmente, no edital de Iniciação Científica no site.


Por que participar?
A participação em projetos de iniciação científica, na PUC-SP, passa a fazer parte do histórico escolar, valorizando seu currículo. Continuamente, a Universidade realiza atividades de incentivo à pesquisa e de ampliação do debate sobre a sua importância. Anualmente, os resultados das pesquisas realizadas por seus alunos de graduação são reunidos no Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, com prêmios para melhores trabalhos.


Quais são os requisitos exigidos?

  1. dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  2. ter excelente rendimento acadêmico;
  3. não ser do mesmo círculo familiar do orientador;
  4. não possuir vínculo empregatício (PIBIC-CNPq);
  5. estar matriculado em algum curso de graduação na PUC-SP.


Qual a diferença entre a bolsa CEPE e a do CNPq?
A solicitação é feita somente no mês de março para início em agosto de cada ano para o PIBIC-CEPE e o PIBIC-CNPq. O PIBIC-CEPE permite que você trabalhe ou esteja fazendo estágio remunerado, o PIBIC-CNPq também permite estágio remunerado, porém não é permitido é ter vínculo empregatício (carteira profissional assinada). As bolsas dos dois programas têm duração de um ano, sendo que a bolsa CEPE não pode ser renovada, enquanto a do CNPq admite renovações. O CEPE permite que o projeto seja de autoria do aluno e o CNPq exige que o projeto seja de autoria do professor.


O que significa cada sigla?
IC – Iniciação Científica
PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
FAP - Fundo de Apoio à Pesquisa da PUC-SP
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico
CEPE – Conselho de Ensino e Pesquisa
FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia.

 
© COPYRIGHT 2016 • PUCSP.BR/INICIACAOCIENTIFICA • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • Design DTI-NMD