I Seminário de Práticas do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores - Histórico

TEMA: Proposições e Práticas educativas: diferentes olhares do formador de formadores

O I Seminário foi realizado nos dias 28 e 30 de outubro de 2014, nos horários de aula do Programa. Foi considerado uma atividade curricular, inserida na estrutura e funcionamento do Programa, com finalidade essencialmente pedagógica de propiciar aos alunos a oportunidade de exporem suas pesquisas e práticas. Assim, os mestrandos tiveram que escolher o tema de sua apresentação, preparar o resumo e a apresentação, expor o trabalho ao público e responder as questões eventualmente propostas. Contamos, para isso, com a colaboração dos tutores - doutorandos do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação - que integram o Formep, que não mediram esforços na organização do evento e no apoio técnico aos mestrandos, realizando oficinas de resumo e de pôsteres / comunicação oral e ajudando os mestrandos a elaborarem seus resumos.

Foi composta uma comissão de tutores e mestrandos das duas turmas, que juntamente com professores do Programa elaboraram o projeto do evento e desenvolveram as atividades, que constaram da seguinte programação:

Dia 28/10
  • Mesa de abertura integrada pela coordenação do Programa, pela Pró-Reitora de Pós-graduação e pela Vice-Diretora da Faculdade de Educação.
  • Apresentação de um vídeo elaborado pelos tutores juntamente com a coordenação do FORMEP.
  • Atividade cultural
  • Conferencia de Abertura proferida pela profa. Dra. Bernardete Gatti, com o seguinte título: Formação de Professores da educação básica e o papel do Formador.
  • Confraternização
  • 4 sessões coordenadas com apresentações de comunicações e de pôsteres.
Dia 30/10

O segundo dia do seminário teve início com uma mesa para apresentação dos projetos dos grupos de pesquisa dos docentes.

• 5 sessões coordenadas para apresentação de comunicações e pôsteres.
  • Mesa de encerramento com a participação de representantes dos docentes, tutores e pós-graduandos.
  • Lançamento de livros e confraternização.

Foram apresentados um total de 22 comunicações e 20 pôsteres, organizados por temáticas afins, em sessões coordenadas, que contaram com um docente como debatedor e coordenação de um tutor. Apresentamos a seguir alguns títulos das apresentações, que ilustram o compromisso dos mestrandos com a melhoria da prática educativa.

AÇÕES FORMATIVAS DE UMA ORIENTADORA DE ESTUDOS DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS.
DANÇA EDUCATIVA DE LABAN NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE-INTERATIVO - EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
PRÊMIO GESTÃO-ESCOLAR ANO-BASE 2010: RECONHECIMENTO AO EMPENHO.
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE-INTERATIVO - NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE BARUERI. COMUNIDADE INTEGRADA TOCANTINS – FORMAÇÃO DE EDUCADORES.
O ENVOLVIMENTO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NOS PROJETOS ESCOLARES.
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO.
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS 1ºS ANOS: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A CONSTITUIÇÃO DE SEU PAPEL COMO FORMADOR NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO PAULO.

Confira nosso vídeo de apresentação e conheça um pouco mais sobre a nossa história: Clique aqui
Confira nossa Galeria de Fotos do evento : Clique aqui

PUC-SP