Matemática - Licenciatura - Modalidades: EAD

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Vestibular de Inverno 2017
Estarão abertas, de 15/5 a 5/6, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2017. Serão...
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Até 29/5 estão abertas as inscrições para alunos interessados em se matricular nas...
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A PUC-SP aumentou o número de cursos estrelados na premiação Melhores Universidades,...
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Apresentação 

O curso proporciona formação: 
  • ampla, abrangente e humanística;
  • interdisciplinar, e direcionada para a autonomia;
  • flexível, articulada com a pesquisa.
O curso forma professores de Matemática capazes de:
  • comprometer-se com os valores inspiradores da sociedade democrática, pautando-se por princípios da ética, dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;
  • utilizar conhecimentos adquiridos, manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico, incluindo a autonomia para participar de comunidades virtuais de aprendizagem;
  • reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
  • orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;
  • analisar e produzir materiais e recursos didáticos, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações;.
  • compreender o processo de socialização, e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino, e atuar sobre ele;
  • participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula;
  • estabelecer relações com a comunidade e pais de alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola;
  • fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos;
  • produzir conhecimento e utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional.
O curso:
  • é concebido como uma etapa da formação profissional básica, como requisito para o processo autônomo de educação continuada;
  • organiza-se por meio de um projeto pedagógico de formação integral, com destaque ao perfil do profissional que se propõe formar;
  • busca o diálogo entre disciplinas dos diferentes campos da Matemática, e a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de uma formação efetiva a partir da realidade social;
  • conta com um corpo docente altamente qualificado, comprometido com o projeto pedagógico do curso para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios do século XXI.  
Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Gestão 
As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.
 
Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.
Corpo Docente 

Ana Maria Velloso Nobre  

Titulação:

Anos de Casa: 21 anos e 9 meses.

Tempo de Trabalho: 21 anos e 9 meses.

Disciplinas: Educação matemática e cidadania
Educação matemática no ensino fundamental
Orientação de trabalho de conclusão de curso i
Supervisão de estágio ii

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Gabriel Loureiro de Lima  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 6 anos e 10 meses.

Tempo de Trabalho: 6 anos e 10 meses.

Disciplinas: Geometria das transformações
Geometria euclidiana ii
Limites e continuidade
Matemática, sociedade e cultura

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Lydia Rossana Ziccardi Vieira  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 42 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 36 anos e 5 meses.

Disciplinas: Educação matemática e suas investigações
Geometria euclidiana axiomática

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Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 49 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 46 anos e 10 meses.

Disciplinas: Formação de professores: língua brasileira de sinais - libras

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Maria Otilia Jose Montessanti Mathias  

Titulação:

Anos de Casa: 17 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 17 anos e 2 meses.

Disciplinas: Conhecimento pedagógico e docência
Educação inclusiva

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Silas Guerriero  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 25 anos e 9 meses.

Tempo de Trabalho: 25 anos e 9 meses.

Disciplinas: Introdução ao pensamento teológico i

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Sonia Pitta Coelho  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 2 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 3 meses.

Disciplinas: Álgebra linear ii
Cálculo diferencial e integral ii
Geometria analítica
Introdução à teoria dos grupos
Teoria elementar dos números

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Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede com velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
Avaliação do aluno 
  • a avaliação contínua do processo de aprendizagem do aluno do curso se dá por meio de diversas estratégias e instrumentos, dependendo das especificidades de cada componente curricular, da abordagem pedagógica e dos objetivos a serem atingidos;
  • a avaliação discente acompanha o desenvolvimento de competências profissionais adquiridas, e contempla as particularidades de cada componente curricular;
  • a avaliação é processual e contínua, tendo como referência a maior diversidade possível de experiências pedagógicas por meio da plataforma virtual;  
  • A aprovação do aluno, em cada uma das disciplinas e/ou atividades curriculares, inclui a frequência mínima obrigatória de 75%;
  • A nota final para modalidade a distância é composta por: 60% de atividades presenciais, incluindo prova escrita presencial, e 40% em atividades a distância;
  • Nota mínima para aprovação em cada disciplina/componente curricular: 5,0 (cinco).
TCC 
  • o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é obrigatório, uma das exigências para conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática ;
  • resulta de um estudo que pode incluir pesquisas bibliográficas, documentais, experimentais e deve ser apresentado em forma de monografia e, dependendo do caso, de um produto (que pode ser um material didático, um software etc.);
  • segue regulamentação própria;
  • a avaliação dos TCC será realizada por bancas examinadoras compostas pelo orientador e mais um professor do Departamento de Matemática
Atividades de formação 
As Atividades Complementares devem compor o plano de cada aluno e incluem atividades científicas, socioculturais e profissionalizantes. Entre elas podemos citar o que segue.

(I) Atividades científicas:
 desenvolver projetos de Iniciação Científica;
(II) Atividades socioculturais:
participação em eventos científicos e culturais, palestras, seminários organizados ou não pela universidade;
organização de  eventos de Educação Matemática para oferecer à comunidade;
visitas culturais com elaboração de relatórios supervisionados pelos professores; participação em palestras, minicursos etc.
(III) Atividades profissionalizantes:
atividades profissionais ligadas à docência, devidamente documentadas, em órgão especializado.

As Atividades Complementares são anotadas em fichas próprias e comprovadas pelo aluno mediante apresentação de certificados e relatórios.
Estágio curricular 
  • o estágio de 400 horas é atividade obrigatória;
  • os alunos fazem os estágios presenciais em escolas ou outros ambientes conveniados com a PUC-SP;
  • a orientação de estágio é realizada por interações entre os professores e os alunos, por meio do ambiente virtual de aprendizagem e reuniões para ambas modalidades do curso.
Grade Curricular 
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Selecione o período:
Mensalidades 
A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.
Reconhecimento 

A distância:
Reconhecimento: Ato Inicial Autorizativo: Portaria nº 98, de 05/08/2008

Duração 
Duração mínima:
3 anos (6 semestres)
Duração máxima:
4,5 anos (9 semestres)
Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 
O aluno do curso de Matemática-Licenciatura EaD deverá ser capaz de: 
  • construir modelos matemáticos para representar problemas e suas soluções;
  • estimular seus alunos para o uso, natural e rotineiro, da tecnologia nos em processos de ensinar, aprender e fazer Matemática;
  • propiciar situações ou estratégias para que seus alunos tenham oportunidade de comunicar ideias Matemáticas;
  • relacionar a Matemática com a realidade, a fim de ajudar seus alunos na tarefa de compreender como essa ciência permeia nossa vida e como os seus diferentes ramos estão interconectados.
Áreas de atuação 
O licenciado em Matemática (Modalidade EaD) poderá atuar como professor escolas das redes pública e privada da Educação Básica, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em diferentes modalidades de ensino.

 
Vagas turnos e campi 
Histórico 
O Curso de Matemática da Faculdade "Sedes Sapientiae" foi reconhecido pelo Decreto Lei 11784, publicado no DOU de 24 de junho de 1943. Em 1971, os cursos de Matemática e Física das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" e São Bento, em razão da reforma universitária, passaram a constituir unidades do Centro de Ciências Matemáticas, Físicas e Tecnológicas da PUC-SP.

Em 1982, os departamentos de Matemática e Física, separadamente, iniciaram um processo de avaliação de tais currículos. Em 1995, foi realizada uma reformulação do curso de Matemática: até então, todo aluno licenciado em Matemática pela PUC-SP era também, obrigatoriamente, bacharel. O grande desafio da época era o de formar professores para o Ensino Fundamental e Médio que tivessem uma postura condizente com os avanços das pesquisas na área de Educação Matemática, o que significou mudança significativa na estrutura do curso.

O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP atuou, e continua a atuar, para a formação de professores de Matemática em diferentes níveis: formação inicial, continuada, em pesquisas, convênios com instituições nacionais e internacionais. Um exemplo de formação continuada foi o trabalho desenvolvido junto aos professores de Matemática da rede pública da Escola Básica, de reconhecida qualidade, segundo avaliações externas.

Paralelamente, o desenvolvimento de cursos a distância passou a fazer parte da política educacional da PUC-SP, a qual, por um lado, prioriza a socialização do conhecimento - considerando a pesquisa como parte desse processo - e, por outro, toma a educação a distância como uma importante estratégia de ensino-aprendizagem, desde que elaborada visando uma Educação de qualidade.

Os avanços tecnológicos, ocorridos principalmente ao final da década de 1990, impulsionaram particularmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), abrindo novas perspectivas educacionais. No ano de 2000, em parceria com o Ministério das Ciências e Tecnologias e a empresa IBM Brasil, a PUC-SP desenvolveu o Projeto Nave – pesquisa e desenvolvimento de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem, projeto esse que contribuiu com a pesquisa e a reflexão sobre temas emergentes relacionados à educação a distância, formação de professores e implementação de atividades envolvendo o uso de ambientes virtuais.

Todos os projetos utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para sua realização, dentre eles o e-Proinfo, TelEduc, Moodle e outras  ferramentas e soluções, conferindo ao corpo docente e equipes de tecnologia e de produção para a Internet vasta experiência no uso desses ambientes junto a professores da rede pública de ensino.

Considerando tais experiências, o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC-SP propôs e mantém o Curso de Matemática - Licenciatura - Modalidade Educação a Distância. Este curso utiliza os recursos de infraestrutura tecnológica e de recursos humanos da própria Universidade, bem como seu corpo docente capacitado para o desenvolvimento dessas atividades.
Objetivos 
  • proporcionar formação direcionada à autonomia, em que o futuro professor passe a ser um construtor de seu próprio conhecimento, em uma perspectiva crítica, analítica e reflexiva;
     
  • desenvolver estratégias que permitam o intercâmbio de saberes profissionais mediante a implementação de formas de intercâmbio entre colegas favorecidas pelas tecnologias de suporte às atividades;
     
  • possibilitar a construção de uma perspectiva histórica e social da Matemática e da Educação Matemática;
     
  • apresentar e discutir temas próprios da docência – tais como currículo, planejamento, realização e avaliação de situações didáticas, análises de situações educativas e de ensino complexas -  para que tenham significado para o futuro professor de Matemática
     
  • proporcionar condições para que os estudantes estabeleçam relações intra e extra-matemática com o rigor e a conceituação matemáticos apropriados, evidenciando o poder explicativo da Matemática;
     
  • possibilitar o diálogo entre as disciplinas/atividades de conteúdos matemáticos entre si e com as disciplinas/atividades de conteúdos educacionais.
Grau 
Licenciatura
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Online
Modalidade 
Educação a distância
Coordenação 
  • Coordenador:
    Prof. Gabriel Loureiro de Lima
    E-mail: gllima@pucsp.br

  • Vice-coordenadora:
    Prof.ª Sonia Pitta Coelho  

Contato 

Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação - São Paulo - SP - CEP: 01303-050
Horário de atendimento: 9h às 12h e 18h às -21h.
Tel.: 3124-7200 ramal 1

Situação 
Matrículas encerradas
ID Curso Totvs 
331
ID Filial Totvs 
2
Última atualização: 29/5/2017

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