Apresentação
O curso de Design da PUC-SP busca capacitar indivíduos para atuarem em projetos que envolvam tecnologias emergentes, conceitos de artes, comunicação visual e pesquisas em design.
O curso está alinhado com todas as tendências de tecnologia e sempre coloca o estudante em contato com todo o tipo de inovação, como fotografia e audiovisual, narrativas, usabilidade, prototipação, web, dispositivos móveis, realidade virtual, realidade aumentada, computação gráfica, animação digital, games, tecnologias vestíveis (wereables), internet das coisas, assim com as suas infinitas possibilidades. Esta essência interdisciplinar cultiva uma perspectiva ampla, criativa e crítica que estabelece a base para uma carreira sólida de um Designer.
Diferencial
O curso de Design da PUC-SP é único no Brasil e se diferencia dos demais por oferecer uma linha de formação em Design de Interação, uma área que busca garantir que o profissional de Design apresente produtos e serviços digitais atraentes, efetivos e intuitivos, com experiências únicas para as pessoas.
O curso também foi construído com base nas principais tendências pedagógicas globais para oferecer um ensino contemporâneo, efetivo e alinhado com as expectativas dos estudantes. O curso deixa de lado a metodologia clássica de ensino e adota a metodologia de ensino baseada em projetos (Project-Based Learning), que estimula um processo centrado no aluno, fortalecendo o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico.
Em vez das tradicionais disciplinas dos cursos convencionais de graduação, a estrutura didática do curso de Design da PUC-SP é baseada em eixos temáticos e módulos, o que fornece uma experiência educacional de imersão para o estudante, possibilitando-o vivenciar um período integrado de estudo teórico e prático, além da elaboração de projeto que demonstrem a intersecção de diversos conhecimentos e objetivos de aprendizagem. Com essa abordagem, o estudante aprende fazendo, coloca em prática o conhecimento, e sai formado com um portfólio de projetos realizados em diversas áreas.
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Histórico
O desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais, propiciado pela mídia computacional, que hoje se distribui em uma série de novos suportes como computadores pessoais de mesa e portáteis, e-books, smartphones, tablets, levam a uma crescente multiplicação de tipos de interfaces humano-máquina que transformam o mundo em uma gigantesca rede de trocas de informações. Em função desse crescimento, empresas/corporações e instituições necessitam cada vez mais que o design das interfaces humano-máquina seja adequado para que melhores resultados possam ser obtidos e soluções, antes impossíveis de serem implementadas, possam ser criadas. De fato, quando já se anuncia a internet das coisas, a revolução digital não cessa de trazer novos desafios para que a conversação dos humanos com os equipamentos digitais, dotados de capacidade interativa, seja cada vez mais amigável. A área de conhecimento e de formação profissional, que garante a realização otimizada desse tipo de conversação, é o Design.
Tendo em vista o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da PUC-SP, em vigor desde 2004, o PPC do curso de Design – Linha de Formação: Design de Interação foi elaborado em estreita consonância com uma série de diretrizes, que contribuíram não apenas para contextualizá-lo no âmbito da própria Universidade, como também, para diferenciá-lo em relação aos cursos de Design oferecidos por outras instituições.
Para isso, buscou-se delinear como cada um dos princípios estabelecidos para a graduação da PUC-SP poderia ser trabalhado no processo de formação do futuro profissional de Design. Toda a organização curricular do curso foi pensada tendo em vista as diretrizes curriculares aprovadas pelo Ministério da Educação. São oferecidas atividades em módulos que visam a desenvolver o pensamento reflexivo e a sensibilidade estética necessários à formação de um designer. Os módulos têm por objetivo habilitar o designer a produzir projetos que envolvem competência visual, estética, cultural e, sobretudo, neste caso, tecnológica, ou seja, que habilitem o profissional de Design a compreender e atuar junto às novas tecnologias interativas.
Partindo da tradição do design, este curso avança em relação a essa tradição para fazer frente à expansão por que passou o conceito de design depois do advento das interfaces interativas e às novas demandas profissionais que elas criaram e continuam criando. Por isso, ele baseia-se em metodologias pedagógicas ativas para oferecer um processo de ensino e aprendizagem centrado nas competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas pelo aluno, que no caso deste curso estão organizadas em quatro principais Eixos Temáticos: Criação, Programação, Visual e Design Research.
É importante ressaltar que existem diversos cursos de graduação em Design espalhados por várias localidades do Brasil. Entretanto são raros aqueles que ofereçam uma formação específica em Design de Interação, área que está em crescimento tanto pela necessidade do mercado como no oferecimento de cursos de graduação no exterior.
De acordo com o relatório Diagnóstico do Design Brasileiro, publicado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC, 2014), percebe-se que a área de Design é terreno fértil e que deve ser semeado por instituições de ensino por meio da formação de profissionais qualificados. De acordo com o documento, havia em 2012, 13.600 graduados em design e, apesar de parecer um número convincente, a estatística se mostra pequena quando comparada a de outros países. Essa situação reforça a importância da criação de novos cursos de design com qualidade para suprir a demanda do mercado, que, de acordo com o mesmo documento, tem concentração de 90% nas áreas de design que contemplam o Design Gráfico e Comunicação, Design Digital e Multimídia, Design de Serviços e Design de Produtos, todas áreas que apresentam interfaces com a área de Design de Interação. Também é importante citar a concentração do mercado e da demanda de Design na cidade de São Paulo.
São Paulo tornou-se a materialização de um modelo que se organiza como uma complexa e diversificada rede de relações. É nesse contexto que é proposto o curso de Design da PUC-SP, por conta de uma demanda a ser atendida na cidade. A concentração de cursos de graduação e de empresas desenvolvedoras em uma mesma região cria um ambiente propício para a produção de conhecimento específico. Dessa forma, este é um curso que procura responder à dinâmica de seu tempo e a se antecipar, extrapolando também a materialidade territorial.
Objetivo
Diferentemente das sociedades hierárquicas da modernidade, as sociedades contemporâneas se definem por formas de mediação tecnológica às quais as teorias sociais clássicas não respondem, e que reclamam por profissionais interdisciplinares capazes de pensar a tecnologia de interface e as redes midiáticas em seus aspectos semióticos, estéticos, cognitivos, culturais e tecnológicos. O número de computadores, notebook e aparelhos celulares conectados à internet cresce anualmente a taxas extraordinárias, e é difícil conceber a condição da cidadania e da gestão dos mais diferentes tipos de processos sem a conexão às redes. Debates como o da inclusão digital evidenciam a medida pela qual a cidadania contemporânea é dependente do acesso, da operação e da produção na cultura digital. Ora, essa produção e acesso só podem existir em função do design entre o ser humano e os aparelhos e dispositivos.
O curso de Design da PUC-SP tem como objetivo atender à alta demanda por profissionais com capacidades e habilidades para trabalharem em projetos que envolvam tecnologias emergentes, conceitos de artes, comunicação visual e pesquisas em design.
O curso oferece uma linha de formação na área de Design de Interação que tem como perfil garantir que produtos e serviços digitais sejam atraentes, efetivos e intuitivos, criando experiências únicas para as pessoas em suas relações com as tecnologias, objetos inteligentes e ambientes interativos.
Objetivos gerais
- Aproximar os estudantes da área de design e suas relações com o mercado nacional e internacional;
- Apresentar os principais conceitos de Design de Interação e seus desdobramentos econômicos e sociais;
- Fortalecer uma abordagem interdisciplinar exigida pela área de conhecimento ao mesmo tempo científica, humanística, tecnológica, educacional e estética;
- Atualizar e ajustar com clareza os objetivos do curso às competências e habilidades do perfil profissional que a realidade exige.
Objetivos específicos
- Fornecer uma compreensão tecnológica, histórica, humanista e crítica que permita pensar as transformações em nosso tempo a partir da centralidade que as tecnologias digitais aí ocupam;
- Estimular a criatividade para que os alunos possampropor soluções inovadoras e coerentes com as necessidades contemporâneas; explorando as diversas técnicas e de processos de criação e inovação
- Conduzir ao entendimento das especificidades estéticas, epistemológicas e cognitivas postas pela realidade digital;
- Estimular o pensamento interdisciplinar capaz de facilitar a comunicação e o trabalho com profissionais de outras áreas na realização de pesquisas e projetos em conjunto;
- Desenvolver competências necessárias à manipulação de conteúdo multimidiáticos e as decorrentes questões de interfaceamento, imersão e interatividade;
- Fornecer uma compreensão dos fundamentos das artes e do design, seus desdobramentos sociais;
- Fornecer uma compreensão das tecnologias computacionais, como linguagens de programação, banco de dados e microcontroladores;
- Fornecer uma compreensão dos fundamentos do audiovisual e suas principais aplicações e técnicas, tais como na área de fotografia, vídeo e animação;
- Fornecer uma compreensão sobre a importância da usabilidade no processo de desenvolvimento de produtos de tecnologia e interação, levando em consideração aspectos de ergonomia e experiência do usuário;
- Fornecer uma compreensão da área de prototipação e produtos, estimulando o pensamento por uma abordagem interdisciplinar e holística, levando em consideração aspectos técnicos e humanísticos;
- Fornecer uma compreensão da área emergente de interação e imersão, apresentando seus principais conceitos e técnicas de desenvolvimento, tais como realidade virtual, realidade aumentada e jogos digitais;
- Fornecer uma compreensão sobre a concepção, desenvolvimento e gestão de projetos de design, que busque uma visão crítica que envolva aspectos humanísticos, além de técnicas, materiais e processos.
Competência e habilidades
- Desenvolver competências e habilidades criativas para buscar e propor soluções inovadoras e coerentes com as necessidades contemporâneas por meio da exploração de técnicas e de processos de criação e inovação. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas durante todas as atividades de tutoria de projetos e suas atividades presentes em todos os eixos temáticos do curso.
- Desenvolver o domínio de linguagem própria para expressar conceitos e soluções por meio das diversas técnicas e processos de expressão e reprodução visual. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas principalmente nas atividades previstas no Eixo Temático: Visual do curso, mas também podem ser desenvolvidas em atividades de tutoria de projetos nos demais eixos temáticos.
- Desenvolver competências e habilidades interdisciplinares capazes de facilitar a comunicação e o trabalho com profissionais de outras áreas na realização de pesquisas e projetos em conjunto. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas durante a tutoria de projetos, atividade em que os alunos deverão conceber projetos e soluções inovadoras, muitas vezes com suporte de outras áreas de conhecimento. Reforça-se também que a essência do curso, por seu caráter interdisciplinar, estimula o desenvolvimento dessas habilidades e competências durante todo o percurso do estudante no curso.
- Desenvolver competências e habilidade críticas acerca dos projetos, buscando uma visão sistêmica para sua conceitualização e contextualização, considerando aspectos técnicos, como materiais e processos, bem como seus possíveis efeitos econômicos, psicológicos, sociais e culturais. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas durante as atividades de tutoria de projetos, que estimula uma visão crítica e complexa das técnicas e materiais disponíveis, bem como os possíveis impactos dos projetos para o homem, a sociedade e a cultura.
- Desenvolver competências e habilidades de gestão de projetos em todas as suas etapas, a saber: na concepção, no planejamento, na execução e na entrega de resultados. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas durante todos os eixos temáticos por meio das tutorias de projetos. No entanto, ressalta-se que há um suporte teórico de gestão de projetos no Módulo Produto do Eixo Temático: Design Research.
- Desenvolver competências e habilidades de análise de mercado que permitam conhecer o setor produtivo de sua atuação, identificando possíveis fornecedores e parceiros para geração de novas oportunidades de negócios. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas nas tutorias de projetos dos Eixos Temáticos, bem como nas atividades de Problematização e Estudo de Caso. Reforça-se que o Módulo Produto do Eixo Temático: Design Research também suportará de maneira conceitual e teórica o desenvolvimento dessas competências e habilidades.
- Desenvolver competências e habilidades de gestão de produção para a realização de projetos de design de interação, desde a administração de recursos humanos até o arranjo de produtos físicos. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas por meio das atividades de tutorias de projetos presentes em todos os Eixos Temáticos, bem como nas atividades referentes ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Desenvolver competências e habilidades de uma análise crítica sobre a história e os possíveis caminhos de suas atividades, centradas nos aspectos socioeconômicos e culturais, bem como os possíveis resultados e suas implicações para o meio ambiente, economia, sociedade e cultura. Esses assuntos serão tratados por uma perspectiva crítica e teórica no Módulo Arte & Design do Eixo Temático Criação, bem como SB - Cultura e Cidadania, presentes no Módulo Narrativa do Eixo Temático: Criação. Além disso, essas competências são constantemente tratadas nas atividades de Problematização e Estudo de Caso que acompanham o primeiro e segundo anos do curso.
- Desenvolver competências e habilidade de desenvolvimento de projetos de software e soluções de tecnologia de informação, como web, dispositivos móveis, jogos digitais, ambientes de realidade virtual e realidade mista. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas em todas as atividades previstas no Eixo Temático: Programação, mas também serão estimuladas e exploradas, por meio de projetos, nos demais Eixos Temáticos.
- Desenvolver competências e habilidades de produção audiovisual, explorando os fundamentos e as potencialidade da fotografia, vídeo, animação e áudio. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas em todas as atividades previstas no Eixo Temático: Visual, mas também serão estimuladas e exploradas, por meio de projetos, nos demais Eixos Temáticos.
- Desenvolver competências e habilidades de pesquisa e produção de design, pensando na usabilidade de produtos e serviços, explorando as suas prototipações até a chegada ao produto final. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas em todas as atividades previstas no Eixo Temático: Design Research, mas também serão estimuladas e exploradas, por meio de projetos, nos demais Eixos Temáticos.
- Desenvolver competências e habilidades de criação e inovação, tendo como fundamentos e práticas a arte, o design, as narrativas e os jogos. Essas competências e habilidades serão desenvolvidas em todas as atividades previstas no Eixo Temático: Criação, mas também serão exploradas, por meio de projetos, nos demais Eixos Temáticos.
Área de Atuação Profissional
Criatividade e interdisciplinaridade são habilidades estimuladas durante todo o curso de Design da PUC-SP, o que confere ao profissional formado a capacidade de trabalhar com temas de maior relevância no universo criativo e com o desenvolvimento de produtos e serviços de Design que atendam aos novos desafios da sociedade.
O profissional formado estará capacitado a trabalhar principalmente em empresas de tecnologia, estúdios de criação digital, agências de publicidade, estúdios de animação, cinema e televisão, assim como na indústria de desenvolvimento de jogos digitais.
Grade Curricular
Marquês de Paranaguá - ManhãMarquês de Paranaguá - Manhã | ||||
Per. | Disciplina | CH | Professor | Grau |
1 | Arte e design | 198 | - |
Bacharelado |
1 | Arte e design - estúdio | 63 | David de Oliveira Lemes Doutor(a) |
Bacharelado |
1 | Arte e design - estúdio | 63 | Deborah Magnani de Oliveira Mestre |
Bacharelado |
1 | Arte e design - sustentação interativa | 90 | Alexandre Santaella Braga Doutor(a) |
Bacharelado |
1 | Arte e design - sustentação interativa | 90 | Deborah Magnani de Oliveira Mestre |
Bacharelado |
1 | Arte e design - tutoria de projetos | 45 | Diogo Cortiz da Silva Doutor(a) |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audiovisual - estúdio | 108 | David de Oliveira Lemes Doutor(a) |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audiovisual - estúdio | 108 | Deborah Magnani de Oliveira Mestre |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audiovisual - estúdio | 108 | Lawrence Rocha Shum |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audiovisual - sustentação interativa | 45 | Douglas Canjani de Araujo |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audiovisual - tutoria de projetos | 45 | Diogo Cortiz da Silva Doutor(a) |
Bacharelado |
1 | Fotografia e audivisual | 198 | - |
Bacharelado |
1 | Sb - introdução ao pensamento teológico | 54 | Paulo Raphael Oliveira Andrade |
Bacharelado |
Corpo Docente
Alexandre Santaella Braga
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Arte e design - sustentação interativa
- Acessar Currículo
David de Oliveira Lemes
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 9 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:9 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Arte e design - estúdio
Fotografia e audiovisual - estúdio - Acessar Currículo
Deborah Magnani de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 2 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:2 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Arte e design - estúdio
Arte e design - sustentação interativa
Fotografia e audiovisual - estúdio - Acessar Currículo
Diogo Cortiz da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 7 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:7 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Arte e design - tutoria de projetos
Fotografia e audiovisual - tutoria de projetos - Acessar Currículo
Douglas Canjani de Araujo
- Titulação:
- Anos de Casa: 17 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:17 anos e 1 meses.
- Disciplinas:Fotografia e audiovisual - sustentação interativa
- Acessar Currículo
Lawrence Rocha Shum
- Titulação:
- Anos de Casa: 14 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:14 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Fotografia e audiovisual - estúdio
- Acessar Currículo
Paulo Raphael Oliveira Andrade
- Titulação:
- Anos de Casa: 0 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:0 anos e 1 meses.
- Disciplinas:Sb - introdução ao pensamento teológico
- Acessar Currículo
Atividades de Formação
As atividades complementares do contam como formação do aluno do curso de Design - Linha de formação: Design de Interação, a serem validadas pela coordenação do curso, para um mínimo de 50 horas.
As atividades complementares são anotadas em fichas próprias e comprovadas pelo aluno mediante apresentação de certificados, atestados ou documento similar e relatórios. Dessa forma, o aluno deverá entregar à Coordenação do curso o comprovante de realização da atividade acompanhado de um relatório descrevendo as articulações entre a atividade realizada e o Curso. Caberá à coordenação do curso a análise e atribuição das horas de atividades.
Estágio Curricular
O curso proposto prevê obrigatoriedade ao aluno de fazer estágio como complementação curricular, cuja carga horária mínima é de 200 horas e deve ser realizado durante o período em que o aluno está cursando o curso de Design – Linha de formação Design de Interação. O aluno entregará um relatório à coordenação do curso, que vai validar as horas observando a proximidade entre os trabalhos exercidos pelo aluno no estágio e os conteúdos oferecidos pelo curso, pois o estágio deve ser complementar à formação do aluno. A coordenação do curso se propõe a apoiar o aluno na realização do estágio obrigatório através das seguintes ações:
- Ações, desde o primeiro semestre letivo do curso, para divulgação sobre a importância da vivência e realização de estágios e orientação aos alunos sobre quais os procedimentos para candidatura (elaboração de currículo, entrevista, localização de vagas, documentação etc.);
- Estabelecimento de parcerias com empresas para elaboração do perfil de vagas de estágio;
- Divulgação de oportunidades de estágio aos alunos do curso de Design - Linha de formação: Design de Interação por meio de diversas mídias como: informações em sala de aula; redes sociais; listas eletrônicas; blogs; twitter ambientes virtuais etc.;
- Ações do curso coordenadas com a Coordenadoria Geral de Estágios da PUC-SP – CGE, órgão responsável por mediar a relação entre a universidade e o mundo do trabalho como propor políticas para a atividade de estágio; orientar as unidades acadêmicas no cumprimento das diretrizes para a atividade de estágio da PUC-SP e da legislação de estágio e favorecer a inserção dos estudantes no mercado de trabalho;
- Programa Bolsa Estágio.
O estudante do curso tem a oportunidade de optar por realizar estágios na própria PUC-SP em seus diversos setores por meio do Programa Bolsa Estágio. O Programa objetiva favorecer estágios nos setores acadêmico-administrativos da Universidade, oferecidos aos estudantes de cursos de graduação da PUC-SP. Por se tratar de um programa de estágio da PUC-SP, a qualidade pedagógica dos campos de estágio é controlada pelas instâncias competentes - Coordenadoria Geral de Estágios (CGE) e Coordenadores dos Cursos. Esse estágio objetiva propiciar vivências profissionais que estejam de acordo com a Lei de estágio no. 11.788, de 25 de setembro de 2008, com o PPI e com o Projeto Pedagógico do Curso.
TCC
O Trabalho Interdisciplinar de Conclusão de Curso (TICC) é obrigatório e de natureza prática, em que os alunos desenvolvem um projeto interdisciplinar em design de interação, composto de um produto e uma produção textual (monografia).
A preparação do aluno ao TICC é feita durante todos os anos do curso na medida em que, a cada módulo, são desenvolvidos os projetos. No entanto, no último ano o aluno terá as atividades de TICC1 e TICC2 previstas em sua matriz curricular, que servirá como um período de orientação com professores do curso. O TICC é desenvolvido com o acompanhamento e orientação de um professor/orientador responsável, que oferece a assistência técnica e conceitual necessária.
O trabalho de orientação se dá por meio de reuniões semanais, nas quais o professor acompanha o desenvolvimento dos grupos, desde a escolha do tema, a elaboração dos passos básicos e metodológicos do projeto, até a sua finalização e apresentação à banca examinadora.
Os projetos deverão ser interdisciplinares, buscando a interação entre a teoria e prática, a articulação dos saberes e a mobilização das competências do aluno na concepção, desenvolvimento, execução e gestão de projetos e a reflexão sobre a prática.
Objetivos
Objetivos Gerais
O Trabalho Interdisciplinar de Conclusão de Curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma atividade, na qual os grupos deverão desenvolver um projeto interdisciplinar composto de um produto e uma produção textual (monografia) relacionado ao Design. Os trabalhos serão desenvolvidos com a orientação de um professor, que deverá ter a titulação mínima de mestre, o qual deverá dar assistência técnica ao grupo, por meio de reuniões semanais durante o horário da aula de TICC, acompanhando sempre o desenvolvimento do trabalho.
Objetivos Específicos
- Possibilitar aos alunos o desenvolvimento de um tema de projeto, onde os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso possam ser aplicados de maneira interdisciplinar;
- Desenvolver o espírito de equipe para a solução e desenvolvimento de um projeto;
- Possibilitar a parceria entre a indústria e a universidade no desenvolvimento de um projeto de interesse comum.
Processo de Avaliação do Aluno
Avaliação do Módulo
Segundo o PPI da PUC-SP: “a avaliação deverá levar em consideração “os elementos constitutivos do processo ensino e aprendizagem: plano político-pedagógico, atividades curriculares, metodologias, relação professor aluno, instrumentos e tempos avaliativos, respondendo às particularidades de cada componente curricular (pesquisa, aulas teóricas, práticas, laboratórios, trabalhos cooperativos, estágios, seminários, aulas integradas etc.)”.(pgs. 21 e 22)
Em consonância ao PPI, a avaliação do processo da aprendizagem do curso de Design - Linha de formação: Design de Interação ocorre da seguinte maneira: é importante lembrar que o módulo pode ser composto por três principais atividades, a saber: tutoria de projetos, sustentação interativa e Estúdio. Todas as atividades terão uma nota individual que, por meio dos seguintes pesos, fará a composição da nota final no módulo.
- Tutoria de Projetos: 50% da Nota do Módulo
- Sustentação Interativa: 25% da Nota do Módulo
- Estúdio: 25% da Nota do Módulo
As notas são atribuídas em escala fracionável de 0 (zero) a 10 (dez) para cada uma das atividades. É considerado aprovado no módulo o aluno que obtiver o desempenho mínimo de 50%, nota 5 (cinco) de aproveitamento na nota final do módulo.
Se o aluno tiver uma nota inferior a 5.0 (cinco) no módulo, ele estará reprovado no módulo e deverá cursá-lo novamente. Como o PPC não prevê pré-requisitos, o aluno estará apto a cursar outro módulo de sua escolha.
Partindo do princípio que o curso foi concebido com o intuito de formar um bacharel em Design linha de formação Design de Interação, adaptável aos constantes e cada vez mais frequentes avanços tecnológicos, o sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem reflete esta realidade e está em constante discussão pelo corpo docente. Para avaliar a base sólida de conhecimentos adquiridos nas atividades pedagógicas do módulo, como as Sustentações Interativas e Estúdios, são utilizados vários modelos e recursos avaliativos: provas (escritas e/ou práticas), atividades como seminários, trabalhos individuais ou em grupos, relatórios e elaboração de projetos.
É importante destacar que atividade de Tutoria de Projetos terá uma avaliação de caráter formativa, que será conduzida ao longo do semestre por meio de apresentação de portfólios de atividades executadas. Toda sessão de tutoria é finalizada com uma avaliação formativa, em que oralmente cada estudante avalia o seu próprio desempenho, o de seus colegas e do tutor, que também avalia o grupo, cada estudante e a ele mesmo. Todos avaliam a qualidade do projeto cuja discussão foi finalizada naquela sessão. A atividade também terá uma avaliação somativa, que se dará com base na avaliação do projeto final do módulo.
Caso o aluno seja reprovado na tutoria de projetos, ele terá uma nova oportunidade de apresentar a proposta do projeto, em data marcada pelo professor da atividade. Caso o aluno seja reprovado na Sustentação Interativa e/ou Estúdio, o aluno poderá ter uma atividade de recuperação marcada pelo professor da atividade.
A aprovação do aluno no módulo ainda inclui a frequência mínima obrigatória de 75%. Caso o aluno tenha uma frequência inferior, ele estará reprovado sem direito a qualquer processo de recuperação.
Avaliação das Atividades de Apoio
As atividades de apoio Sustentação Básica e TICC terão suas avaliações separadas de qualquer módulo, ou seja, o aluno terá avaliações individuais para cada uma das sustentações teóricas em que está matriculado, assim como para o seu projeto de TICC.
As notas são atribuídas em escala fracionável de 0 (zero) a 10 (dez). É considerado aprovado na Sustentação Básica o aluno que obtiver o desempenho mínimo de 50% de aproveitamento na nota final e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
Partindo do princípio que o curso foi concebido com o intuito de formar um bacharel em Design linha de formação Design de Interação, adaptável aos constantes e cada vez mais frequentes avanços tecnológicos, o sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem reflete essa realidade e está em constante discussão pelo corpo docente. Para avaliar a base sólida de conhecimentos adquiridos nas atividades pedagógicas, são utilizados vários modelos e recursos avaliativos: provas (escritas e/ou práticas), atividades como seminários, trabalhos individuais ou em grupos, relatórios e elaboração de produtos e projetos.
Os projetos de Trabalho Interdisciplinar de Conclusão de Curso deverão ser interdisciplinares, buscando a interação entre a teoria e prática, a articulação dos saberes e a mobilização das competências do aluno na concepção, desenvolvimento, execução e gestão de projetos e a reflexão sobre a prática. A avaliação desta atividade está descrita no item 16.3 deste documento.
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Modalidade:
Presencial
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Regime de Matrícula:
Semestral
- Reconhecimento:
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Duração:
3 anos
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Mensalidade:
Valor (2018):
R$ 2.190,00
-
Campus e Turnos:
196Marquês de Paranaguá - Manhã


Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
R. Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo - SP
Horário de Funcionamento
2ªa 6ªfeira das 07h às 22h30
Sábado das 07h30 às 16h
Telefone:
3124-7222 / 3124-5744
E-mail:
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