Ciências Econômicas

Guia do Estudante

Grau

Modalidade

Presencial

Apresentação

O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é hoje o maior curso de economia em número de alunos do país com quase 1700 matriculados nos períodos matutino e noturno.


Essa demanda deve-se ao seu reconhecimento tanto em âmbito acadêmico como e principalmente por parte de empresas, bancos e governos que empregam nossos economistas.

O aluno do Curso de Ciências Econômicas da PUCSP é exposto durante todo o curso ao debate e as contradições que permeiam essa ciência, o que enriquece e eleva sua capacidade de compreensão sobre a complexidade da realidade econômica e os desafios por ela colocados.


É um curso que se caracteriza por fornecer ao aluno uma formação plural que lhe permite uma capacidade de compreensão profunda sobre o real funcionamento da economia.

Parte da concepção de que a Ciência Econômica não é constituída apenas de instrumentais técnicos e de um “pensamento único”, mas um feixe de diferentes correntes da teoria econômica e seus instrumentais.

Essa formação lhe permite uma compreensão diferenciada sobre a realidade concreta, o debate econômico sobre ela, bem como os problemas da Economia. Fornece os instrumentos teóricos e práticos para a solução de problemas complexos no mundo do trabalho.

Esta concepção baseada na "pluralidade teórica" está na estrutura curricular do curso, que significa a convivência das diferentes escolas de pensamento como clássica, neoclássica, marxista, keynesiana e pós-keynesiana e novo-clássica, dentre suas principais matrizes em arraigado debate.

O curso procura não separar o debate em nichos independentes, mas integrá-los em um constante enfrentamento de ideias visando a melhor compreensão da economia, bem como a possibilidade de ação destacada sobre a realidade, esteja na empresa, no banco, no governo ou seguindo a carreira de pesquisador.

Diferencial:
O curso de Economia da PUC-SP tem grande aceitação de seus alunos no mercado de trabalho, sendo que 95% dos alunos já em seu segundo ano já estão estagiando ou mesmo inseridos no mercado de trabalho.

O corpo docente do curso de Ciências Econômicas é altamente qualificado, sendo composto de 14% de pós-doutorados, 58% de doutores e 21% de mestres.

O corpo professores contemplam em seus cursos diferentes matizes teóricos o que consegue tornar real o debate dentro e fora das salas de aulas.

Além de preparar o estudante para o exercício profissional, o curso estimula fortemente a pesquisa, incentivando a Iniciação Científica base da pesquisa para alunos de graduação.

O Curso de economia da PUC-SP possui também uma estrutura avançada de pesquisa com dois cursos de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico na área de Economia Política e mestrado profissionalizante na área de Crescimento e desenvolvimento econômico ligado à universidade francesa Sorbone.

A PUC-SP mantém intercâmbio com universidades da América Latina, América do Norte e Europa para opcional complementação do curso e promoção de experiência internacional no estudo da Economia.

 

 

  Conheça o #VCnaPUC* *Programa de Relacionamento com o Vestibulando
Coordenação
Coordenador(a)
Marcel Guedes Leite
Prof. Marcel Guedes Leite
Vice-Coordenador(a)
vice_mariana_ribeiro.jpg
Profa. Mariana Ribeiro Jansen Ferreira
Contato

Departamento de Economia:
Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes – Sala T-38

Horário de Funcionamento: 7h às 12; 13h às 18h; 19h às 21h30.

Telefone: 3670-8136 / 3670-8250   
E-mail: feaeconomia@pucsp.br

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC