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O VESTIBULAR DA PUC-SP: um projeto institucional

Uma das ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que tem grande visibilidade social é o vestibular. É o momento em que a Instituição avalia a sua imagem, o seu trabalho e o reconhecimento da sociedade e, por isso, ele tem de ser e é um projeto aprovado institucionalmente.

Para o estudante, também é um momento de exposição. Considerando que a maioria dos inscritos em nosso vestibular, ainda não completou 18 anos, podemos afirmar que este é o primeiro contato com outra realidade escolar, outra estrutura organizacional e, principalmente, é chegada a hora da decisão de uma carreira profissional. Tudo isso marcado pela sensação de que o futuro chegou. Ser aprovado em um vestibular como o nosso passa ser um desafio pessoal, muito valorizado socialmente.

Essa situação fica evidente quando percebemos a importância que a presença da família tem nesse rito de passagem. Os 20.000 inscritos, todos os anos, em nossa Instituição, representam, na verdade, 20.000 famílias que acompanham os passos dos filhos - e os nossos também.

Alguns pais e avós que já foram nossos alunos (e são muitos) querem manter a tradição; outros preferem que o filho inicie sua trajetória universitária conosco, porque não puderam fazê-lo na mesma idade. Assim, quando abrimos as inscrições para o vestibular, junto com os candidatos, chegam expectativas, sonhos, valores e decisões de milhares de pessoas.

Atender a esse público é um dos nossos desafios e, para fazermos isso trabalhamos com princípios norteadores. O primeiro deles é o da publicação das normas que orientam todas as etapas do processo, demonstrando publicamente que todos serão submetidos às mesmas regras. Esses mesmos princípios são homologados institucionalmente, em consonância com diretrizes do Ministério de Educação e Cultura - MEC, e estabelecem o número de vagas, a duração dos cursos, o endereço dos campi, o calendário do processo e, a partir dessas orientações, construímos um manual para o vestibulando.

Outro princípio que norteia as nossas ações é o da formação geral. Isso significa que o conteúdo exigido na prova, tanto para as questões objetivas quanto para as dissertativas, é o mesmo que é ministrado no ensino médio, público ou particular, independente da carreira e/ou da Instituição escolhida. Esse é o sentido do que chamamos de Vestibular Unificado. As provas dissertativas são elaboradas e corrigidas a partir de um tema gerador e para isso agrupamos áreas afins: História e Geografia, Matemática e Física, Química e Biologia além da Redação, para que juntas abordem o tema relacionando conceitos básicos comuns a elas. Esse projeto tem contribuído para a visibilidade da Instituição e a nossa prova é analisada em escolas e cursinhos e considerada uma proposta inovadora.

A lisura do processo é outro parâmetro que reforça a credibilidade do vestibular da PUC-SP. Isso significa garantir que todos terão as mesmas condições no momento da inscrição, da realização da prova e da divulgação dos resultados. A transparência na divulgação da classificação geral, acrescido da emissão do boletim de desempenho individual, tudo isso possibilita ao candidato (e às famílias) a percepção real de suas chances de vir a ser chamado para sua primeira ou segunda opção de curso e vagas remanescentes.

Garantir que todos terão as mesmas condições, significa, também, trabalhar com as diferenças e para isso temos que proporcionar aos portadores de necessidades especiais a possiblidade de realizar a mesma prova, no mesmo dia. Este é um trabalho mais especializado e requer confecção de provas em braile, provas ampliadas, locais apropriados para candidatos com síndrome do pânico, disléxicos, salas individuais e/ou com computadores e fiscais preparados para ler provas e conversar na linguagem dos sinais – LIBRAS, entre outros cuidados. Todos os anos, disponibilizamos um prédio adaptado especialmente para atender a esse público. Cada caso deve ser devidamente fundamentado por laudos médicos e amparado pela legislação vigente, o que garante a isonomia de todo o processo.

Como destaque final, se quisermos manter a credibilidade do nosso vestibular, em todas as etapas, e fazer com que ele represente a PUC-SP, interna e externamente, isso significa repensar e aperfeiçoar o seu modelo, de tempos em tempos, mantendo-o em sintonia com a realidade social, com as novas propostas implantadas no Ensino Médio e as diretrizes do MEC.

Ana Maria Domingues Zilocchi: professora associada do Departamento de Arte da PUC-SP e Coordenadora Geral da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos.