Engenharia Mecânica

Apresentação 

O Curso de Engenharia Mecânica está concebido como uma etapa da formação profissional básica, como requisito para o processo autônomo de educação continuada. Propõe-se a formar um profissional crítico da realidade nacional, capaz de elaborar diagnósticos e propor soluções aos desafios da ação profissional. Organiza-se por meio de um projeto pedagógico de formação ,com destaque ao perfil do profissional que se propõe formar: competências e habilidades, dimensões políticas, sociais e éticas.

Busca consolidar a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de uma formação efetiva a partir da realidade social.

Formas de Ingresso 

Vestibular Verão 2017
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Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

A Coordenação do curso é definida através de eleição entre os docentes candidatos que são pertencentes à carreira do magistério. A Coordenação eleita por dois anos de gestão, terá uma carga horária equivalente a 20 horas no qual serão dedicadas para as atividades didáticos/pedagógicos de coordenação, de atendimento aos alunos e professores e participação de comissões em reuniões com outras instâncias da universidade.

As atualizações e alterações realizadas no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) são organizadas, acompanhadas e presididas pela Coordenação do curso, juntamente com o NDE (Núcleo Docente Estruturante) e o Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica.

Laboratórios 

Laboratórios de Informática: O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (9), Monte Alegre (19) , Santana (2)  e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.

Laboratórios de Física e Engenharia: Os laboratórios de Física e Engenharia estão estruturados de modo a otimizar espaços e equipamentos.

Estão disponíveis para utilização do curso de Engenharia Mecânica laboratórios de uso comum (L1, L2, L3, L5 e L6) e laboratórios de uso específico: Laboratório de Mecânica dos Fluídos; Laboratório de Física Radiológica, Laboratório de Manufatura Integrada e Laboratório de Mecânica.

Avaliação do aluno 

Partindo do princípio que o curso foi concebido com o intuito de formar Engenheiro (a) Mecânico(a), adaptável aos constantes e cada vez mais frequentes avanços tecnológicos, o sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem deve refletir esta realidade. Para avaliar a base sólida de conhecimentos adquiridos nas disciplinas fundamentais e nas de formação geral e específica, são aplicadas provas escritas e práticas buscando incentivar tanto a criatividade do aluno como seu raciocínio lógico e crítico na resolução de problemas.

O Curso de Engenharia Mecânica da PUC-SP estabeleceu que a avaliação deverá ocorrer por dois mecanismos diferentes, de maneira a se obter um julgamento abrangente, com um resultado mais real daquilo que foi efetivamente absorvido pelo(a) aluno(a). Os mecanismos em questão são provas (escritas e/ou práticas) e atividades como seminários, projetos, trabalhos individuais ou em grupos.

O critério de avaliação para as disciplinas levará em consideração uma nota A de Atividades, desenvolvidas dentro de cada disciplina, e as provas P1 e P2 agendadas pelo professor da disciplina, salvo algumas exeções de outras formas de avaliação, mencionadas abaixo.

O critério adotado para o cálculo da Média Final (MF) será:

MF  =  0,3  A  +  0,2  P 1   +   0,5  P 2

Onde:

P1: - Prova marcada pelo professor da disciplina na metade do semestre.
P2: - Prova marcada pelo professor da disciplina, no final do semestre, para cada disciplina.
A: - Nota referente às atividades realizadas no semestre, para cada disciplina.

Um cuidado adicional deverá ser tomado com a nota A, que deverá estar bem caracterizada nos planos de atividades das disciplinas e que envolvem outras formas de avaliação, tais como , seminários, pesquisas, listas de exercícios, projetos, trabalhos em grupos e outras.

Nas disciplinas com laboratórios, além das notas dos relatórios/projetos (normalmente em grupo), pelo menos uma nota individual deverá ser atribuída ao aluno como, por exemplo, uma prova prática, contabilizada dentro das Atividades.
A aprovação do(a) aluno(a) acontecerá na situação em que MF ³ 5,0, com 75% ou mais de presença nas aulas de cada disciplina.

O(a) aluno(a) poderá realizar uma Prova Substitutiva (PS), que substituirá a nota P1 ou P2 no sentido de maximizar a média final, quando for o caso. A prova PS é uma prova aberta, ou seja, mesmo o(a) aluno(a)  que tenha sido aprovado (a) poderá realizá-la, sem prejuízo de nota.

TCC 

O(a) aluno(a) poderá elaborar sua pesquisa a partir do 9º período e passará a receber subsídios para preparar o TCC, por meio das disciplinas: “Trabalho de Conclusão de Curso 1I e 2”, respectivamente, totalizando 60 horas.
Haverá uma relação de temas, oferecida pelo Coordenador do Curso, permitindo ao aluno a escolha daquele que mais lhe interessar. No entanto, o (a) aluno (a) poderá sugerir ao Coordenador do curso um tema de seu interesse e que não conste da relação proposta. Caberá ao Coordenador avaliar a sugestão do(a) aluno (a) e aceitar ou não o tema proposto.


Objetivos


Objetivos Gerais

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma atividade, onde o(a)s aluno(a)s deverão projetar, desenvolver e montar um projeto relacionado com Engenharia Mecânica. Os trabalhos serão desenvolvidos com a orientação do professor da disciplina TCC do curso de Engenharia Mecânica, o qual deverá dar assistência técnica ao grupo, formado com no mínimo oito alunos, através de reuniões semanais durante o horário da aula de TCC, acompanhando sempre o desenvolvimento do trabalho. 

A presença do TCC na organização curricular atende ao disposto no art. 5º, §1º, e art. 7º, parágrafo único da Resolução CNE/CES nº 11/2002, que prevêem: “Deverão existir trabalhos de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sendo que, pelo menos um deles deverá se constituir em atividade obrigatória como requisito para a graduação” e “É obrigatório o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimentos”.


Objetivos Específicos

  • Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um tema de projeto, onde os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso possam ser aplicados;
  • Desenvolver o espírito de equipe para a solução e desenvolvimento de um projeto;
  • Possibilitar a parceria entre a indústria e a universidade no desenvolvimento de um projeto de interesse comum.
Atividades de formação 

As atividades do Curso de Engenharia Mecânica têm como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, com vistas à ampliação de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, de acordo com o perfil profissional desejado. Essas atividades são de responsabilidade da coordenação didática do curso que estipula os critérios de realização, a utilização da carga horária e as condições de aproveitamento pelos alunos junto aos professores.

Os alunos serão estimulados a participar de eventos científicos e culturais, de palestras, seminários e também a organizar eventos de Engenharia para a comunidade interna e externa. Podem fazer parte deste grupo de atividades: visitas técnicas com elaboração de relatórios supervisionados pelos professores; participação em palestras, minicursos, organizados ou não pela universidade e devidamente documentados. Os tipos de atividades estão apresentados na tabela abaixo, sendo que o aluno deverá integralizar, ao longo do curso, o mínimo de 100 pontos que correspondem a 20 horas.

Estágio curricular 

O Estágio constitui um processo de transição profissional, que procura ligar duas lógicas (educação e trabalho) e que proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridos e também desenvolver competências sob supervisão de um profissional da área.

O Estágio deve favorecer a descoberta, ser um processo dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o (a) aluno(a) possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática.

Para fortalecer o elo entre o conhecimento adquirido e sua aplicação, com a maior amplitude possível, o(a) aluno(a) do curso de Engenharia Mecânica deverá cumprir, pelo menos, 160 horas de estágio obrigatório (in loco). Entretanto o(a) aluno(a) será estimulado(a) a cumprir uma carga horária maior de estágio visando seu aprimoramento profissional e melhor preparo para o mercado de trabalho. Tal estágio deverá ser realizado sob a orientação de profissionais da área da Engenharia Mecânica, em instituições reconhecidas, que possam fornecer a possibilidade de contato com experiências práticas, com qualidade nos níveis recomendados. Além disso, o Estágio será supervisionado através de uma disciplina denominada Supervisão de Estágio, constantes da organização/composição curricular do curso, totalizando 30h horas. Esta disciplina será de responsabilidade de um professor do Curso de Engenharia Mecânica.

O (a) aluno(a) poderá desenvolver estágio não obrigatório, facultativo, a partir do segundo período, desde que o coordenador do curso considere o plano de atividades adequado ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na área.

Reconhecimento 

Deliberação do Consun nº 10/2016

Duração 

05 anos

Avaliação do curso 

A implantação da proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica da PUC - SP será acompanhada pelo NDE do curso de Engenharia Mecânica. Esta comissão, liderada pelo coordenador do curso, terá a obrigação de acompanhar a implantação das disciplinas.

Os resultados apresentados pela comissão servirão para orientar a elaboração dos conteúdos programáticos das disciplinas subsequentes. A implantação acontecerá a partir do primeiro semestre de 2017  (caso seja aprovada , em tempo habil, nos órgãos colegiados superiores da universidade) e será realizada semestre a semestre.

A avaliação do Projeto, como um todo, será orientada pelos trabalhos da Comissão Própria de Avaliação da PUC/SP, denominada CPA-PUC/SP, instituída em atendimento ao disposto no art. 11, inciso I da referida Lei Federal nº 10.861, de 14/04/2004, cujos procedimentos foram regulamentados pela Portaria do MEC nº 2.051, de 09/07/2004. A Universidade, por meio do Ato do Reitor nº 12/2004, de 14/06/2004, instituiu a comissão com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, nos termos da lei. No mesmo ato, foram nomeados os componentes da Comissão, com representantes dos três segmentos da comunidade universitária, assim como da Sociedade Mecânico. As atividades serão desenvolvidas de acordo com as recentes Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) para a Auto-Avaliação das Instituições e com as “Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições”,promovendo a formação e constante atualização pedagógica e tecnológica do corpo docente, mantendo-o sempre atento às novas possibilidades de aprimoramento do curso.

Competência e habilidades 

Ao Engenheiro Mecânico formado pela PUC-SP estão associadas as seguintes competências e habilidades:

  • Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;

  • Atuar em equipes multidisciplinares;

  • Capaz de identificar, modelar e resolver problemas.

  • Capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares;

  • Compreender a inter-relação dos projetos Mecânicos com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;

  • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

  • Compreender os problemas administrativos, socioeconômicos e do meio ambiente;

  • Comunicar-se eficientemente nas formas gráfica, simbólica, numérica, escrita e oral, transitando com desenvoltura entre elas;

  • Comunicar-se de forma  oral e escrita;

  • Conhecer a legislação pertinente;

  • Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas;

  • Dominar técnicas computacionais;

  • Empregar habilmente o computador e tecnologias da informação como forma de comunicação, ferramenta para realização de cálculos, ferramenta para simulação numérica, equipamento destinado à aquisição e análise de dados, ao controle de sistemas etc;

  • Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas de Engenharia Mecânica utilizando tecnologias adequadas;

  • Identificar, diagnosticar, formular e resolver problemas técnicos, na área de Engenharia Mecânica, aplicando conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais, sempre levando em conta os aspectos econômicos, éticos, sociais, culturais, políticos e ambientais;

  • Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todos os projetos de Engenharia Mecânica e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria;

  • Ler, interpretar e expressar-se por meios gráficos;

  • Manter uma postura crítico-reflexiva perante o conhecimento e tecnologias existentes, mantendo-se em constante processo de ampliação, atualização, pesquisa e transmissão de conhecimentos;

  • "Pensar globalmente, agir localmente";

  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Mecânica;

  • Prever a evolução dos cenários da Engenharia Mecânica, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;

  • Prever e analisar demandas, selecionar conhecimento científico e tecnológico, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade;

  • Produzir e transmitir conhecimento através de artigos (acadêmicos ou não), palestras, livros etc.;

  • Projetar, implementar e aperfeiçoar projetos Mecânicos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;

  • Ter iniciativa empreendedora;

  • Ter Iniciativa para auto aprendizado e educação continuada;

  • Ter noções sobre a dinâmica do mercado de trabalho, e sobre empreendedorismo;

  • Ter Visão crítica de ordens de grandeza;

  • Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas Mecânicos;

  • Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.
Áreas de atuação 

O mercado de trabalho está em alta, com aumento da demanda desse profissional em diversos setores. Na área de bens de capital, nicho tradicional do engenheiro mecânico, as indústrias automobilística, aeronáutica e naval oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia, particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluidos. O engenheiro é solicitado, também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas hídricos, nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Na área de biociências, o engenheiro mecânico assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais ( fonte: Guia do Estudante). O Engenheiro Mecânico é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Há trabalho em todas as regiões do país.

Salário inicial é de 06 salários mínimos (fonte: Site Crea-SP - 2015).

Vagas turnos e campi 
Histórico 

O Curso de Engenharia Mecânica está concebido como uma etapa da formação profissional básica, como requisito para o processo autônomo de educação continuada. Propõe-se a formar um profissional crítico da realidade nacional, capaz de elaborar diagnósticos e propor soluções aos desafios da ação profissional. Organiza-se por meio de um projeto pedagógico de formação ,com destaque ao perfil do profissional que se propõe formar: competências e habilidades, dimensões políticas, sociais e éticas.

Busca consolidar a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de uma formação efetiva a partir da realidade social.

Objetivos 

Objetivos gerais

  • Formar um Engenheiro Mecânico com caráter generalista. 

  • Desenvolver o aprendizado do aluno, com a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem (aprendizagem baseada em projetos e estudo de casos), evitando-se a simples e monótona memorização e repetição de fatos e exercícios;

  • Enfatizar, ao longo do curso, que a aprendizagem só se processa de maneira ativa, ou seja, quando o aluno participa do processo, estudando, lendo, escrevendo, descrevendo, explicando, resolvendo exercícios e projetos e discutindo-os com seus colegas e professores.


Objetivos específicos

  • Dar uma sólida formação nos núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e de conteúdo específico, em consonância com o disposto nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia, Resolução CNE/CES_11/02. A diversidade das disciplinas do conteúdo específico não permite que se defina uma ênfase. Esta diversidade, associada à solida formação nas disciplinas de conteúdo profissionalizante dão ao aluno uma maior flexibilidade na definição de sua carreira profissional. Além disso, terá sólida formação para o desenvolvimento de projetos de sistemas embutidos (embedded systems);

  • Desenvolver no aluno a capacidade de abstrair a realidade, utilizando-se de modelos para descrevê-la e explicá-la;

  • Mostrar a importância da Matemática como ferramenta, e linguagem, empregada na descrição de modelos, permitindo a previsão do comportamento de sistemas e seu projeto. Será evitado na medida do possível o tratamento formal, em benefício da compreensão e pronta aplicação dos conceitos aprendidos;

  • Emprego intensivo de softwares e tecnologias da informação  na simulação e solução de problemas na Engenharia Mecânica

  • Contextualizar a teoria vista, sempre mostrando algumas de suas aplicações práticas. Os projetos de curso e aulas de laboratório cumprirão este papel, muitas vezes antecipando temas a serem tratados em aulas de teoria; estes projetos serão desenvolvidos durante o curso, abordando temas básicos da Engenharia Mecânica, tais como, máquinas e equipamentos, grandes estruturas metálicas etc.;

  • Uso intensivo da leitura, compreensão e produção de textos, na maioria das disciplinas;
Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Modalidade 
Presencial
Coordenação 

 

 

 

Monitoria 

A atividade de Monitoria é regida na PUC-SP pela Deliberação do CEPE 02/2014, que diz:

Art. 2º - A monitoria, de natureza essencialmente pedagógica, é importante fator para a formação do estudante e para a sua iniciação à docência.
Art. 9º - Somente poderá exercer a monitoria na PUC-SP, o estudante regularmente matriculado em curso de Graduação, que tenha comprovado rendimento escolar.

Iniciação Científica 

A Iniciação Científica é uma atividade de pesquisa orientada por professores doutores para você vivenciar descobertas de respostas produzidas pela sua própria reflexão crítica, fundamentada por métodos e/ou técnicas de investigação científica. Na PUC-SP, o incentivo a essa prática é um dos fatores capazes de assegurar a excelência acadêmica dos cursos que oferece e por isso ela tem um Programa de Iniciação Científica: PIBIC.

A PUC-SP oferece dois tipos de apoio às bolsas de iniciação científica: o PIBIC-CEPE e o PIBIC-CNPq. O PIBIC-CEPE é o programa da própria PUC-SP e significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho de Ensino e Pesquisa. Já o PIBIC-CNPq pertence ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma fundação federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Maiores informações acessar o site http://www.pucsp.br/iniciacaocientifica/

Eventos 

Durante todo o ano são realizados diversos eventos na Faculdade de Ciência Exatas e Tecnologia, por exemplo, Encontro de Ciências Exatas e Tecnologia e Virada Tecnológica.

Os alunos são estimulados a participarem uma vez que as atividades proporcionam desenvolvimento acadêmico e complementam o conhecimento obtido em sala de aula.

ID Filial Totvs 
2
Última atualização: 24/7/2017

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