Administração

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Apresentação 

A graduação em Administração da PUC-SP forma profissionais capazes de articular o pensamento crítico à ação gerencial. A partir de uma visão generalista, o bacharelado da Universidade promove em seus alunos o espírito dinâmico do empreendedorismo, capacitando-os para vislumbrar novas oportunidades ou negócios ainda não explorados, para se adaptar à dinâmica do mercado e para assimilar e criar novas tecnologias que farão parte do mundo do futuro.

Orientado para a vocação ética e humanística de respeito à sociedade e à comunidade, o curso forma administradores capazes de desenvolver sua carreira no espaço ocupacional desde o nível operacional até o estratégico, trabalhando em equipe e adaptando-se às mais diversas estruturas e culturas organizacionais. A graduação mantém convênios com instituições estrangeiras e incentiva a participação na FEA-PUC Consultoria Júnior, empresa júnior prestadora de serviços de consultoria formada e administrada por estudantes.
 
Formas de Ingresso 
  • Processo seletivo por meio de exame vestibular aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Processo seletivo específico para portadores de diploma de graduação, sob condição de existência de vagas abertas pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Matrícula por transferência sob a condição de existência de vaga, obedecendo ao calendário da Universidade ;
  • Prouni, obedecendo ao calendário da Universidade;
  • Reopção de curso, aberta pela Faculdade, obedecendo ao calendário da Universidade.
Serviços 
PUC Júnior

A FEA-PUC Consultoria Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, prestadora de serviços de consultoria, integrada e administrada por alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais da FEA–PUC-SP. O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento profissional de seus associados, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Desde o início de suas atividades em 1996, tem se concentrado em maximizar o desenvolvimento profissional e pessoal do universitário, complementando sua formação acadêmica e prestando o melhor serviço com dinamismo e qualidade.

A Empresa Júnior é composta por alunos altamente qualificados, que proporcionam os melhores serviços do mercado, superando expectativas e fazendo da FEA-PUC Consultoria Júnior um exemplo em seu setor de atuação. Ademais, todos os projetos desenvolvidos pela PUC-Júnior contam com a participação de professores do Curso de Administração como orientadores. A participação dos professores do Curso de Administração se dá também em programas de treinamentos dos alunos e em outras atividades integradas, como eventos e cursos, entre outras.

Continua integrada ao Curso de Administração e aos demais cursos da FEA-PUC-SP e possibilita que as atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Administração sejam consideradas como atividade de estágio e também como atividades complementares.
Gestão 

As Faculdades são compostas por: Departamentos, Cursos de Graduação, Programas de  Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, Cursos e Atividades de Educação Continuada, Unidades Suplementares e Núcleos Extensionistas.

Compete à Câmara de Graduação:
I - desenvolver estudos que subsidiem o CEPE na elaboração ou alteração da política educacional da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CONSUN e CONSAD;
II - desenvolver estudos, no âmbito do ensino, de forma articulada com a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, que subsidiem a elaboração dos Projetos Institucionais da PUC-SP, a ser submetidos à apreciação e aprovação do CEPE;
III - propor ao CEPE plano de implementação da política educacional e do desenvolvimento do ensino nas Faculdades, definindo as prioridades;
IV - propor ao CEPE as normas e as orientações técnicas para elaboração e tramitação de programas e projetos de ensino das Faculdades;
V - dar parecer sobre Projetos Pedagógicos de Cursos e propostas de alterações a serem submetidos à aprovação do CEPE;
VI - apreciar os relatórios das avaliações institucionais e de cursos;
VII - promover a auto-avaliação dos Cursos de Graduação das Faculdades, encaminhando ao CEPE relatórios;
VIII - promover estudos das demandas socio-ocupacionais e das transformações na esfera do conhecimento, orientando as Faculdades para a proposição de mudanças curriculares, ou de novas modalidades de Graduação;
IX - subsidiar e supervisionar o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, zelando pela observância dos mesmos;
X - acompanhar a implementação de novos Projetos Pedagógicos de Cursos;
XI - subsidiar o CEPE nas políticas de extensão referentes à Graduação;
XII - emitir pareceres de mérito sobre projetos de extensão ligados à Graduação;
XIII - exercer outras atribuições previstas em normas ou decididas pelos Colegiados competentes e inerentes à natureza do órgão.

Professores 

Adolfo Anderson Rodrigues Pinto

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Mestrado

Adriana Gomes de Freitas

Departamento De Administração

TP

Pós Dout.

Adriano Batista Alves

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Agustin Perez Rodrigues

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Alexandre Gonzales

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Mestrado

Alexandre Luzzi Las Casas

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Alvaro Augusto Ricardino Filho

Departamento De Ciencias Contábeis

TI

Doutorado

Alvaro Pequeno da Silva

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Amauri Pedroso Catropa

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Ana Hutz

Departamento De Economia

TP

Mestrado

Ana Lucia de Madureira Biral

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Ana Maria Ramos Buairide

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Andre Accorsi

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Antonio Carlos Gobe

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Antonio Marchionni

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Arlete Assumpcao Monteiro

Departamento De Fundamentos Da Educação

TI

Doutorado

Arnoldo Jose de Hoyos Guevara

Departamento De Administração

TI

Pós Dout.

Augusto Felippe Caramico dos Santos

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Belmiro do Nascimento Joao

Departamento De Administração

TI

Pós Dout.

Benedito Cardoso da Silva

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Bruno Jose Daniel Filho

Departamento De Economia

TP

Doutorado

Carlos Alberto Safatle

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Carlos Eduardo Figueiredo Cabral

Departamento De Economia

TI

Mestrado

Carlos Eduardo Goncalves Saraiva

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Carlos Hideo Arima

Departamento De Ciencias Contábeis

TI

Doutorado

Carlos Roberto de Mello

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Carmen Lidia Ramuski

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Celso Ribeiro Campos

Departamento De Economia

TI

Doutorado

Celso Sebastiao de Souza

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Claudia Helena Cavalieri

Departamento De Economia

TP

Doutorado

Claudio Antonio Tordino

 

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Claudio Capp Pacheco

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Claudio Rafael Bifi

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Mestrado

Crisomar Lobo de Souza

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Cristina Helena Pinto de Mello

Departamento De Economia

TI

Doutorado

David Tadeu Morettini

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Dione Fagundes Nunes Gomes

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Edson Ferreira de Oliveira

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Edson Mariano da Silva

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Edson Marques Flores

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Edson Sadao Iizuka

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Eduardo Fernandes Pestana Moreira

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Eduardo Kiochi Nakamiti

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Eduardo Pozzi Lucchesi

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Egydio Barbosa Zanotta

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Elaine Cristina Borges

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Elisabete Adami Pereira dos Santos

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Elisabeth Juliska Rago

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Elizabeth Borelli

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Evange Elias Assis

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Everaldo Montesi Medeiros

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Mestrado

Fabio Lucio Prado

Departamento De Administração

TP

Educação superior

Fabricio Cesar Bastos

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Fatima Lilian Melega Gallo

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Fernanda Cecilia Ferreira Ribeiro

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Fernando Altemeyer Junior

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Flavio Estevez Calife

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Flavio Jose Maciel

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Francisco Hashimoto

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Educação superior

Gabriel Almeida Antunes Rossini

Departamento De Economia

TI

Mestrado

Geraldo Aparecido Borin

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Getulio Kazue Akabane

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Gezio Duarte Medrado

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Gilberto Caetano

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Gilson de Lima Garofalo

Departamento De Economia

TI

Doutorado

Gin Kwan Yue

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Giuseppe Milone

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Doutorado

Guilherme Garcia Belloque

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Hamilton D Angelo

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Helgo Max Seitz

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Hiroco Fuita

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Doutorado

Homero Jorge Mazzola

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Inacio Mitsuo Uchida

Departamento De Ciencias Contábeis

TI

Mestrado

Irineu Lopes Trigo

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Jean Pierre Marras

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Joao Antonio Polido

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Joao Candido Goncalves Saraiva

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Joao Carlos Piedade Vannucci

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Joao Decio Passos

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Joao Goncalves Monteiro Junior

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Joao Pinheiro de Barros Neto

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Joelson Oliveira Sampaio

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Jonnefer Francisco Barbosa

Departamento De Filosofia

TI

Doutorado

Jose Americo Martelli Tristao

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Jose Carlos Fernandes Rodrigues

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Jose Hamilton Maturano Cipolla

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Jose Iesca Rodrigues

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Jose Luiz Carlos Demario

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Mestrado

Jose Luiz Munhos

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Doutorado

Jose Nicolau Pompeo

Departamento De Economia

TI

Doutorado

Jose Odalio dos Santos

Departamento De Administração

TI

Pós Dout.

Jose Palandi Junior

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Jose Roberto Martins Ferreira

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Jose Ulisses Leva

Departamento De Teologia Sistemática

TP

Doutorado

Josefa Sonia Pereira da Fonseca

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Josephina Montanarini

Departamento De Relações Tributárias, Economicas E Comercias

TP

Mestrado

Kuniharu Iwashita

Departamento De Teologia Fundamental

TI

Doutorado

Laerte Jose Tadeu Temple

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Lairtes Julia Maria Temple Vidal

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Lawrence Chung Koo

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Leonardo Pagano

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Lucia Lucena Morales

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Luciane Tudda

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Luciano Antonio Prates Junqueira

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Luciano Crocco

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Luis Antonio Volpato

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Luis Patricio Ortiz Flores

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Luiz Augusto Martits

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Luiz Carlos Rusilo

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Luiz Claudio Zenone

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Luiz Felipe Arruda Ambrozio

Departamento De Economia

TP

Educação superior

Mamerto Granja Garcia

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Mestrado

Marcelo Antonio Treff

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Marcelo Augusto Vieira Graglia

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Marcelo Claudio Lema

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Marcelo Domingos Pezzutto

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Mestrado

Marcio Cardoso Machado

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Marcio Shoiti Kuniyoshi

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Marco Antonio Silva

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Marcos de Campos Maia

Departamento De Administração

TP

Pós Grad.

Maria Amelia Jundurian Cora

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Maria Cristina Pinto Gattai

Departamento De Psicologia Social

TI

Doutorado

Maria do Carmo Ribeiro Schwandner Ferreira

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Maria Luiza Guedes

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Maria Odila Amarante Savoy

Departamento De Administração

TP

Educação superior

Maria Sidnea Nogueira Martins Rodrigues

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Marino Antonio Sehnem

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Mario Luis Farah

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Mauro Maia Laruccia

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Milton dos Santos

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Milton Yukio Koga

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Educação superior

Minas Djehiziam

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Moacir Nunes de Oliveira

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Mestrado

Murilo Damato

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Myrt Thania de Souza Cruz

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Narcelio Jose dos Santos

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Odair Silva Soares

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Onesino de Oliveira Cardoso

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Patricia Giannoccaro Von Huelsen

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Paulo Roberto Alves

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Paulo Roberto de Oliveira

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Doutorado

Paulo Roberto Moreira

Departamento De Psicologia Do Desenvolvimento

TP

Mestrado

Paulo Romaro

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Pedro Angelo Tittanegro

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Pedro Javier Aguerre Hughes

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Pedro Lucas de Resende Melo

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Plinio Joao de Souza

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Raul Ribas

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Regina Maria Baratho

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Mestrado

Regio Lacerda

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Renaldo Antonio Goncalves

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Doutorado

Renata Schirrmeister

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Renato Manga Jacob

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Ricardo Sampaio Zanotta

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Rivadavia Pereira Gomes Filho

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Roberto de Oliveira Loureiro

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Roberto Sanches Padula

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Ronaldo Frederico

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Ronaldo Grecco

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Rosana Lucille Bassinello Saraiva

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Ruth Yamada Lopes Trigo

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Samuel Hazzan

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TP

Doutorado

Sandra Maria Medeiros Loureiro

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Sergio Luiz Pereira

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Sergio Silva Dantas

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Sidney Macazzo Caigawa

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Silvia Assinati Meira

Departamento De Atuaria E Métodos Quantitativos

TI

Mestrado

Tania Maia

Departamento De Administração

TP

Mestrado

Tarcisio Justino Loro

Departamento De Teologia Prática

TP

Doutorado

Valdenise Lezier Martyniuk

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Valerio Vitor Bonelli

Departamento De Ciencias Contábeis

TI

Mestrado

Virginia Talaveira Valentini Tristao

Departamento De Administração

TP

Doutorado in

Vitoria Catarina Dib

Departamento De Administração

TP

Doutorado

Wagner Abrao Martins

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Wagner Lopes Sanchez

Departamento De Ciências Da Religião

TI

Doutorado

Wagner Tufano

Departamento De Administração

TI

Mestrado

Waldomiro Piedade Filho

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Walter Gomes da Cunha Filho

Departamento De Administração

TI

Doutorado

Wilian Gatti Junior

Departamento De Administração

TP

Mestrado

William Carlo Brasil Cei dos Santos

Departamento De Ciencias Contábeis

TP

Mestrado

Windsor Espenser Veiga

Departamento De Ciencias Contábeis

TI

Doutorado

Laboratórios 
O curso conta com uma estrutura de laboratórios de informática administrada pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da PUC-SP. Com um total de 31 laboratórios de informática, divididos entre os campi Marques de Paranaguá (8), Monte Alegre (19) , Santana (2), Barueri (1) e Sorocaba (1), todos conectados em rede à uma velocidade de 100Mps.

Esses mais de 1000 computadores integram os cerca de 2300 computadores da grande rede PUCSPNet, totalmente conectada à Internet, onde utilizamos um link principal de acesso com velocidade de 1Gbps.

Contamos ainda com uma política de licenciamento de software através de programas educacionais e parcerias com empresas como IBM (IBM Rational), Microsoft (MSDN Academic Alliance), CorelDraw, Adobe (Flash, Dreamweaver, InDesign, Photoshop, Director),  além de softwares específicos como Vue, Cinema 4D, SPSS, SolidWorks, entre outros.
Avaliação do aluno 
Em cada disciplina ou outro componente curricular previsto no PPC, é atribuída apenas uma nota final resultante do processo de avaliação determinado pelo professor no início do semestre letivo.

A média necessária para a promoção do aluno é 5,0 (cinco).

No processo de avaliação determinado pelo professor ao menos uma das notas deverá ser resultante de uma prova individual feita em sala de aula.

É obrigatório, entretanto, que existam ao menos duas modalidades de avaliação (prova e trabalho, prova e exercício, prova e seminário, entre outras combinações possíveis).
TCC 

Trabalho de Conclusão de Curso é atividade acadêmica obrigatória para obtenção do certificado de conclusão do Curso de Administração e posterior registro do Diploma no Ministério da Educação.

- Deverá ser feito por todos os alunos matriculados nos penúltimo e último semestre do curso;

- São oferecidas duas disciplinas de Orientação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2). No curso matutino, as disciplinas Orientação do TCC I e II serão oferecidas no 7º e 8º semestres, e no curso noturno no 8º e 9º semestres;

- O TCC deverá ser uma monografia cuja orientação é realizada por professor do departamento, com titulação mínima de mestre, vinculado à área epistemológica que o aluno escolher.

- As linhas de pesquisa em que o TCC podem ser desenvolvidos são:

  • Gestão Estratégica e das Organizações
  • Finanças
  • Marketing
  • Operações
  • Recursos Humanos

- O aluno deverá procurar a linha de pesquisa que mais o interessar para iniciar o TCC1.  Veja indicações para o aluno no link: TCC-Aluno
http://www.pucsp.br/graduacao/administracao#tcc-aluno

 

Atividades de formação 

As Atividades Complementares terão uma carga total de 68 (sessenta e oito) horas.

Atividades Complementares 1
Atividades Complementares 2

  • Poderão ser integralizadas a qualquer tempo, e sua validação deverá ser requerida perante a Coordenação do Curso.
  • Poderão ser consideradas atividades que envolvam:
  • palestras;
  • participação em eventos acadêmicos ou científicos (na própria PUC ou em outra instituição);
  • atividades de extensão ligadas ao campo da administração (projetos em ONG’s ou outras organizações de cunho social);
  • serviços à comunidade, dentre outros.

O aluno que desenvolver projeto de iniciação científica aprovado pelo CEPE e com orientação de professor da universidade poderá requerer a equivalência integral das 68 horas de Atividades Complementares.

No caso de participação por pelo menos dois semestres nas atividades da PUC Júnior, também poderá requerer a equivalência integral das horas.

Outras formas de aproveitamento das Atividades Complementares no currículo dos alunos deverão ser definidas pela Coordenação do Curso em conjunto com os Coordenadores das Áreas Epistemológicas.

Estágio curricular 

Estágio Curricular é atividade de complementação acadêmica, nos moldes estabelecidos pelos seguintes documentos:

  • Decreto n. 87497 de 18 de agosto de 1982;
  • Resolução de 4/10/93 do Conselho Federal de Educação;
  • Política de Estágios da PUC-SP - aprovada pelo CEPE em 02/9/87 e homologada pelo CONSUN em 30/3/88;
  • Reforma Curricular da FEA-PUC-SP, homologada pelo CONSUN em 06/02/95.

O estágio é atividade acadêmica obrigatória para obtenção do certificado de conclusão do curso de Administração e posterior diploma registrado no Ministério da Educação.

Deve ser realizado em organizações em que as técnicas ministradas possam ser aplicadas segundo os objetivos do estágio.

Seu objetivo é incentivar o aluno ao exercício e à análise das práticas administrativas nos diversos tipos de organizações.

Deve apresentar duração mínima de um semestre letivo, perfazendo o total mínimo de 330 horas.

Essa atividade se dá sob a coordenação e orientação do Departamento de Administração da FEA-PUC. O Relatório é o produto final do estágio.

A existência de vínculo empregatício entre o estudante e a organização não invalida o estágio, e o seu cumprimento se dará dentro do próprio trabalho do aluno. Isso também se aplica aos estudantes empresários desde que sua atuação em organização de sua propriedade, ou da qual sejam sócios, seja compatível com a aplicação das técnicas estudadas no Curso de Administração.


As áreas da Administração em que os estágios deverão ser feitos são as seguintes:

Gestão Estratégica e das Organizações
Organização e Métodos; administração de sistemas de informações; desenvolvimento, implantação e gestão de planejamento estratégico empresarial; desenvolvimento e implantação de novas estruturas organizacionais; desenvolvimento e gestão de projetos de melhoria, eficiência e eficácia (enxugamento, terceirização, downsizing, reengenharia, reestruturação, inovação empresarial); consultoria organizacional; gerência corporativa; responsabilidade social e ética empresarial; governança corporativa etc.

Finanças
Orçamento; custos; planejamento e gestão financeira; demonstrativos financeiros; análise de crédito; diagnósticos financeiros; controladoria; análise e gestão de investimentos; contabilidade gerencial; análise de risco; mercado de capitais; mercado de câmbio, entre outros.

Marketing
Análise de mercado; promoção e propaganda; pesquisa mercadológica; vendas e distribuição; desenvolvimento de produto; trade marketing; gestão de marcas; comportamento do consumidor; marketing de serviços; varejo; segmentação; posicionamento e outros.

Operações
Planejamento e gestão de Sistemas de produção; logística; pesquisa operacional; programação e controle estatístico de qualidade; estatística aplicada à produção; controle de eficiência; fluxograma de produção; controle de materiais e bens patrimoniais; compras; desenvolvimento de fornecedores; planejamento, implantação e gestão de Sistema de qualidade total e ISO (séries 9000 e 14000); planejamento e controle de produção; desenvolvimento e gestão de projetos relacionados à questão ambiental, etc.

Pessoas
Planejamento e gestão de pessoas; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; gerenciamento da remuneração; análise e descrição de cargos; desenvolvimento de carreira; avaliação de desempenho; desenvolvimento e gestão de planos de incentivos; gestão de programas de benefício; desenvolvimento organizacional (gestão de clima e cultura organizacional); comunicação interna; negociação coletiva e relações sindicais; segurança e saúde (medicina) do trabalho, etc.

Orientação e Normas para Realização do Estágio e Elaboração do Relatório.

Matriz e Componentes 

Clique para visualizar a matriz curricular no curso:

Administração - Matutino
Administração - Vespertinho e  Noturno

Mensalidades 

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.
 
O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas e outros componentes curriculares) relativas a cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade

O Edital de Mensalidades é publicado nos quadros de aviso da Universidade e na página oficial eletrônica especifica os valores calculados para cada curso, com base nas atividades pedagógicas previstas.

Aproveitamento de Estudos
O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso.

Reajustes de mensalidades
Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento
A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento
Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

Reconhecimento 

MONTE ALEGRE E SANTANA
Ato inicial autorizativo: Resolução Consun s/nº, de 28.2.1969
Reconhecimento:
Decreto 74.241, de 27/06/74
Renovação de reconhecimento:
Portaria 986, de 05/05/2006

BARUERI
Ato inicial autorizativo:
Portaria 811, publicada em 27.08.2007   
Reconhecimento:
Portaria 301, de 31/12/12

IPIRANGA
Ato inicial autorizativo:
Ata CONSUN 497, de 25/08/2010

Duração 
Duração mínima:
Matutino: 8 semestresVespertino: 9 semestresNoturno: 9 semestres
Duração máxima:
Matutino:12 semestresVespertino:14 semestresNoturno: 14 semestres
Avaliação do curso 
Sistema de Avaliação do PPC:

A autoavaliação do curso tem como propósito o aprimoramento de seu Projeto Pedagógico (PPC).

Trata-se de um processo contínuo que, por meio de diferentes fontes de informação, analisa a coerência e a efetividade entre princípios da proposta pedagógica e sua dinâmica de funcionamento.

Sua realização está a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação Didática do Curso, do Conselho de Faculdade e da Câmara de Graduação.

Por meio da autoavaliação, esses colegiados monitoram a implantação do PPC dialogando com as demandas advindas do cotidiano e com as informações construídas por meio de escutas periódicas. Para tanto são utilizados instrumentos específicos:

a) avaliação contínua do aluno;

b) avaliação das condições de ensino (infraestrutura, equipamentos e gestão acadêmico-administrativa);

c) avaliação dos aspectos didático-pedagógicos do corpo docente, realizada por meio da autoavaliação do professor e da docência pelo aluno.

Envolve também diferentes parcerias da universidade que, direta ou indiretamente, contribuem para a qualidade da formação dos alunos, especialmente os departamentos.

Esse processo articula-se internamente à Autoavaliação Institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), situando o curso no contexto da Universidade e, externamente, com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa articulação externa leva em conta os resultados do Enade, as Avaliações in loco e os indicadores de qualidade do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Competência e habilidades 

 Técnica

  • ter o domínio dos conceitos e práticas atuais ligados à administração financeira, marketing, pessoas, serviços e produção, estratégia e tecnologia da informação, em distintos modelos organizacionais.

 Operacional

  • exercer, em sua plenitude e em seus diversos graus, o processo de tomada de decisão, na gestão de recursos e prazos e no processo de planejamento organizacional;
  • ter capacidade inovadora com absorção e transferência de conhecimentos;
  • ser capaz de analisar e utilizar dados e informações técnicas, aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços.

 Relacional

  • desenvolver a liderança e o trabalho em equipe;
  • ser capaz de se comunicar eficazmente, com articulações internas e externas à organização, com constante aprimoramento do relacionamento interpessoal;
  • ser negociador.

 Humanística

  • ter postura ética, capaz de compreender a responsabilidade social e agir em prol da sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, sociais e ambientais;
  • dominar os prin cípios e fundamentos da eqüidade. 
Áreas de atuação 
O administrador pode atuar na área de negócios empresariais, exercendo atividades em organizações públicas ou privadas dos setores produtivos, como indústrias (extrativa, transformação, infraestrutura), serviços e operações (financeiro, transportes, intermediação, consultoria, tecnologia da informação, turismo e lazer, saúde). O graduado também pode desenvolver sua prática profissional no campo do terceiro setor, em organizações de cunho social e prestadoras de serviços à comunidade como ONGs, fundações, clubes de serviços, associações beneficentes.

Nestas áreas, ele estará habilitado a participar de processos de tomada de decisão, desempenhando funções como gestor (gerenciamento de processos e organizações), analista (realização de diagnósticos) e consultor (apoio e desenvolvimento de processos e organizações).
 
Vagas turnos e campi 

Campus Barueri: 50 matutino/ 50 noturno
Campus Santana: 50 noturno
Campus Ipiranga: 50 vespertino / 50 noturno
Campus Perdizes: 250 matutino/ 250 vagas noturno

Histórico 
O Curso de Administração da PUC-SP teve início em 1971. A primeira reforma curricular ocorreu em 1975 simultaneamente à reforma da Universidade com a adoção do ciclo básico. Em 1981, foi implantado um novo currículo, cujo objetivo central era adaptar o curso às demandas emergentes da realidade econômica e social, fruto das transformações ocorridas com o desenvolvimento acelerado do país na década de 1970.  As inovações foram significativas. O mercado de trabalho reagiu favoravelmente, dando preferência aos nossos alunos pelo alto grau de atualização recebido na sua formação.

No final dos anos 80, novos desafios se impuseram à formação do bacharel em Administração, em virtude de um mercado mais competitivo, do surgimento de novas tecnologias, da informática despontando de forma definitiva no contexto dos negócios, das dificuldades econômicas e sociais, da inflação acelerada, da formação do perfil dos recursos humanos não acompanhando a velocidade que as empresas necessitavam. O curso passou por nova reforma para responder a essas demandas de formação.

A reforma deu novo fôlego ao curso, e a principal inovação foi a criação do quinto ano, composto apenas por disciplinas optativas das cinco áreas funcionais. Essa alteração permitiu notável flexibilização ao curso, mantendo-o atualizado, uma vez que as optativas eram oferecidas de acordo com o contexto vigente no ambiente dos negócios.

A última reforma do Curso foi realizada em 2007. O atual Projeto Pedagógico visa a formar o jovem profissional com padrões éticos e conhecimentos técnicos e humanos que permitam o pleno desenvolvimento de suas atividades no campo dos negócios, quer sejam eles lucrativos ou não, em organizações públicas, iniciativa privada ou do terceiro setor.
Objetivos 
  • desenvolver o espírito crítico do aluno fundamentado em bases teóricas e práticas, amparado por ações didáticas e pedagógicas essenciais ao ensino e à pesquisa, adequadas à realidade brasileira e de acordo com os princípios humanísticos que norteiam as práticas administrativas;
  • proporcionar alta qualidade na formação de administradores de empresas, baseada na excelência do ensino de graduação;
  • desenvolver conhecimento genérico das áreas de atuação nas organizações com fins lucrativos ou não, capacitando os estudantes para:
    • identificar e discriminar as melhores práticas gerenciais nos diversos âmbitos da atuação do administrador;
    • analisar e correlacionar as variáveis que compõem o ambiente interno da organização e o externo a ela, tanto em relação aos aspectos ligados diretamente aos negócios da empresa quanto aos referentes à inserção social e ambiental da organização;
    • apresentar as melhores estratégias, táticas e ações operacionais no âmbito das principais áreas funcionais ligadas ao campo da administração.
Grau 
Bacharelado
Regime de matrícula 
Semestre
Campus 
Perdizes
Barueri
Santana
Ipiranga
Modalidade 
Presencial
Coordenação 
Contato 

Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais: feaadm@pucsp.br Coordenador do Campus Perdizes: Prof. Dr. Arnaldo José França Mazzei Nogueira - ajnogueira@pucsp.br Coordenadora do Campus Santana : Profa. Me. Maria Sidnéa Nogueira Martins Rodrigues - msrodrigues@pucsp.br Coordenadora do Campus Ipiranga: Profa. Me. Elizabete Adami Pereira dos Santos - betadami@pucsp.br

Monitoria 

Monitoria

Iniciação Científica 

O QUE É?

É uma atividade de pesquisa orientada por professores para você vivenciar descobertas de respostas produzidas pela sua própria reflexão crítica, fundamentada por métodos e/ou técnicas de investigação científica.

QUE TIPO DE APOIO É OFERECIDO AO ALUNO DE IC?

A PUC-SP oferece dois tipos de apoio às bolsas de iniciação científica:

  • PIBIC-CEPE é o programa da própria PUC-SP e significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho de Ensino e Pesquisa. O valor da bolsa é R$ 360,00.
  • PIBIC-CNPq pertence ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma fundação federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O valor da bolsa é R$ 400,00

POR QUE FAZER INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

  • Enriquece o currículo acadêmico e profissional (diferencial na carreira);
  • Permite aprendizagem mais profunda no tema da pesquisa;
  • Gera aprendizagem no desenvolvimento de projetos.
  • Anualmente, os resultados das pesquisas realizadas são reunidos no Encontro de Iniciação Científica e os melhores trabalhos são premiados.

COMO FUNCIONA?

  • O aluno interessado deverá preencher o formulário deste informativo e encaminhar para a funcionária Deyse do Expediente da FEA, até 31 de outubro.
  • O Expediente da FEA cadastrará no banco de dados, as informações dos alunos interessados para posterior seleção.
  • O Expediente da FEA entrará em contato com os alunos selecionados.
  • Um orientador designado auxiliará o aluno na elaboração do projeto para submissão no 1º semestre e vigência no 2º semestre.

QUEM PODE PARTICIPAR?

  • Alunos regularmente matriculados no curso de graduação da PUC/SP até o penúltimo ano do curso e que tenham concluído as disciplinas de Pesquisa;
  • Alunos do PROUNI poderão concorrer a bolsa;
  • Alunos que não tenham reprovação em disciplinas do curso (se tiver reprovação, só poderá desenvolver o projeto sem bolsa).
Estágio 

Estágio

Formulários e Documentos 

Formulários e Documentos

TCC Aluno 

A realização do trabalho de monografia é um requisito necessário para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Administração de Empresa e um dos mais importantes trabalhos da vida acadêmica do aluno.

É fundamental que o aluno saiba que o processo de elaboração da monografia é longo e terá a duração de dois semestres letivos, onde o aluno deverá cursar primeiramente as disciplinas de TCC 1 e no semestre seguinte a de TCC 2.

Já na escolha do TCC 1 o aluno deverá procurar uma linha de pesquisa que mais o agrada e que se enquadra no tema que ele escolherá para escrever a monografia. As linhas de pesquisa são definidas pelas áreas epistemológicas do curso de Administração e são as seguintes: Gestão Estratégica e das Organizações (TCC EST), Gestão de Finanças (TCC FIN), Gestão de Marketing (TCC MKT), Gestão de Operações (TCC OPR) e Gestão de Pessoas (TCC PES).

Ao professor-orientador designado caberá a tarefa de orientar os alunos em todas as etapas da elaboração do trabalho, desde o projeto de pesquisa até a finalização da monografia, avaliar o desempenho do aluno ao longo da elaboração do trabalho e estar disponível em hora e local combinado com os orientandos.

Vale ainda saber que o aluno deve procurar manter a mesma linha de pesquisa, e o mesmo dia de orientação a fim de que mantenha o mesmo professor- orientador no TCC 1 e no TCC 2.  De um modo geral, o professor que oferecer TCC1 em um dia deverá permanecer no mesmo dia e horário para orientar o TCC2, salvo alterações imprevistas na grade horária.

A avaliação do aluno seguirá critérios pré-estabelecidos e claros e o aluno deverá ficar atento para que seu trabalho não seja desqualificado, o que pode acontecer caso o professor perceba plágio, quando o aluno não comparecer nas orientações ou apresente trabalho que não tenha sido acompanhado pelo seu orientador.

Para a realização de um bom trabalho é preciso planejar e realizar tarefas distintas em cada uma das fases, por isso, recomendamos que o aluno faça, em conjunto com o seu professor orientador, um cronograma, acordando tarefas e prazos.

É importante que o aluno conheça o que ele irá desenvolver em cada fase do trabalho. No TCC 1, ele fará o planejamento da pesquisa (cronograma de atividades, o  projeto da pesquisa, formação de capítulos e redação da introdução da monografia). Nesta fase o aluno deverá ainda buscar e fazer resenhas de todo material teórico sobre o tema a ser desenvolvido (pesquisa de dados secundários, textos publicados por outros autores) e fazer o capítulo de revisão teórica. Assim, ao final do TCC 1 espera-se que o aluno tenha realizado: o projeto de monografia, o cronograma detalhado do TCC1 e 2, a estruturação da monografia em capítulos, introdução escrita e todos os resumos e resenhas do conteúdo bibliográfico, realizando a revisão teórica.

No TCC 2 o aluno fará a pesquisa propriamente dita: aplicando a metodologia escolhida, ajustando-a e detalhando-a de acordo com orientação, realizará a pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, a redação e a revisão de todo trabalho. Vale notar que este processo é um processo dinâmico e interdependente, assim, se uma das fases não estiver bem realizada, deve-se retomar a ela, com o intuito de que o trabalho seja realizado devidamente, independentemente do momento que o aluno estiver, no TCC 1 ou no TCC 2. Ao final do TCC 2 o aluno deverá entregar um trabalho de monografia completo  - capa, sumário, capítulos, referências bibliográficas, apêndices e ilustrações. Esta monografia deverá seguir as regras da ABNT para as citações, trazidas neste manual, o trabalho  deverá ser escrito exclusivamente pelo aluno e este será avaliado pelo seu professor-orientador podendo ser avaliado também por um professor parecerista.

Siga os passos do processo acessando o Manual de Monografia de Graduação

Entrega da monografia:

     Entrega impressa para o professor-orientador:

  • 1 volume em capa dura, azul royal e letra em dourado, seguindo o modelo de capa descrita no manual.

  • Na lombada do volume impresso: nome da instituição, ano, nome do trabalho e nome do autor. 

  • Não utilize emblemas de empresas ou da PUC no seu trabalho.

  • Não se esqueça: após a correção o aluno deverá buscar o seu trabalho corrigido com o professor-orientador.

​     Entrega digital no Moodle:

  • 2 cópias em arquivo digital salvas em formato word e pdf a serem salvas no Moodle em http://www.pucsp.br/graduacao/administracao#tcc). Procure a atividade relacionada ao tipo de TCC que você está cursando, por exemplo TCC1 Finanças - TCC1 Fin para enviar os seus arquivos.
  • Utilize a senha encaminha pelo seu professor orientador para este acesso no Moodle
  • Aluno deverá salvar os arquivos com o nome do professor orientador_ a área, parte do título e data de fechamento, como por exemplo: prof_fulano_finanças_commodities_dez_2013
  • Confirme o salvamento (caso contrário as versões serão salvas como rascunhos e não serão visualizadas pelo seu professor orientador) 
  • Os arquivos serão recebidos até uma data pré-determinada. Consulte o seu orientador.

Atenção: o professor algumas vezes pede que seja encaminhada cópia em Word por e-mail ou CD.

Bom trabalho!

   

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