Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Guia do Estudante

Grau

Tecnólogo

A criação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais é uma das principais iniciativas da PUC-SP buscando fornecer a seu aluno, formação profissional que o leve a um processo autônomo de educação continuada dentro desta novíssima e tão fascinante, quanto promissora área do saber.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem como objetivo central fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos, futuros profissionais na área do desenvolvimento e produção de games (jogos eletrônicos).

Neste  nosso curso de graduação  compreende o desenvolvimento de projetos em suas etapas de criação, planejamento e execução  de games.

As várias atividades pedagógicas foram organizadas em grandes módulos temáticos, os quais permitem a concentração e delimitação lógica de parentescos, afinidades e dependências, tanto técnicas como conceituais.

O parentesco epistemológico existente entre determinadas atividades didáticas produz o seu aglutinamento em Módulos Didático-Conceituais. Tais Módulos são dotados, cada qual, de uma identidade constituinte e de uma missão relacional que se deve ser construída pelo processo didático-pedagógico entre as várias atividades pedagógicas intramódulos e entre os diversos módulos.

Os módulos temáticos desenvolvidos são quatro:

(1) Fundamentos - O Módulo dos Fundamentos apresenta as atividades pedagógicas relacionadas à base necessária e fundamental de formação humanista geral e específica aos games. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Cultura e Mitologia, Marketing e Games, Teologia e Ética Psicologia: Subjetividade e Organizações, Tecnologia e Sociedade, Seminário de Design de Games e Mercado.

(2) Teoria e Projeto de Games - O Módulo de Teoria e Projeto de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas mais estreitamente às teorias e a metodologia projetual de games. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Narratividade e Games: Fundamentos, Roteiro para Games, Evolução dos Games, Linguagem Audiovisual e Games e, Worldbuilding – Construção de Mundos.

(3) Design, Modelagem e Animação de Games - O Módulo de Design, Modelagem e Animação de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas ao desenho audiovisual e às suas questões de interface. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Desenho Conceitual e Storyboard, Edição de Vídeo para Games, Animação para Games, Laboratório de Design de Áudio para Games, MODs – Modificadores de Interface e, Design de Games.

(4) Autoria e Produção de Games - O módulo de Autoria e Produção de Games apresenta as atividades pedagógicas relacionadas à efetiva implementação de um game, em seus aspectos mais específicos de lide com a engine e programação específica. Os conteúdos que fazem parte deste módulo intersemestral são: Projeto de Design de Games, Laboratório de Produção de Games e Oficina de PTCC.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, possibilita ainda que o seu corpo docente e discente possam exercer atividades articuladas com outros cursos e núcleos da PUC-SP que já pesquisam – de maneira direta ou indireta – a questão dos games, proporcionando um processo de educação continuada. São eles:

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD:

Neste programa recém-criado, o aluno ou professor do Curso terá a possibilidade de cursar um mestrado (futuramente, o doutorado também). Neste sentido, o coordenador e os professores da área de estudos selecionada, estarão auxiliando-o no direcionamento e na elaboração de um pré-projeto de mestrado; Ainda mais, estimular-se-á a participação dos professores da pós-graduação no Curso, por meio de palestras e visitas aos alunos, bem como a possibilidade dos alunos participarem colaborativamente de pesquisas em andamento, nas suas linhas de pesquisa, cumprindo a missão de integrar a graduação com a pesquisa stricto sensu.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica – COS:

Neste notório programa de pós-graduação, o aluno ou professor do Curso terá a possibilidade de cursar um mestrado e/ou doutorado Neste sentido, o coordenador e os professores da área de estudos selecionada, estarão auxiliando-o no direcionamento e na elaboração de um pré-projeto de mestrado e/ou doutorado. Ainda mais, estimular-se-á a participação dos professores da pós-graduação no Curso, por meio de palestras e visitas aos alunos, bem como a possibilidade dos alunos participarem colaborativamente de pesquisas em andamento, nas suas linhas de pesquisa, cumprindo a missão de integrar a graduação com a pesquisa stricto sensu.

CS Games - Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games:

Grupo de pesquisa semiótica sobre a produção de jogos através de tecnologia computacional avançada: O CSGames é um grupo de pesquisa semiótica sobre a produção de jogos através de tecnologia computacional avançada que tem por objetivo a produção de jogos experimentais. Reunindo os alunos de mestrado e doutorado com os alunos da graduação, o CSGames, cria união entre os estudantes através de experimentos em novas tecnologias. Com enfase em produção de jogos, artigos científicos e participação de eventos o CSGames pretende ser uma grande engrenagem no desenvolvimento da industria e academia de jogos no Brasil.

Cursos de Extensão Universitária (Cogeae):

O aluno também poderá optar por complementar sua formação – durante ou após o término da graduação – por meio de cursos de extensão universitária oferecidos pela Cogeae. Atualmente está em curso “Desenvolvimento de Games com Unity 3D", "Crítica de Videogames", "Games com HTML e JavaScript" e "Introdução do Desenvolvimento de Jogos".

Quero Assistir uma Aula* *Programa de Relacionamento com o Vestibulando
Redes Sociais Oficiais