Geografia

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Guia do Estudante: mais cursos estrelados
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Em abril, ocorre mais uma edição da Feira de Doação e Troca de Livros da PUC-SP,...
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Apresentação 

O curso de Geografia da PUC-SP oferece uma carreira diferenciada. A formação intelectual do estudante, habilidade desenvolvida em todos os cursos de graduação da Faculdade de Ciências Sociais, está unida a dois aspectos que diferenciam o geógrafo dos profissionais de outras carreiras das humanidades: o conhecimento das Ciências da Terra - aprender a amar e a estudar o planeta - e a habilidade de articular dados sobre o meio ambiente e a sociedade em que vivemos.

Durante o curso, o estudante tem uma sólida formação humanística e teórica, sempre integrada ao avanço das tecnologias, principalmente as que tratam da informação espacial digital. A nossa sociedade hoje produz dados de quase todos os fenômenos da natureza e da interação do homem com ela, tais como temperatura, desmatamento e poluição. Da mesma forma, dados socioeconômicos como deslocamentos populacionais, produção, consumo, violência, redes sociais e participação eleitoral, entre outros, estão disponíveis e acessíveis para quem se interessa no estudo destes temas.

Nosso objetivo é, desde o primeiro ano da graduação, formar profissionais e pesquisadores capazes de articular conceitos naturais e sociais, e trabalhar com os dados hoje disponíveis pelas atuais tecnologias.

O Geógrafo é hoje, acima de tudo, um cidadão que aprende a usar e a interpretar dados, de maneira crítica e com propriedade técnica. No longo prazo, será capaz de produzir novos entendimentos sobre a Natureza e a Sociedade em que vivemos para uma ação transformadora da Humanidade.

Bacharelado

O curso de Geografia da PUC conta com três ambientes educacionais fundamentais para uma boa formação do geógrafo: a sala de aula, o laboratório de geociências e laboratório de informática.

As atividades em sala de aula possuem uma forte ênfase na formação intelectual do nosso estudante. Criar o hábito da leitura, a prática da reflexão e o debate e articulação de ideias, a partir de temas de relevante interesse da sociedade, são atividades reconhecidas nos docentes do departamento de Geografia e da Faculdade de Ciências Sociais. Nestas oportunidades, o aluno desenvolverá sua comunicação na forma escrita e sua expressão verbal.

Todas as atividades realizadas no laboratório de geociências, que o aluno vai vivenciar ao longo da sua graduação, possuem um único objetivo maior: mostrar ao aluno o que é a Terra, como ela é em sua forma, beleza, movimento e singularidade em relação aos outros planetas do sistema solar. Temas como o movimento das placas tectônicas, o nível médio dos mares, a geomorfologia, o estudo da atmosfera, são temas que fazem parte do universo multidisciplinar das Ciências da Terra. Este conhecimento diferencia o profissional da Geografia de outros profissionais das Ciências Humanas.

Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Corpo Docente 

-  

Titulação:

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Fundamentos de topografia e geodésia

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-  

Titulação:

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Fundamentos de geologia para geografia

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-  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa:

Tempo de Trabalho:

Disciplinas: Procedimentos de pesquisa em geografia

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Gustavo de Oliveira Coelho de Souza  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 1 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 1 meses.

Disciplinas: Análise geográfica
Dimensão geográfica do relevo ii
Fundamentos de geologia para a geografia
Topografia e geodésia

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Joao Evangelista de Souza Lima Neto  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 9 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 9 anos e 7 meses.

Disciplinas: Geografia da cidade e do campo i

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Marisia Margarida Santiago Buitoni  

Titulação: Doutor(a)

Anos de Casa: 15 anos e 7 meses.

Tempo de Trabalho: 15 anos e 3 meses.

Disciplinas: Sociedades e cartografias

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Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.

As atividades práticas de Geociências contam com um laboratório próprio, um acervo de rochas e demais os recursos didáticos exclusivos para as aulas. 

Avaliação do aluno 
Em cada disciplina ou outro componente curricular previsto no PPC, é atribuída apenas uma nota final resultante do processo de avaliação determinado pelo professor no início do semestre letivo.

A média necessária para a promoção do aluno é 5,0 (cinco).

No processo de avaliação determinado pelo professor ao menos uma das notas deverá ser resultante de uma prova individual feita em sala de aula.

É obrigatório, entretanto, que existam ao menos duas modalidades de avaliação (prova e trabalho, prova e exercício, prova e seminário, entre outras combinações possíveis).
TCC 

Bacharelado

O trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Geografia consistirá na sistematização de Memorial, cujo objetivo visa à reflexão e prática profissional, estimulando o discente, desde o primeiro instante, a ponderar de forma sistemática sobre os conteúdos e os nexos geográficos da organização curricular. A realização desse trabalho disporá de uma carga horária correspondente a 96 horas-aula.

Licenciatura

O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para a obtenção da certificação de Licenciatura. Será desenvolvido fora da matriz horária, mas vários componentes curriculares constantes desta matriz poderão subsidiar sua elaboração, como se pode observar no ementário das disciplinas e/ou atividades.

O TCC pode se constituir como monografia visando a reflexão e prática profissional. É facultada ao aluno a escolha do tema e da área da Geografia de seu interesse para a realização de seu trabalho, desde que o Departamento de Geografia tenha as condições adequadas e disponíveis necessárias à elaboração e desenvolvimento de seu projeto de pesquisa.

O TCC é um trabalho monográfico individual e escrito que compreende a produção de textos relacionados com as linhas de pesquisa das áreas que compõem o Curso de Geografia. Ele será desenvolvido com base em procedimentos metodológicos adequados às normas de produção de trabalho científico.

A Coordenação didática, em relação ao TCC, terá as seguintes atribuições:

  • elaborar o calendário, com o cronograma de execução, de alunos com a respectiva relação de professores orientadores dos trabalhos;
  • orientar os alunos na identificação/opção da área em que será desenvolvido o trabalho, bem como na intermediação com os professores;
  • receber os projetos preliminares dos alunos matriculados em data previamente definida;

Os alunos que já cursaram o Bacharelado e, portanto, já apresentaram seu memorial estão obrigados, em função da especificidade do ato de formação de professores a apresentar o trabalho de conclusão de curso nos mesmos moldes que os alunos que optarem por concluir somente a licenciatura.

Atividades de formação 

Bacharelado e Licenciatura

Com o objetivo de estimular os graduandos a participarem ativamente de eventos relacionados à Geografia e seus desdobramentos na relação ensino-aprendizagem. O departamento, através de comissões de professores que representem os núcleos de gestão, avaliará, a partir de solicitação circunstanciada do aluno, o reconhecimento de carga horária que será identificada na consigna “Atividades Acadêmico-Científico-Culturais”.

Especificidade das Atividades Complementares  Requisito Máximo de Horas para aproveitamento de créditos

Atividades Culturais feitas por iniciativa do aluno (submissão de
requerimento à coordenação)

Relatório com análise crítica

15

Publicação de trabalhos em periódicos científicos de relevância para a área do curso

Apresentação da publicação

20

Participação em Congressos, Encontros, Seminários

Apresentação de relatório e certificado

15

Realização de cursos de extensão

Apresentação de relatório e certificado

10

Participação em projetos vinculados aos núcleos de pesquisa

Apresentação de relatório e certificado

20

Participação em Semanas Acadêmicas Culturais

Apresentação de relatório e certificado

10

Projetos de extensão vinculados a Universidade

Apresentação de relatório e certificado

15

Monitoria

Relatório do professor orientador e documentação

10

Iniciação Científica

Relatório do professor orientador e relatório semestral e/ou final do estudante bolsista (conforme documentação requerida no edital)

20

Prêmio recebido por trabalho realizado no curso, sob coordenação ou orientação de professor, incluindo Iniciação Científica em concursos internos ou externos

Apresentação de relatório e documentação

20

Representação discente

Apresentação de documento comprobatório e presença nas reuniões

10

Palestras ou exposições coordenadas

Apresentação de relatório e certificado

10

Estágio

Apresentação de relatório e documentação comprobatória
 

50

Elaboração de Trabalho de Conclusão de curso: Memorial

Apresentação de memorial escrito e defesa pública
 

96

Outras atividades a juízo do coordenador do curso em acordo com a Coordenação Didática (O aluno pode entrar com requerimento junto à coordenação); Requerimento assinalando a propriedade da solicitação, avaliação da coordenação, indicando inclusive o número de créditos, a partir de modelo de atividades já estabelecidas neste documento.

Estágio curricular 

Bacharelado
Apesar de não haver exigência legal de estágio para o aluno do bacharelado em Geografia, o aluno é incentivado a realizá-lo, através da Central Geral de Estágios da PUC-SP.

Licenciatura
O Estágio Curricular conta com uma carga horária de 480 h/a (400 horas) sendo 198 h/a dentro da matriz horária e 282 h/a fora.

Grade Curricular 
Campus Monte Alegre
Selecione o período:
Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade
O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e os valores de cada curso são calculados com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

Renovação de reconhecimento

Bacharelado Portaria 520, de 12/05/2010
Licenciatura Portaria 519, de 12/05/2010

Duração 

O curso de Geografia na PUC na modalidade bacharelado conta com 3.456 horas aula, sendo 2.848 horas de atividades didáticas teóricas e 608 horas de atividades práticas.
04 anos (Bacharelado);

Avaliação do curso 

Sistema de Avaliação do Projeto Pedagógico - PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Competência e habilidades 

Quando a sua principal ferramenta de trabalho é o software - e sua matéria prima o dado digital – então o estudante torna-se um profissional produtor de conteúdo, um trabalhador da informação. Nada mais adequado didaticamente do que aproximar e familiarizar o trabalhador com a sua ferramenta de trabalho, em um ambiente de inovação tecnológica, cooperativismo e grandes oportunidades profissionais no país e no exterior que os projetos com estes predicados oferecem.

Na prática isso significa que o nosso aluno, imediatamente após formado, poderá montar o seu desktop de trabalho – e operar a sua consultoria – precisando apenas de um computador conectado à internet, em qualquer lugar do Brasil.

A escolha profissional da carreira, a aptidão vocacional para a Geografia, é norteada por interesses ligados às Ciências da Terra e a preservação do planeta; a interrelação entre os temas comportamento, identidade e cultura nacional, e o interesse em novas tecnologias. A capacidade de observação é muito valorizada no curso de Geografia. A progressão salarial após formado do geógrafo é gradual e segura, assim como o conhecimento e experiência que ele adquire com o tempo.

Todo o potencial está em nosso aluno. Trabalhar as habilidades certas nos alunos é o segredo do nosso sucesso. O sucesso profissional dos nossos alunos é o nosso mais valioso comprometimento docente.

A formação na PUC também oferece o desenvolvimento de habilidades enquanto pessoa, hoje muito valorizadas no ambiente profissional: respeito a diversidade, cidadania, direitos humanos, respeito aos direitos da mulher: um papel que a PUC faz na sociedade brasileira há quase 70 anos, trazendo sempre um voto fundamental e renovado para as novas gerações.

Áreas de atuação 

Além das tradicionais áreas de atuação do Geógrafo, as Geociências e as Ciências Sociais, o Geógrafo tem expandido e diversificado a sua atuação no mercado de trabalho nos últimos anos.A área de consultoria tem sido o maior atrativo dos jovens formados em Geografia. A experiência profissional em geomarketing, em consultoria ambiental, a participação em projetos culturais tem mostrado os novos talentos dos formados pela Geografia da PUC.

A associação de um tema de interesse, com o uso adequado da informação espacial sobre a superfície terrestre – ferramenta de trabalho do geógrafo – já abre uma interface de oportunidade profissional do geógrafo. Dar localização às coisas, trazer o significado do território para uma determinada localidade ou fenômeno no espaço; compor uma série histórica sobre uma região e, com isso, produzir um novo conhecimento.

Ao entrar em contato com temas como agricultura, climatologia, geomorfologia, transportes, arte, religião, economia, produção, consumo, migrações, meio ambiente, recursos naturais, geopolítica, patrimônio histórico, o aluno desenvolve a sua opinião e amadurece seu trabalho em forma de textos, tabelas e mapas.

Vagas turnos e campi 
Histórico 

70 anos PUC o antigo e o moderno

A criação do curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo data de 1934, sendo o mais antigo da cidade de São Paulo e um dos mais antigos do Brasil. Isso não implica que trata-se de um curso obsoleto ou desatualizado, pelo contrário, pois o Departamento de Geografia da PUC/SP vem, há várias décadas, acompanhando o intenso debate a respeito dos pressupostos teórico-metodológicos no campo do conhecimento Geográfico, sobretudo no Brasil; assim como as profundas alterações no mundo contemporâneo. 

Renovação

A Geografia é um campo da ciência onde conhecimentos milenares e teorias clássicas das Ciências Humanas se encontram com as novas formas de percepção do homem sobre a Natureza e sobre sua própria condição. Isso está claro em nosso projeto pedagógico, que procura se renovar constantemente, atendendo às mudanças do mundo contemporâneo.

O atual curso de Geografia da PUC-SP resulta da reforma curricular empreendida no ano de 2013 que distingue duas grades curriculares, a de Licenciatura e do Bacharelado, garantindo a integração entre as duas formações, pois cerca de 80% das atividade e disciplinas são comuns às duas formações. Esta integração também se dá na relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, assim como na articulação entre a graduação e o curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

As atividades que envolvem análise espacial e geoprocessamento vêm se desenvolvendo na Universidade desde o início da década de 2000, sendo que nosso curso conta hoje com disciplinas, tais como, Introdução ao Geoprocessamento I e II, Tratamento e Interpretação de Imagens e Fundamento de Topografia e Geodésia. No aprendizado das geotecnologias, é necessário um espaço acadêmico onde as aulas possam ser ministradas - e realizadas também as atividades práticas de laboratório. Nosso currículo ainda apresenta disciplinas como Fundamentos Analíticos para o Planejamento Territorial, Análise e Intervenção em Impactos Ambientais, Climatologia Urbana,Geografia da Biosfera e Geopolítica e Questões Ambientais, que procuram dar o suporte teórico e conceitual sobre os principais dilemas do mundo contemporâneo. Destaca-se ainda que há um conjunto de disciplinas que preveem trabalhos de campo, atividade fundamental na formação do geógrafo.

Objetivos 

O curso de Geografia tem como objetivo preparar o estudante para a sua futura realidade, o mercado de trabalho e a pesquisa acadêmica. O geógrafo lê muito, é um consumidor de informações e dados, um produtor de uma informação qualificada e proprietário das suas forças produtivas.

Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Perdizes
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
  • Coordenador
    Prof. Gustavo de Oliveira Coelho de Souza
    E-mail: gcoelho@pucsp.br

  • Vice-Coordenador

Contato 

E-mail: facsoc@pucsp.br

Situação 
Matrículas encerradas
ID Curso Totvs 
224
ID Filial Totvs 
1
Matriz Curricular 
Última atualização: 26/4/2017

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