Pedagogia

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Apresentação 

O Curso

O grande diferencial do Curso de Pedagogia é a possibilidade imediata de ingressar ao mundo do trabalho, pois seu corpo docente composto por professores doutores pesquisadores reconhecidos no campo de trabalho educacional e sua matriz curricular interdisciplinar, organizada por meio de módulos e eixos temáticos, articulando teoria, prática e projetos de intervenção.

Módulos:

1º ano – Educação e Realidade Brasileira: desafios à profissão;
2º ano – Educação: docência e gestão na Educação Infantil – processos de alfabetização;
3º ano – Formação docente para séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos-EJA;
4º ano – Docência e gestão educativa em diferentes ambientes e contextos.

Sistema de avaliação se realiza através de processos sistemáticos e contínuos durante a vigência do curso, individual e coletivamente.

A relação dialógica entre professor–aluno propicia o compartilhamento de saberes, ampliando a visão de si, dos outros e do mundo.

O trabalho acadêmico integra ensino, pesquisa e intervenção sócio educacional escolar e não escolar  por meio de projetos coordenados por professores doutores com a participação de alunos, tais como: PIBIC-CEPE/CNPq - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica; PIBID-CAPES – Programa Institucional de Iniciação a Docência e o PET – Programa de Educação Tutorial.
Os referidos programas dão acesso a Bolsas oferecidas por órgãos públicos e/ou financiamento direto da PUC-SP

Perfis e Diferenciais

Desde o seu ingresso o aluno tem a oportunidade de:

  • Compartilhar docência nas modalidades de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com os professores que estão em efetivo exercício;
  • Participar em salas de recuperação, de leitura, Brinquedoteca, atividades de recreação infantil e adulta;
  • Elaborar projetos e ações de intervenção escolar nas áreas de alfabetização e da docência em geral que permitam refletir sobre como ensinar, como aprender;
  • Participar de cursos de extensão na área;
  • Oportunidades de participação de intercâmbios e trocas com universidades estrangeiras.

A formação em Pedagogia permitirá:

  • Inserção no mercado de trabalho através da: docência, gestão de processos educativos escolares e não escolares, coordenação pedagógica, direção de escolas.

Diferencial do Curso:

O aluno recebe grau de Licenciado em Pedagogia podendo atuar como: 

  • Docente na Educação Infantil;
  • Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Coordenador Pedagógico;
  • Diretor de Escola;
  • Coordenador de serviços de apoio escolar em escolas e em  instituições educacionais não escolares como ONGs e empresas nas atividades que compreendem salas de recuperação, salas de leitura, brinquedotecas, atividades de recreação infantil e de adultos;
  • Gestão de processos educativos tais como: planejamento, avaliação de programas e projetos pedagógicos, na educação escolar e não escolar.
Formas de Ingresso 

Vestibular Unificado
Inserção na Universidade, por meio de classificação em processo seletivo.

Matrícula para portadores de diploma de curso superior
O ingresso na Universidade poderá ser efetuado por profissionais possuam diploma universitário registrado pelos órgãos competentes, desde que haja vaga no curso pretendido.

As vagas são estipuladas, semestralmente, em Edital no site da PUC-SP (www.pucsp.br )

Matrícula por transferência
As matrículas por transferência são possíveis para alunos regulares de outros estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros; subordinadas à existência de vaga no curso.
  
Forma de acesso:
http.//www.vestibular.pucsp.br/

Reopção de Curso
O aluno regularmente matriculado na PUC-SP poderá mudar de curso de graduação, devendo solicitar a reopção junto à SAE - Secretaria de Administração Escolar.

É necessário que haja vaga e que seja observado o prazo fixado pelo Calendário Acadêmico.

O aluno deve ter cursado no mínimo 30 (trinta) créditos em 02 (dois) semestres.

Os créditos cumpridos poderão ser aproveitados no novo curso, desde que haja compatibilidade de carga horária e conteúdo programático.

Serviços 
  • Atendimento psicopedagógico para estudantes universitários vinculados ao Programa de Atendimento Comunitário – PAC;
  • NTC – Núcleo de Trabalhos Comunitários da Faculdade de Educação: - Espaço de formação e vivência sócio-educativa;
  • Auditórios para palestras;
  • Biblioteca informatizada;
  • Convênios com universidades estrangeiras;
  • Livrarias;
  • Teatro – TUCA (desconto aos alunos da PUC/SP);
  • Praça de Alimentação.
Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Laboratórios 

O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
 

 

Avaliação do aluno 

A avaliação do processo ensino/aprendizagem será processual e interdisciplinar concebida como parâmetro de transformações da aprendizagem do aluno.
    
Envolverá atividades específicas em cada módulo, eixo e unidade temática, realizadas predominantemente na forma presencial e outras à distância.

 

TCC 

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado sob a supervisão de um professor e apresentado sob a forma de ensaio monográfico desenvolvido gradualmente ao longo do curso.

Atividades de formação 
  • Aulas
  • Seminários
  • Visitas monitorada
  • Cine fórum
  • Palestras
  • Congressos
  • Intercâmbios Nacionais e Internacionais
  • PIBIC-CEPE/CNPq - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica;
  • PIBID-CAPES – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
  • PET – Programa de Educação Tutorial – com Bolsa Capes
Estágio curricular 

Deverá ser realizado ao longo do curso, sob supervisão de professores, em ambientes escolares e não escolares, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional teórico-prático, através de vivências articuladas entre ensino, pesquisa e extensão visando a formação do docente-gestor. Poderá haver redução das horas de estágio in loco, desde que comprovada sua inserção como docente neste momento.

Matriz e Componentes 
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade

O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e na página oficial eletrônica especifica os valores calculados para cada curso, com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Para concessão de bolsas: http://www.pucsp.br/bolsas

Reconhecimento 

Reconhecido pelo Decreto-Lei nº 6.526 de 02.11.1940
Data da Publicação: 18.12.1940
Renovação do Reconhecimento – Licenciatura – Portaria nº 286 de 21.12.2012

 

Nota: escala de 01 a 05

Enade: 03 (2011)
CPC: 04 (2011)

Duração 

Mínimo em 04 anos e no
Máximo em 06 anos

 

 

Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno (O registro do sistema de avaliação é feito pela escala numérica de 0 a 10 (zero a dez). A aprovação dar-se-á naquelas unidades temáticas em que o aluno obtiver a nota final mínima de 5,0 (cinco) e um mínimo de 75% de freqüência às horas-atividades programadas);

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 
  • Refletir criticamente sobre realidade sócio-educacional brasileira e mundial;
  • Promover saber pensar e saber fazer de forma interdisciplinar para exercício da docência e da gestão;
  • Elaborar projetos de pesquisa e programas de intervenção educacional;
  • Intervir por meio da docência e da gestão na realidade educacional brasileira
Áreas de atuação 
  • Docência na Educação Infantil;
  • Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Gestão de processo educativo na dimensão do planejamento, execução, avaliação de programas e projetos pedagógicos, em instâncias governamentais, instituições de ensino e processos de educação não escolar.

 

Vagas turnos e campi 
Campus Perdizes
30 vagas / matutino
30 vagas / noturno

 

Horário das aulas:

Horário: de 2ª a 6ª feira – matutino (das 7h:30 às 11h:10’)
                                     noturno  (das 18h:50 às 22h:25’)

Histórico 

O Curso de Pedagogia da PUC-SP realiza sua missão comunitária e cristã desde sua fundação através de uma formação humanista critica e reflexiva, visando à transmissão de valores éticos e humanizadores. Seu currículo é organizado de modo a garantir ao aluno uma sólida formação teórica e prática, objetivando sua participação em projetos sócio-educativos articulados à realidade.

A organização do curso atual atende a Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura. A PUC/SP oferece formação para o exercício integrado e indissociável da docência e da gestão na educação escolar e não escolar, trabalhando a difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Objetivos 
  • Articular saber pensar e saber fazer na formação docente associado à formação do gestor;
  • Formação Multidisciplinar para enfrentar os desafios da Educação Básica produzidos pelas novas demandas surgidas na sociedade moderna;
  • Construção de competências para habilitar uma formação integral articulando docência e gestão.     
Grau 
Licenciatura
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Perdizes
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
Contato 

Rua Monte Alegre, nº 984 – Sala S.16 – Bairro: Perdizes – CEP 05014-901   
Telefones: (11) 3670-8162 / (11) 3670-8163 – Fax: (11) 3670-8164
e-mail: faceducacao@pucsp.br / Profª Dra. Maria Luiza Andreozzi – e-mail: fesecretaria@pucsp.br
Home Page: www.pucsp.br/graduacao/pedagogia        

Monitoria 
  • Bolsa oferecida aos estudantes de graduação regularmente matriculados e indicados pelo professor para o exercício de atividades técnico didáticas definidas em planejamento para este fim.
Iniciação Científica 
  • Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa de autoria dos professores ou do discente sobre temas de interesse para a área da Educação.
TCC Aluno 

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado sob a supervisão de um professor e apresentado sob a forma de ensaio monográfico desenvolvido gradualmente ao longo do curso.

Avisos 

 

PARA ACRÉSCIMO NO SITE DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

MATRÍCULAS ABERTAS – A PARTIR DO DIA 03/06/2014

MATRICULA ESPECIAL

MATRICULA POR TRANSFERÊNCIA

MATRICULA PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR

Serão aceitas as inscrições que contemplem as exigências previstas no Edital do dia 03/06/2014 (3ª feira), disponível no site: www.pucsp.br , inclusive quanto à entrega de documentação.

 

Local de inscrição: PUC/SP   -   Campus: Monte Alegre

SAE-Secretaria de Administração Escolar

Rua Ministro de Godoy, 969, subsolo, Perdizes, São Paulo, CEP 05014-901

Horário de atendimento: das 9h às 20h - Telefone: (0xx11) 3670.8484.

 

Período de Inscrição: 03 a 16 de junho de 2014 

Publicação do Resultado: 02 de julho de 2014

Matrícula: 10 e 11 de julho de 2014

Outras informações: e-mail: fesecretaria@pucsp.br

                                        Telefone: (0xx11) 3670-8162 / 8163

 

Revistas 

Revista eletrônica e científica E-curriculum
Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo / PUC-SP

Revista da Psicologia da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação / PUC-SP

Situação 
Matrículas encerradas

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